BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Saúde mental afeta o cabelo? Entenda como funciona essa relação!
4 set

Saúde mental afeta o cabelo? Entenda como funciona essa relação!

mulher negra sorrindo para ilustrar matéria sobre saúde mental e cabelo

Ao longo do tempo, várias pesquisas mostraram como a nossa saúde mental manda recados para o nosso corpo, enviando alertas que indicam uma “mudança necessária”. 

Por isso, aproveitando o gancho desse mês de Setembro Amarelo, nós da Vizcaya falaremos como a mente tem relação com os nossos fios. Afinal, a queda de cabelo e Tricotilomania podem dar as caras quando estamos com estresse, ansiedade ou depressão. Saiba mais a seguir!

Saúde mental e cabelo: qual a relação?

Sabe quando dizem que a beleza vem de dentro? É verdade! A mente e o corpo estão mais conectados do que imaginamos. 

Quando o estresse aparece na nossa vida, não é só o humor que fica de pernas para o ar. A saúde do nosso cabelo também pode entrar na roda-gigante emocional. 

Quando sentimos estresse ou ansiedade, o corpo aciona o modo turbo de um hormônio chamado cortisol. E o que acontece? Ele dá um start naquele modo “corre ou enfrenta”, fazendo o corpo focar no que é essencial, tipo uma máquina de economizar energia.

É aí que a coisa aperta para os nossos fios, já que acabam ganhando menos oxigênio e nutrientes, podendo rolar uma queda de cabelo, por exemplo.

Como o estresse afeta o cabelo? 

Como dissemos, quando sentimos estresse, o corpo solta o hormônio cortisol, como se fosse um esquadrão de proteção. 

Esse hormônio consegue alterar o comportamento dos folículos capilares, possibilitando que os fios escapem da fase de crescimento e entrem na fase telógena, bagunçando o ciclo normal dos fios. 

Apesar de afetar a área toda do couro cabeludo, esse problema pode concentrar a queda em alguns lugares, o que torna o drama mais visível. 

Como a ansiedade afeta o cabelo? 

A ansiedade também pode afetar o cabelo. Aliás, existem outras consequências que muitas pessoas não sabem, que vão além da queda capilar, como Alopecia Areata e Tricotilomania. Saiba como são essas duas últimas:

  • Alopecia Areata: condição que gera queda de grandes aglomerados de cabelo de uma vez ou quando a perda é mais gradual, mas vai se acumulando. 
  • Tricotilomania: condição onde a pessoa acaba arrancando os cabelos, às vezes sem nem perceber. 

Como a depressão afeta o cabelo? 

Pessoas que sofrem de depressão podem sentir seus efeitos com a perda dos fios. Além disso, alguns medicamentos antidepressivos também podem ter um efeito colateral inusitado: a queda capilar. 

Então, quem enfrenta essa doença e percebeu que os fios estão mais frágeis e suscetíveis à queda, é preciso saber que cuidar da mente é cuidar dos fios também. 

Portanto, não hesite em buscar apoio. Lembre-se que você merece brilhar, seja na autoestima ou no cabelo!

👉 Diferença entre quebra e queda de cabelos: aprenda a identificar e como tratar!

Como a autoestima afeta o cabelo? 

Engana-se quem pensa que cuidar do cabelo é só pela aparência. Esse cuidado vai muito mais além e faz bem até para a nossa saúde mental.

A escolha do corte, do comprimento, da cor, da textura e até dos produtos capilares é como um mapa da individualidade e personalidade de cada pessoa. 

Por isso, existe uma relação íntima entre cabelo e autoestima. É como se os fios que aparecem por aí afetasse diretamente como você se enxerga no espelho, como quer que os outros te vejam e até como se conecta com os outros.

Afinal, o que mais importa é estar bem consigo mesma. E é aí que a conexão cabelo-autoestima entra em cena e influencia a nossa vida!

Como melhorar a saúde mental e o cabelo? 

Sabe qual é o segredo para melhorar a saúde mental e o cabelo? Equilíbrio! Se você está percebendo mudanças no seu bem-estar mental e nos seus fios, então veja nossas dicas para equilibrar esse combo perfeito: cabelo saudável + saúde mental em dia. Confira: 

1. Busque ajuda com dermatologistas e psicólogos

Quando você perceber mudanças na pele e também na sua saúde mental, não pense duas vezes: é hora de marcar uma consulta com um dermatologista e um psicólogo

Esses especialistas vão te ajudar a entender o que tá rolando e a traçar um plano de tratamento personalizado para o seu caso.

2. Faça exercícios físicos

Sem dúvidas, a prática de atividades físicas ajuda no controle do estresse. Isso porque os exercícios têm um efeito superpositivo no humor e no bem-estar da mente. É como se fosse um passe livre para uma vibe mais relax e feliz. 

3. Ame seus fios naturais 

Infelizmente, muitas pessoas não gostam do próprio cabelo natural e isso acaba afetando sua autoestima e saúde mental. Saia dessa! Ame seus fios como eles são! 

Se sentir vontade de passar por uma transição capilar e devolver toda a naturalidade para o seu cabelo: vá em frente! Lembre-se de investir em produtos que nutrem, hidratam e dão um up na saúde dos fios. 

4. Tenha uma alimentação balanceada

Procure se alimentar conforme a frequência que o seu corpo pede, de acordo com a energia que gasta. E é claro, priorize as comidas naturais e saudáveis, como frutas, legumes, verduras e oleaginosas. 

👉 Saiba quais são os alimentos bons para o cabelo!

5. Monte um cronograma capilar

Sabe o que é um cronograma capilar? É uma agenda que você cria para os seus cabelos, onde anota as datas de hidratação, nutrição e reconstrução.

Já que cabelo e autoestima andam de mãos dadas, é importante entender bem cada etapa desse cronograma, que serve para quem está passando pela transição capilar, quem tem aquela química nos fios ou quem tem o cabelo saudável e precisa manter a saúde dos fios sempre em dia. 

A nossa dica é o Kit Shampoo 200ml + Condicionador 150ml + Máscara 150ml Force Restore- Vizcaya, um squad completo para os seus fios! 

O shampoo ajuda a limpar e cicatrizar a fibra capilar, enquanto o condicionador sela as cutículas, além de reparar e dar um up nos fios.

Já a máscara dá show à parte, com um superpoder de reconstrução. E olha só o bônus: todos os produtos da Vizcaya têm água termal na fórmula. Demais, né? 

Cuidar dos seus fios não é só beleza, é cuidar da saúde mental também. E olha só, a Vizcaya tem diversos produtos que serão seus aliados nessa jornada de beleza e autoestima!