Alopecia, a doença de Jada Pinkett Smith ganhou os holofotes depois que seu marido, o ator Will Smith, agrediu o comediante Chris Rock no palco da premiação do Oscar. Entenda abaixo o que é alopecia, a doença de Jada Smith e saiba quando procurar ajuda médica:
O que é alopecia?
De acordo com o Ministério da Saúde, a alopecia é a ausência, rarefação ou queda, transitória ou definitiva, dos fios. Ela também pode acontecer de maneira localizada ou total. A alopecia é uma doença autoimune e não transmissível, que atinge os folículos pilosos causando a perda de cabelos.
As causas da alopecia são variadas: a alopecia pode ser uma doença genética, estar relacionada a gatilhos (como o stress!), ou ter origem inflamatória. Ela pode ser sequela da radio e quimioterapia ou causada pelo uso de tratamentos químicos agressivos para os cabelos.
Qual a cura para alopecia?
A alopecia pode ser tratada por meio de medicamentos orais, que estimulam o fluxo sanguíneo e o fortalecimento dos folículos capilares. Também pode ser tratada por meio de medicamentos tópicos, como pomadas e shampoos, além da psicoterapia (que trata os gatilhos emocionais que desencadeiam a doença). A carência de vitaminas também pode causar a queda capilar.
Diferença entre alopecia e calvície
A alopecia sempre envolve a queda capilar mas nem toda queda de cabelo é alopecia. A alopecia pode ser androgenética, areata, autoimune, seborreica, cicatricial, mecânica e traumática – e cada uma delas é causada por um fator diferente.
A calvície é um tipo de alopecia e recebe o nome de alopecia androgenética. A causa dela está relacionada a um hormônio ligado à testosterona e, por isso, esse tipo de alopecia é mais comum entre os homens.
Quando procurar um dermatologista?
Ficou em dúvida se o seu caso pode ser alopecia? Procure um dermatologista se os seus cabelos estão caindo em tufos, se o couro cabeludo coça ou arde, se há sinais de caspa na roupa ou se os cabelos estão excessivamente oleosos. Para reverter um problema de queda capilar, primeiro é preciso investigar as causas para só então iniciar o tratamento.