BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Braile nas embalagens dos cosméticos: a importância da beleza acessível!
26 set

Braile nas embalagens dos cosméticos: a importância da beleza acessível!

imagem de letras em braile

Você sabia que a maioria das embalagens da Vizcaya inclui leitura em Braile? Pois é, a acessibilidade é um dos valores fundamentais da marca, buscando atender a todos os públicos e promovendo a igualdade

Pensando nisso, neste post, falaremos sobre a importância do Braile em embalagens de cosméticos. Confira a seguir!

O que é Braile?

O Braile é um sistema de escrita que utiliza 64 variações para representar letras, números e sinais de pontuação. Esses códigos são formados por seis pontos dispostos em duas fileiras verticais.

Para entender como o sistema Braile funciona, é necessário conhecer esses códigos e deslizar as pontas dos dedos sobre o papel para sentir o que está escrito em relevo. 

A leitura acontece da direita para a esquerda e pode ser feita com uma ou ambas as mãos. O Braile desempenha um papel fundamental na vida das pessoas que nasceram cegas ou perderam a visão ao longo da vida. 

Ele permite que essas pessoas aprendam a ler, escrever, se comunicar e participar plenamente na sociedade.

Direito das pessoas com deficiência visual 

No Brasil, há mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Esses dados, fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacam a importância de atender a essa considerável parcela da população, promovendo sua independência. 

Vale lembrar que os direitos das pessoas com deficiência visual estão respaldados pela Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989, que estabelece a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. 

Uma das medidas relevantes é a inclusão do Braile nas embalagens. Ao adotar o Braile nas embalagens, além de cumprir com a lei, construímos uma relação mais inclusiva com o consumidor, o que também beneficia a empresa. 

A importância do Braile nas embalagens dos cosméticos

Embora alguns passos tenham sido dados em direção à inclusão de pessoas com deficiência visual, ainda há muito a ser feito para garantir que elas desfrutem de autonomia e independência completa, sem depender de assistência.

Os desafios começam desde o momento em que os deficientes visuais precisam se deslocar até um estabelecimento, enfrentando limitações de acessibilidade. 

No entanto, ao chegar lá, eles se deparam com um obstáculo adicional: a incapacidade de identificar os produtos que desejam comprar.

A utilização do Braile nas embalagens visa transformar essa realidade, permitindo que as marcas estabeleçam uma conexão mais significativa com esse público, criando uma experiência de consumo totalmente nova. 

Agora, além de adquirir os produtos desejados, as pessoas com deficiência visual podem identificá-los com facilidade.

Essa é uma solução simples para as empresas, uma vez que não exige modificações nos equipamentos de produção. No entanto, é uma estratégia de valor inestimável para cativar e fidelizar esse público, por representar um diferencial que promove inclusão e demonstra responsabilidade social. Isso, por sua vez, também melhora a imagem geral da marca!

Beleza acessível

Em linha com as tendências de “beleza inclusiva” e “diversidade” que surgiram nos últimos anos, estamos caminhando atualmente rumo ao conceito de “beleza acessível”, em que o objetivo é oferecer artigos fáceis de manipular e tenham Braile nas embalagens.

Tampas menos apertadas, escovas mais fáceis de usar, fechos ou suportes mais simples e instruções em Braile são algumas das opções que podem contribuir para tornar a beleza mais diversificada e acessível.

Como dissemos, a Vizcaya já está no caminho da beleza acessível, já que a maioria dos seus produtos já possuem embalagens na linguagem Braile.

Quais informações podem ser incluídas nas embalagens?

Ao adicionar o Braile nas embalagens, é crucial entender que não é aconselhável sobrecarregá-las com informações. 

A comunicação com o público com deficiência visual segue uma abordagem diferente, e nesse contexto, o princípio de “menos é mais” é necessário.

Além disso, há limitações técnicas relacionadas ao espaço disponível para incluir informações em Braile, já que essa linguagem ocupa mais espaço. 

Portanto, o foco principal deve ser identificar o produto, permitindo que o consumidor saiba o que está segurando. Isso significa evitar textos desnecessários e concentrar-se no essencial.

👉 Entenda qual a ordem ideal de aplicação dos produtos!

Qual é o local mais apropriado para aplicar o Braile nas embalagens?

Quando as embalagens são criadas para o público em geral, as empresas se preocupam em destacar as informações mais importantes e torná-las visíveis.

O mesmo princípio se aplica quando é incorporado o Braile nas embalagens, mas, neste caso, o foco não está nos olhos, mas nas mãos.

Portanto, a escrita em Braile deve estar em uma área da embalagem que seja facilmente acessível ao toque da pessoa que a lerá. 

Além disso, é de extrema importância seguir rigorosos critérios de controle de qualidade para evitar qualquer possibilidade de confusão por parte do consumidor. Nesse contexto, o papel do fornecedor de embalagens desempenha um papel crucial.

Cuidados a serem tomados!

Um aspecto relevante da beleza inclusiva é o processo normal de embalagem. A adição do Braile não deve afetar o uso padrão da embalagem. 

Portanto, é essencial determinar a melhor posição considerando tanto o processo de embalagem quanto a leitura das informações em Braile.

Não há uma regra rígida sobre a localização precisa, mas é fundamental considerar as características do produto, como a embalagem será manipulada pelo consumidor e as necessidades operacionais da empresa.

Além de posicionar estrategicamente as informações em Braile nas embalagens, é uma boa prática organizar o layout do ponto de venda para destacar esses produtos em ilhas específicas. 

Isso facilita o acesso das pessoas com deficiência visual, ajudando-as a encontrar os produtos desejados com facilidade.

Além disso, é importante solicitar a transcrição e conferência da informação por uma entidade que tenha autoridade sobre o assunto, como o Instituto Dorina.

Dicas de produtos com embalagens em Braile

A inclusão do Braile nas embalagens já é uma realidade na maioria dos produtos da Vizcaya

Isso amplia o alcance do atendimento ao público com deficiência visual e estreita os laços com esse público, promovendo a autonomia e a independência. Veja alguns dos produtos que já possuem embalagens em Braile: 

Aproveite a qualidade dos produtos Vizcaya, que ainda leva a inclusão a um outro nível com o Braile nas suas embalagens. Conheça nossas linhas e faça parte dessa jornada de acessibilidade e beleza!