BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Óleo, leave-in, condicionador e máscara: qual a ordem de aplicação de produtos para o cabelo?
11 maio

Óleo, leave-in, condicionador e máscara: qual a ordem de aplicação de produtos para o cabelo?

ordem de aplicação

Você sabia que, na hora de cuidar dos fios, a ordem de aplicação de produtos para cabelo importa? Se cada produto de cabelo possui uma função, nada mais justo do que haver também a ordem certa de aplicação. Dessa maneira, você irá garantir que os seus cabelos se beneficiem ao máximo dos ativos de cada produto. Descubra abaixo como e quando usar condicionador, máscara, óleo e leave-in nos cuidados diários com os fios. Usar os produtos capilares na ordem correta de aplicação deixará seus cabelos mais bonitos e saudáveis!

 

Condicionador: penteabilidade e maciez em um só frasco!

Qual a função do condicionador: O condicionador é responsável por fechar as cutículas dos cabelos e auxiliar na penteabilidade dos fios. O condicionador cria uma película que protege os cabelos da ação do vento e da umidade, e ainda permite que os cabelos fiquem hidratados por mais tempo.

Ordem de aplicação: O condicionador via de regra deve ser usado após a lavagem com shampoo. Isso porque, para limpar os fios, o shampoo age abrindo as escamas dos cabelos. O condicionador, por sua vez, finaliza a lavagem fechando as cutículas capilares e evitando que os cabelos fiquem ressecados ou sofram desbotamento da cor. Entenda também a importância de usar shampoo, condicionador e máscara da mesma linha

 

Se a sua intenção é fazer um tratamento capilar (não importa se é hidratação, nutrição ou reconstrução!), então use o condicionador após a máscara capilar. Esta ordem de aplicação dos produtos irá garantir que os nutrientes da máscara fiquem por mais tempo nos cabelos, já que o condicionador atua fechando as cutículas capilares. Aplique o condicionador no comprimento e pontas, evitando a raiz. Massageie bem os cabelos e enxágue com água morna ou fria. 

 

Máscara de tratamento: o produto capilar multi-tarefas

Qual a função da máscara de tratamento: Hidratantes, nutritivas ou reconstrutoras, as máscaras de tratamento são versáteis e oferecem benefícios para todos os tipos de cabelos. Elas podem ser usadas para tratar os cabelos ou proteger os fios.  Isso porque elas contêm ativos que devolvem a hidratação aos fios (máscaras com glicerina ou aloe vera na fórmula), atuam nutrindo os cabelos (máscaras ricas em óleos e vitaminas) ou reconstruindo fios danificados pela química (máscaras com queratina  e outros tipos de proteínas). 

Kit Cronograma Capilar Máscaras

Ordem de aplicação: As máscaras podem ser usadas de duas maneiras. A maneira mais tradicional é para tratar os cabelos. A aplicação tradicionalmente é feita após a lavagem dos cabelos com shampoo e antes da aplicação do condicionador. As máscaras Vizcaya podem substituir o uso do condicionador e, por isso, você não precisará se preocupar com esta etapa extra. Melhor: as máscaras Vizcaya têm tempo de ação de apenas 3 minutos! Nossa dica? No dia a dia, invista em um cronograma capilar com os três diferentes tipos de máscara para garantir cabelos saudáveis. 

 

As máscaras de tratamento podem ainda ser aplicadas 30 minutos antes da lavagem como pré-shampoo. Essa inversão no uso do produto protege os fios mais sensíveis da ação do shampoo durante a limpeza e garante que os cabelos não ficarão ressecados após a lavagem.

 

Óleo capilar: nutrição e brilho instantâneo

Qual a função do óleo capilar: Diferentes óleos, diferentes funções. Enquanto o óleo de coco pode ser usado para tratar cabelos ressecados, o óleo de macadâmia acaba com o frizz e deixa os cachos mais definidos. O óleo de argan, por sua vez, é famoso por sua ação nutritiva, e ainda deixa os fios macios e cheios de brilho. Quem tem os cabelos muito finos, pode usar o óleo de girassol para proteger os cabelos do ressecamento.

 

Ordem de aplicação: Assim como a máscara capilar, a ordem de aplicação do óleo capilar também pode variar de acordo com a função do tratamento. Os óleos vegetais, como os óleos de coco e argan, podem ser usados como pré-shampoo para proteger os cabelos da ação do shampoo. Nesse caso, o óleo deve ser aplicado minutos antes da lavagem com shampoo. O pré-shampoo é indicado para cabelos extremamente danificados pela química ou por agentes externos, como uso de secador e chapinha. 

 

Os óleos vegetais podem ainda ser usados nos cabelos secos para devolver o brilho e combater o frizz. Nesse caso, o produto age como um finalizador capilar. 

 

Leave-in para cachos mais definidos e o fim do frizz 

Qual a função do leave-in: O leave-in é um ótimo aliado para proteger os cabelos no dia a dia. Esse tipo de produto pode apresentar proteção térmica, como o Leave In Multi Frizz Control, que garante proteção contra o calor de até 230ºC. O produto contém óleos de pequi e ojon e, por isso, também age reduzindo o frizz e doando brilho aos cabelos. 

leave-in para controle de efeito nuvem

Clique aqui e compre o seu

O leave-in capilar é essencial durante o verão: com proteção UV, ele age evitando que os cabelos sofram os danos causados pela radiação ultravioleta, como o envelhecimento da cor e o desbotamento em fios coloridos. O leave-in ainda pode ser usado antes de mergulhos na piscina, uma vez que previne o temido cabelo verde. Mas, atenção: nada de aplicar o produto na raiz dos cabelos, ok? É que ele pode deixar a raiz oleosa e contribuir para o aparecimento da falsa caspa

 

O leave-in também pode ser usado em técnicas para finalizar cabelos cacheados,  como a fitagem

 

Ordem de aplicação: O leave-in deve ser usado como etapa final, nos cabelos úmidos e já limpos – após o uso de shampoo, máscara e condicionador. De preferência, não use óleos vegetais e leave-in ao mesmo tempo para não deixar os fios pesados.