BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Reconstrução  / Cabelo emborrachado: como recuperar os danos causados pela química?
23 fev

Cabelo emborrachado: como recuperar os danos causados pela química?

cabelo emborrachado

O cabelo emborrachado é um velho conhecido de quem faz mais de um tipo de química nos fios. Na verdade, ele é o maior temor de quem é adepta da coloração e alisamento ao mesmo tempo: é um sinal de que o tratamento capilar deu errado e recuperar os fios pode ser um sufoco, de verdade! Por isso, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber para recuperar o cabelo emborrachado, com dicas de tratamentos caseiros. 

 

O que é cabelo emborrachado?

O cabelo emborrachado, também conhecido como cabelo elástico, aparece após o uso de químicas incompatíveis (alguns tipos de coloração e alisamento, por exemplo) ou quando os fios sofrem muitos processos químicos sem o devido espaçamento de tempo para recuperar os fios, como descoloração após descoloração. O resultado são fios porosos e com maior facilidade de quebra e que, quando puxados, são esticados mas voltam à posição inicial – daí o nome “cabelo elástico” e “efeito chiclete”. 

 

O fio emborrachado se torna elástico por causa da perda de massa capilar. Como consequência da perda de massa capilar, os cabelos ficam opacos, quebradiços, finos e com pouquíssimo volume. E mais: o cabelo emborrachado é muito mais frágil à ação de qualquer agente externo, como poluição, sol e vento. Ou seja, as chances de os cabelos ficarem mais danificados ao longo do tempo só aumentam!

 

4 sinais de que o cabelo está emborrachado

Está na dúvida e não tem certeza se os cabelos precisam de um tratamento de choque? Veja alguns sinais de que os fios estão emborrachados:

  • Efeito chiclete: quando você puxa o fio, ele estica e volta à posição original
  • Os cabelos se quebram facilmente ao serem penteados
  • Frizz
  • Falta de volume

 

O que fazer quando o cabelo fica elástico?

Além de massa capilar, o cabelo elástico precisa de hidratação e nutrição. O primeiro passo, no entanto, é devolver a queratina e outros tipos de proteínas aos fios por meio de tratamentos reconstrutores. Os tratamentos químicos devem ser pausados até que os cabelos fiquem novamente saudáveis. Nada de fazer qualquer outro procedimento químico, como colorações e alisamentos, até os fios se recuperarem completamente, ok?  Também é hora de aposentar aparelhos de calor, como chapinha e secador, e investir em um finalizador com proteção UV, como o Leave In Multi Frizz Control

Leave in Vizcaya Multi Frizz Control

 

Produtos para cabelo emborrachado: tratamento caseiro

Infelizmente, não há maneira rápida de recuperar o cabelo emborrachado. Hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo emborrachado deve ser a palavra de ordem para as próximas semanas, enquanto os nutrientes dos fios são repostos aos poucos. Para isso, vale montar um cronograma capilar específico para cabelo emborrachado, com um número maior de reconstruções semanais intercaladas com tratamentos hidratantes e nutritivos até que os fios fiquem saudáveis novamente.

 

Para turbinar os resultados, no dia a dia use shampoo e condicionador ricos em proteínas, como a linha Force Restore. Com fórmula rica em fórmula rica em queratina, colágeno, blend de aminoácidos e ceramidas, a Máscara de Tratamento Force Restore pode ser aplicada duas vezes por semana em fios extremamente danificados e vale como um tratamento reconstrutor caseiro poderoso para recuperar os cabelos emborrachados.  

Outra ótima opção para recuperar o cabelo emborrachado é por meio de uma reconstrução ácida caseira com vinagre de maçã, que combina o uso de máscaras reconstrutoras e vinagre. O vinagre de maçã atua selando as cutículas dos fios e ajuda a manter os nutrientes por mais tempo nos cabelos.