A porosidade capilar é um daqueles problemas que quase todo mundo já ouviu falar, mas pouca gente sabe bem o que significa. Os sintomas de fios muito porosos, no entanto, já são bem conhecidos: fios opacos, ressecados e ásperos. Para combater o problema, o primeiro passo é entender que a porosidade capilar pode aparecer em diversos níveis e ter diferentes causas. Por isso, elaboramos um guia com dicas para identificar e tratar cabelos porosos.
O que é porosidade capilar?
A porosidade capilar é um desequilíbrio das cutículas que protegem a fibra dos cabelos, o que interfere na capacidade de absorção dos nutrientes. As cutículas podem ficar desalinhadas, muito fechadas ou apresentar falhas. Mas fique tranquila: ter um pouco de porosidade é normal – e faz até bem para os fios!
Níveis de porosidade capilar
Existem três níveis de porosidade capilar: baixa, média e alta. Os cabelos muito porosos têm o pH alcalino e cutículas sempre abertas. Como resultado, os cabelos perdem facilmente nutrientes, ficam ressecados e sem brilho. Acredite, fica difícil até manter a coloração em cabelos tingidos nesses casos!
Os cabelos com baixa porosidade, por sua vez, têm as cutículas muito fechadas – impedindo que os tratamentos penetrem na fibra capilar. Por isso, o ideal é ter a porosidade capilar média.
Como descobrir se os cabelos estão porosos
Testar o seu nível de porosidade capilar é muito fácil: você só precisará de um copo de água e um fio de cabelo limpo, sem produtos como leave-in e óleos. Mergulhe o fio de cabelo no copo de água e aguarde dez minutos. Se o cabelo flutuar é sinal de que a porosidade está baixa; se o fio de cabelo ficar no meio significa que a porosidade está média (ideal) e se o fio afundar é sinal de que os seus cabelos estão altamente porosos!
Como tratar os fios de acordo com o nível de porosidade capilar
Porosidade baixa
Teste feito, é hora de cuidar dos cabelos! Os seus fios estão com a porosidade baixa? Isso significa que as cutículas estão bem fechadas e, por isso, dificilmente os ativos penetram no fio. Para lidar com o problema, o primeiro passo é abrir as cutículas durante a lavagem.
O tratamento ideal para combater a baixa porosidade é a hidratação. Siga uma rotina de cuidados com hidratações regulares.
Lave os cabelos com água morna (mas evite tomar banhos com temperaturas muito quentes, porque o calor danifica os fios) utilizando shampoo antirresíduos, como o shampoo Deep Cleansing.
Invista também em máscaras com aloe vera ou glicerina na fórmula, como a máscara de tratamento ultra hidratante Hydra Care.
Quando finalizar o tratamento, não se esqueça de selar as cutículas dos fios para que a água e nutrientes permaneçam no interior da fibra capilar. Para isso, use água fria no último enxágue dos cabelos.
Fios com porosidade média
A porosidade média é a considerada adequada para que os fios estejam saudáveis. Para manter os fios bonitos e com a saúde em dia é preciso seguir uma rotina de cuidados regulares. Leia e saiba mais.
Fios com porosidade alta
Se os seus fios estão altamente porosos, é necessário reforçar os tratamentos reconstrutores, que levam queratina e proteínas na fórmula. Este tipo de tratamento repõe a massa capilar e trata as cutículas dos fios.
Faça o tratamento uma vez por semana se os fios estiverem muito danificados e vá reduzindo para a cada quinze dias ou 1 vez ao mês conforme os fios se recuperam. Você verá que em pouco tempo os seus fios estarão mais alinhados e saudáveis.
A linha Keratina é ótima para recuperar os cabelos altamente porosos. A máscara reconstrutora Keratina sela as cutículas dos fios, permitindo que o tratamento fique retido nos cabelos.
Leia mais: