Você já ouviu falar em efeito rebote? É um dos maiores inimigos de quem tem os cabelos e a pele oleosa. Para tratar o problema, é preciso ter atenção em alguns hábitos de beleza. Se você é do time que lava os cabelos de manhã, e no final da tarde os fios já estão grudados na cabeça, muita calma! Com as dicas abaixo, não será mais preciso viver refém de coques e rabos de cavalo para disfarçar a raiz oleosa.
O que é o efeito rebote?
O efeito rebote acontece quando há uma tentativa de conter a oleosidade excessiva da pele e do couro cabeludo, mas o resultado é exatamente o oposto: após essa tentativa, os cabelos e a pele ficam ainda mais oleosos. Em outras palavras, o efeito rebote nos cabelos é resultado de uma tentativa de controlar a oleosidade capilar que deu errado.
Efeito rebote tem cura?
O efeito rebote acontece quando o couro cabeludo tenta compensar a falta de oleosidade produzindo ainda mais oleosidade. Por isso, a melhor maneira de lidar com o excesso de oleosidade do couro cabeludo não é removendo completamente a oleosidade dos fios! Na verdade, a oleosidade produzida pelo couro cabeludo, quando controlada, é saudável para os cabelos: ela atua na proteção da fibra capilar de agentes externos, como vento e poluição, e mantém os fios hidratados por mais tempo.
O efeito rebote tem cura, sim. O primeiro passo para lidar com o problema é entender que não é necessário remover completamente a oleosidade dos fios. Ou seja, nada de lavar os cabelos com shampoos de limpeza profunda mais de uma vez por semana, ok? No dia a dia, invista em produtos Vizcaya para cabelos oleosos: há uma gama de shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento com ativos específicos para esse tipo de fio que cuidam dos cabelos sem deixá-los pesados. Vale investir!
Use o shampoo Deep Cleansing, de Vizcaya, quando os fios estiverem pesados e sem vida por conta do acúmulo de resíduos. Esse é o momento certo para promover um detox capilar!
A argiloterapia capilar também pode ser um tratamento benéfico para conter o efeito rebote no couro cabeludo: a mistura de diferentes tipos de argila com séruns ou chás pode ajudar a equilibrar o couro cabeludo e normalizar a produção de sebo.
Hábitos como tomar banhos quentes também podem causar o efeito rebote no couro cabeludo. Além disso, vale prestar atenção na sua dieta. A alimentação interfere na saúde capilar, e se você tem uma alimentação rica em frituras pode sofrer com a produção excessiva de sebo.
O efeito rebote nos cabelos no verão também é muito comum. Isso porque o calor e hábitos como o uso de chapéus e bonés potencializam a produção de sebo no couro cabeludo. Por isso, preste atenção no tipo de acessório de cabelo que costuma usar: o material de chapéus e bonés deve ser “respirável” e evitar que o couro cabeludo fique abafado.