BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Oleosidade  / Como escolher o melhor shampoo para cabelos oleosos?
3 mar

Como escolher o melhor shampoo para cabelos oleosos?

shampoo para cabelos oleosos

Encontrar o melhor shampoo para cabelos oleosos não é tarefa fácil. É que um bom shampoo deve remover o excesso de oleosidade dos fios, presente principalmente no couro cabeludo, mas sem deixar o comprimento e pontas ressecados. Por isso, na busca pelo shampoo ideal para cabelos oleosos é preciso levar em consideração os ingredientes da fórmula e os diferentes tipos de produto presentes nas prateleiras – cada um com sua função. Abaixo, listamos 6 dicas para escolher o melhor shampoo para cabelos oleosos: 

 

1. Shampoo para cabelos oleosos: quais os melhores ingredientes?

Os shampoos para cabelos oleosos costumam ter fórmulas adstringentes, que controlam a produção de sebo do couro cabeludo, graças a ativos para cabelos oleosos. É o caso do alecrim, do gengibre, do mentol, do chá verde e da melaleuca. Veja qual a função dos ativos mais comuns presentes em shampoos para cabelos oleosos: 

 

Extrato de Alecrim

É um ativo popular por suas propriedades anti inflamatórias, antifúngicas e antimicrobianas. O extrato de alecrim é um agente estimulante da regeneração celular e da microcirculação e, nos cabelos, combate a caspa e a seborreia, além de auxiliar na limpeza do couro cabeludo.  O alecrim ainda tem ação cicatrizante e estimulante, e pode prevenir a caspa e a queda capilar. Tudo isso porque esse poderoso ingrediente estimula a atividade circulatória na região do couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios.


Óleo de melaleuca

Tem ação antifúngica e anti-inflamatória, minimiza irritações no couro cabeludo e atua no combate à caspa. Também conhecido como Tea Tree, o óleo essencial de melaleuca ganhou popularidade por controlar a oleosidade excessiva da pele – inclusive de peles acneicas. 

 

Gengibre

Controla a produção de sebo no couro cabeludo e deixa os fios soltos e com brilho. Esse ativo também estimula a circulação sanguínea e o crescimento capilar. 

 

Chá verde

Tem propriedades purificantes e atua desobstruindo os folículos capilares, fazendo com que os fios cresçam com mais força.

 

Mentol

O óleo de mentol tem ação antisséptica, adstringente e anti microbiana, além de estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. O mentol ainda é capaz de reduzir a coceira na pele e pode combater o fungo causador da caspa. 

 

2. A aparência do shampoo importa?

Dizem que os shampoos transparentes limpam mais do que shampoos perolados ou leitosos, que costumam ter ação hidratante. Na verdade, os shampoos anti-resíduos, de fato, costumam ter fórmulas transparentes, e promovem uma limpeza profunda da raiz às pontas. E, por isso, devem ser usados apenas uma vez por semana – para não ressecar os fios.

 

 Já os shampoos leitosos costumam ter a fórmula mais hidratante, e devem ser evitados por quem tem os cabelos oleosos. Os shampoos leitosos são indicados para cabelos extremamente danificados e com química, que precisam de uma dose de cuidados extras.

 

Por fim, os shampoos perolados são um meio termo entre os shampoos transparentes e os shampoos leitosos. Esse tipo de shampoo combina a ação de limpeza suave com poderes hidratantes, mas sem pesar os fios. Por isso, é o shampoo indicado para todos os cuidados diários de tipos de cabelos. 

 

Mas, enfim, a aparência do shampoo importa? A resposta é “depende”. Na verdade, a aparência dos shampoos é um indício do tipo de ação que ele oferece, mas apenas o rótulo do produto poderá dizer, de fato, como ele deve ser usado. 

 

3. Shampoo a seco? Só em momentos de urgência!

O shampoo a seco pode parecer uma ótima ideia para lidar com a raiz excessivamente oleosa, mas saiba que essa é uma solução que deve ser usada apenas em momentos de urgência, como um evento de última hora quando não há tempo para lavar os fios. Isso porque, na prática, o shampoo a seco não remove de fato a sujeira dos fios, apenas funciona como uma “maquiagem”, disfarçando a oleosidade do couro cabeludo sem removê-la de fato. Sem a lavagem correta, os resíduos permanecem no couro cabeludo e podem trazer problemas como caspa e irritação no couro cabeludo. 

 

4. Shampoo sem sulfato para cabelo oleoso: livre de ressecamento

Se você é do time de mulheres com cabelos mistos, e tem as raízes dos fios excessivamente oleosas e as pontas secas, vale investir em um shampoo sem sulfato para cabelo oleoso. É o caso do Shampoo Vizcaya Byos Cabelos Oleosos, que contém Óleo Essencial de Melaleuca e Mentol, ativos que possuem efeito revigorante e adstringente a ainda auxiliam na redução da caspa. Além de vegan, os produtos da linha Byos são livres de parabenos, sal, óleo mineral, parafina, petrolatos e silicone. 

Shampoo Vegano Byos Oleosos 250ml

5. Shampoo para cabelo oleoso e com caspa

Muitas vezes o aparecimento de caspa está associado à oleosidade excessiva do couro cabeludo. Por isso, é importante o controle da oleosidade para que a caspa, consequentemente, também diminua. Mas, lembre-se: a caspa aparece por diferentes motivos: ela pode surgir por causa de banhos muito quentes, do uso excessivo de aparelhos de calor como chapinha e secador, após procedimentos químicos como escova progressiva e até no couro cabeludo de quem costuma dormir com os cabelos úmidos.

 

O surgimento de caspa ou de falsa caspa  pode ser um sinal de que os cabelos precisam de um detox capilar. Nesse caso, vale incluir na sua rotina de cuidados um ritual mensal com um shampoo anti-resíduos, como o Deep Cleansing, que possui ação adstringente, antisséptica e desodorizante. Com extrato de mirra e kiwi, o shampoo Deep Cleansing remove completamente as impurezas, resíduos de produtos finalizadores e poluição nos cabelos. 

Shampoo Vizcaya Deep Cleansing

6. Shampoo para cabelos oleosos e finos

A Vizcaya conta ainda com uma série de produtos para cabelos oleosos. Se você procura um shampoo para cabelos oleosos para o dia a dia, vale experimentar o Shampoo Botanique Cabelos Oleosos, rico em extratos de alecrim e pimenta, além de água termal, ingredientes que tratam os fios sem deixá-los pesados ou ressecados. O extrato de alecrim, além de promover a limpeza do couro cabeludo e combater a caspa, estimula também a circulação sanguínea na região, promovendo o crescimento saudável dos fios.

Shampoo Vizcaya Botanique Cabelos Oleosos