BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Nutrição  / 4 receitas de nutrição para cabelo para incluir no cronograma capilar
16 fev

4 receitas de nutrição para cabelo para incluir no cronograma capilar

receitas de nutrição capilar

Os óleos e manteigas vegetais são ingredientes curinga para repor os nutrientes perdidos nos fios. A nutrição capilar dá brilho, combate as pontas duplas e devolve a proteção natural da fibra capilar, especialmente em cabelos danificados. Veja abaixo cinco ideias de receitas de nutrição capilar para um cronograma capilar caseiro (e econômico!) com ingredientes naturais para nutrir os fios, como abacate e óleo de coco. 

 

1. Receita para cabelos cacheados com óleo de coco

Os cabelos cacheados e crespos são os tipos de fio que mais sofrem com a falta de nutrição. Isso porque o formato da fibra capilar não permite que o sebo natural produzido no couro cabeludo não seja distribuído igualmente por todo o comprimento do cabelo, resultando em fios mais frágeis e quebradiços. 

Para lidar com o problema, é preciso incluir as receitas de nutrição para cabelo cacheado em um cronograma capilar específico para esse tipo de fio. Se você está em transição capilar, os benefícios da nutrição capilar também podem minimizar os danos da química enquanto trata os fios que nascem no novo formato. Além do brilho e proteção, a nutrição para cabelos cacheados ainda garante cachos mais definidos e sem frizz.

O óleo de coco é um dos ingredientes mais queridinhos entre as receitas de nutrição para cabelo. Para dar uma turbinada na sua máscara nutritiva preferida, basta misturar uma colher (sobremesa) de óleo de coco com uma colher (sopa) de uma máscara nutritiva, como a Máscara Vizcaya de Tratamento Nutri Intense, rica em óleos de coco e macadâmia. Aplique no comprimento e pontas dos fios previamente limpos e úmidos, aguarde cerca de 15 minutos e enxágue bem com água fria.

Máscara Vizcaya de Tratamento Nutri Intense

Anote aí: a umectação capilar caseira com óleos vegetais pode ser também um ótimo tratamento para incluir na etapa de nutrição do cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos. 

 

2. Receita de nutrição capilar com ovo para cabelos oleosos

Se você tem os cabelos oleosos e teme que os fios fiquem ainda mais pesados por conta da nutrição, então opte por acrescentar clara de ovo na nutrição capilar. Separe as claras de três ovos e bata-as. Depois, aplique por todo o comprimento dos cabelos, do couro cabeludo às pontas dos fios. Aguarde 15 minutos e lave os cabelos com água fria. 

 

3. Receita com abacate para fios ondulados

 

A nutrição com abacate para cabelos ressecados é super eficiente, uma vez que a fruta é rica em nutrientes e gorduras. Vale misturar a fruta amassada com mel, seguindo a proporção de meio abacate para uma colher de sopa de mel e depois deixar agir a mistura por 20 minutos nos cabelos. Então, é só lavar normalmente os fios e enxaguar bem com água fria para selar as cutículas.

 

4. Receita de nutrição capilar para cabelos lisos: foco no óleo de argan!

Geralmente mais oleosos que outros tipos de cabelo, os fios lisos perdem mais hidratação por causa das lavagens constantes. Por isso, vale investir na mistura de uma máscara hidratante, como a Máscara Vizcaya de Tratamento Hydra Care, com uma colher de sopa de óleo de argan, que irá criar uma camada protetora sobre o fio prevenindo que ele perca água. Aguarde o tempo de pausa de 15 minutos e enxágue os fios com água fria.

Máscara Vizcaya de Tratamento Hydra Care

Quais produtos usar para nutrir o cabelo?

Além das receitas de nutrição para cabelo, vale incluir no cronograma capilar produtos enriquecidos com óleos e manteigas vegetais. A linha nutritiva Nutri Intense da Vizcaya Cosméticos possui shampoo, condicionador e máscara de tratamento enriquecidos com óleo de coco, macadâmia e outros seis tipos de óleos vegetais.

 

Mas, se os seus cabelos estão extremamente danificados, experimente incluir a linha reconstrutora Extreme Repair da Vizcaya Cosméticos, também com shampoo, condicionador e máscara, no seu cronograma capilar. Indicados para cabelos com química, os produtos contém o exótico óleo de patauá, conhecido pelo seu poder fortificante que repara os fios danificados, com pontas duplas e frizz.

Kit Shampoo + Condicionador + Máscara de Tratamento Extreme Repair