Pintar os cabelos é aquele tipo de transformação que requer planejamento. Isso porque a coloração pode danificar os fios. E como prevenir o problema? É simples, basta seguir os cuidados antes de pintar o cabelo. Explicamos tudo aqui abaixo, claro!
1. Trate os fios antes da coloração
Intensificar os tratamentos capilares antes de tingir os fios é um dos cuidados básicos para evitar o ressecamento. Se os fios estiverem porosos (ou seja, fragilizados), os cabelos podem ficar manchados e desbotar facilmente. Além do risco de agravar o ressecamento e de deixar os cabelos quebradiços.
Para complementar o cronograma capilar, um mês antes de aplicar a tintura invista em nutrição semanal, com produtos enriquecidos com óleos. A Máscara de Tratamento Nutri Intense, com óleos de coco e macadâmia na fórmula é perfeita para o momento.
Se os cabelos já estão danificados por causa de químicas anteriores, invista na Máscara de Tratamento Force Restore, com queratina, que reconstrói e fortalece os fios.
Leia mais:
- Reconstrução capilar: a importância do tratamento para os fios
- Cronograma capilar: o guia completo para tornar seus cabelos saudáveis!
2. Teste o produto com antecedência
Parece uma dica básica, mas muita gente esquece de testar os produtos com antecedência! Quarenta e oito horas antes de aplicar a tintura em todo o cabelo, faça testes de mecha e toque.
O teste de toque consiste na aplicação do creme colorante atrás da orelha. Espere quarenta e oito horas sem lavar o local. Se a pele coçou, ficou avermelhada ou inchou, melhor deixar de lado esta coloração.
O teste de mecha, por sua vez, deve ser feito em uma mecha da região da nuca e testa a compatibilidade do fio com a química aplicada – ou seja, para evitar o temido efeito elástico. Os testes são importantes para evitar reações graves de alergia no couro cabeludo. O teste deve ser repetido sempre antes de uma nova aplicação de produto químico, ok?
3. Cuidados antes de pintar o cabelo com atenção ao alisamento
Você é adepta de coloração e alisamento? Então prefira colorir os fios antes de alisá-los. É que o alisamento dificulta que o fio “pegue a cor” e, por isso, o produto deverá agir por mais tempo nos fios para que a cor fixe. Resultado: cabelos mais fragilizados e danificados.
O ideal é aguardar o período de um mês entre os procedimentos e sempre fazer o teste de mecha.
4. Cuidado para escolher a coloração certa
Nem toda coloração precisa ser permanente! Há diversas opções no mercado menos agressivas. Se você não possui muitos cabelos brancos, o tonalizante é uma ótima opção.