BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Como tratar cabelos mistos: aprenda a cuidar da raiz oleosa e pontas secas
25 jan

Como tratar cabelos mistos: aprenda a cuidar da raiz oleosa e pontas secas

Pode ser mesmo difícil manter os cabelos mistos bem cuidados. Principalmente porque as causas da diferença entre raiz oleosa e pontas secas podem ser várias: da genética até a temperatura da água. Para manter o equilíbrio entre raiz e pontas é preciso prestar a atenção em alguns hábitos e, quem sabe, mudar também um pouquinho sua rotina de cuidados. Aprenda como tratar cabelos mistos com as dicas abaixo:

 

  • Atenção na hora da lavagem

A lavagem correta dos cabelos é um dos cuidados mais importantes para os cabelos com raiz oleosa e pontas secas. Isso porque a temperatura da água, por exemplo, pode estar colaborando para a produção excessiva de sebo do couro cabeludo.
É que, ao tomar banhos muito quentes, a água leva embora a oleosidade natural da região e, então, acontece o efeito rebote: as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem mais sebo para compensar a oleosidade perdida. Por isso, a melhor maneira de prevenir o problema é tomar banhos de água morna ou fria.

 

  • Como tratar cabelos mistos: alterne as linhas de tratamento

Shampoo Cabelos OleososPara controlar a oleosidade excessiva, sem deixar as pontas ressecadas de lado, o ideal é alternar as linhas de tratamento. Substitua 3 vezes na semana os cuidados para cabelos oleosos por uma linha de hidratação. Desta forma você estará equilibrando a saúde dos fios mistos, controlando a oleosidade e recuperando a maciez das pontas.

 

Dica: o shampoo e o condicionador da linha Botanique Cabelos Oleosos contém extratos de alecrim, extrato de pimenta e água termal, ativos que controlam a oleosidade e tratam os fios ao mesmo tempo.

 

 

  • Não deixe os tratamentos de lado!

Não é porque os fios são oleosos na raiz que eles não precisam de tratamento, viu? Invista em máscaras potentes pelo menos uma vez na semana.

 

  • Finalização perfeita

Quer deixar o look polido mas sem ser pesado? Então a melhor opção são os séruns de textura leve, que controlam o frizz e ainda criam uma película protetora no fio. Para lidar com o excesso de oleosidade da raiz, borrife shampoo a seco. Mas só em situações de emergência, ok? É que o uso regular do produto pode deixar resíduos no couro cabeludo e agravar a oleosidade. Moderação é a palavra-chave!

 

  • Como tratar cabelos mistos: chapinha e secador só de vez em quando.

Você não vive sem chapinha e secador? Então, é melhor rever seus hábitos! Assim como o calor da água durante o banho, o calor de aparelhos elétricos como secador, chapinha e modelador de cachos pode ressecar o comprimento dos fios. Por isso, o melhor é deixar de lado o uso dos aparelhos sempre que puder. Não tem jeito? Então não abra mão de protetores térmicos.