BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Como lavar os cabelos corretamente? Aprenda a ordem certa de uso dos produtos!
16 fev

Como lavar os cabelos corretamente? Aprenda a ordem certa de uso dos produtos!

Como lavar o cabelo corretamente

Você sabia que a ordem da aplicação dos produtos capilares é super importante? Sim, existe uma ordem que deve ser respeitada para que cada produto aja de acordo com sua função! A maneira como você aplica o produto também interfere no resultado. Por isso, preparamos um passo a passo de como lavar o cabelo corretamente. Vem aprender!

  • Passo 1 de como lavar os cabelos corretamente: Shampoo

O shampoo é definitivamente um dos produtos mais importantes da lavagem capilar. Isso porque ele faz a limpeza dos fios, removendo impurezas, como poluição e resíduos de outros produtos. Mais: o shampoo abre as cutículas dos fios, os preparando para receber os tratamentos seguintes.

Aplique na palma da mão a quantidade equivalente a uma moeda. Deposite o produto no couro cabeludo e massageie delicadamente a região. Espalhe a espuma por todo o comprimento. Repita o procedimento se os fios ainda estiverem com aparência de sujos ou pesados. Enxágue bem. E, como é sempre bom lembrar: use shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo.

  • Passo 2: Máscara de tratamento

Para manter os fios sempre bem cuidados, após a lavagem com shampoo, alterne entre o condicionador e a máscara. Escolha a máscara de acordo com as necessidades dos seus cabelos. Existem opções para fios coloridos, ressecados, com escova progressiva e por aí vai… A máscara deve ser aplicada após o shampoo, porque neste momento as cutículas já estão abertas, o que facilita a penetração do produto na fibra capilar. Assim, o tratamento será muito mais eficaz e os resultados ainda melhores!

Aplique a máscara do comprimento às pontas, mecha a mecha, em movimentos de twist (girando o fios por entre os dedos). Não se esqueça de aplicar o produto de cima para baixo. Aplicando desta forma você garante que todo o fio receberá o tratamento.

Atenção! Nada de aplicar a máscara e deixar por horas nos cabelos. Siga sempre a indicação do rótulo, respeitando o tempo de ação indicado, que foi pensado para obter o melhor resultado para os fios.

Use uma espátula de plástico para tirar o produto do pote, assim você evitará a oxidação e contaminação da máscara.

#Dica: A embalagem cilíndrica da Vizcaya foi pensada exatamente para reduzir ao máximo os riscos de contaminação.  É possível pegar a quantidade de máscara desejada sem entrar em contato com o resto do produto.

  • Passo 3: Condicionador

O condicionador tem uma função bem específica: ele é responsável por fechar as cutículas dos fios, fazendo com que os nutrientes permaneçam por mais tempo na fibra capilar. Uma vez que o condicionador fecha as cutículas do cabelo, ele também auxilia no processo de desembaraço.

 

As máscaras da Vizcaya são formuladas com agentes capazes de fechar as cutículas e reter o tratamento. Isso faz com que o uso do condicionador após a máscara seja opcional. Nossa dica é: cuide dos fios 3 vezes na semana utilizando máscaras de tratamento, nos outros dias utilize o condicionador. 

Aplique o condicionador no comprimento e pontas (evite a raiz se seus fios são oleosos), massageie e aguarde o tempo indicado no rótulo. Enxágue. Não deixe resíduos, com a esperança de que os fios serão penteados mais facilmente – existem produtos específicos com essa função: os leave-ins.

  • Passo 4, último passo de como lavar o cabelo corretamente: Finalizador

Enfim, último passo para lavar os cabelos corretamente! Hora de deixar os fios impecáveis com um finalizador. E o que não faltam são opções para todos os gostos – e tipos de cabelos.

Mulheres com cabelos cacheados podem optar por versões que ajudem na definição dos cachos e redução do frizz.

Quem é adepta da chapinha e do secador deve escolher um finalizador que possua proteção térmica na fórmula, como o Leave in Vizcaya Multi Frizz Control, que protege os fios do calor das ferramentas e ainda reduz o frizz, deixa os fios macios e nutridos.

Suas pontas precisam de cuidados extras? Abuse de séruns, produtos que selam a cutícula, reduzem o frizz e combatem as pontas duplas. Uma ótima sugestão é um que possui proteção UV e proteção térmica.

Agora que você já sabe como lavar o cabelo corretamente mas se não der tempo de lavar os fios, veja dicas de como disfarçar o cabelo sujo.