BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Caspa: como evitar e ter cabelos soltinhos e saudáveis!
30 maio

Caspa: como evitar e ter cabelos soltinhos e saudáveis!

Caspa é o nome popular da dermatite seborreica, uma doença inflamatória que causa coceira, descama o couro cabeludo e pode deixá-lo avermelhado. Mas não só! A caspa ainda pode aparecer nas sobrancelhas, cílios e barba. Quando o problema aparece pode ser mesmo desesperador. Pensando nisso, preparamos um guia com dicas de como evitar e como tratar a caspa. Dá só uma olhada:

Afinal, o que causa a caspa?

A caspa é consequência do desequilíbrio da quantidade de fungos e bactérias no couro cabeludo. Pode ter origem genética ou ser desencadeada por fatores externos, como estresse, excesso de químicas (como alisamentos e tinturas), alterações hormonais, clima frio, excesso de oleosidade e alergias.

Como evitar o aparecimento de caspa
Evite banhos quentes

Muitas vezes o aparecimento da caspa está relacionado com o excesso de oleosidade, que pode ser causado por pequenos hábitos do dia a dia. Um deles são os banhos muito quentes. Isso porque a ducha de água quente retira o sebo natural produzido pelo couro cabeludo e, para compensar essa perda, o corpo produz ainda mais oleosidade.

O excesso de oleosidade no couro cabeludo, por sua vez, prejudica o crescimento dos fios e contribui para o aparecimento da caspa.

Maneire no uso de secador, chapinha e babyliss

O mesmo vale para o uso excessivo de aparelhos como secador e chapinha: use esses aparelhos com uma distância de pelo menos 30 centímetros do couro cabeludo.

Cuidado com os acessórios

Acessórios como bonés e chapéus, quando usados em excesso podem ajudar no aparecimento da caspa, visto que abafam o couro cabeludo e estimulam a oleosidade dos fios.

Atenção aos procedimentos químicos

Químicas, como escova progressiva, também podem ser um desencadeador da caspa. Isso porque, os produtos utilizados agridem o couro cabeludo e promovem a troca acelerada da pele, ou seja, a descamação.

Como tratar o problema

O primeiro passo para tratar a caspa é identificar a causa do problema – e, nesse caso, apenas um dermatologista ou tricologista poderá dar um diagnóstico exato. Mas se você desconfia de alguma das causas, é possível tentar reverter o problema em casa.


No dia a dia, use produtos específicos anticaspa ou para controle de oleosidade, como a linha Botanique Cabelos Oleosos. Evite ao máximo aplicar finalizadores, máscaras e condicionadores no couro cabeludo e passe longe de químicas, como alisamento e colorações, que só agravam o problema.

 

Além disso, 15 minutos de sol diariamente é uma forma natural de ajudar no tratamento da caspa, pois tem ação antibactericida e anti-inflamatória.

Cuidado para não agravar o problema

Fique atento ao hábito de coçar o couro cabeludo com as unhas. Este hábito é prejudicial ao tratamento. Ao lavar os fios, massageie delicadamente, com as pontas dos dedos.

Quer aprender a controlar a oleosidade dos fios? Confira nossa matéria com 5 dicas imperdíveis de cuidados e cuidados específicos com o couro cabeludo.