BLOG DA VIZCAYA / Tratamento  / Cabelos com química: dossiê de cuidados para  fios alisados e coloridos
6 jun

Cabelos com química: dossiê de cuidados para  fios alisados e coloridos

Deseja tingir os cabelos ou apostar no alisamento da moda, mas está com medo de sofrer danos após a química? Para facilitar sua vida, elaboramos um dossiê dos cabelos com química, com tudo o que você precisa saber antes de uma transformação capilar. Aprenda como escolher a química perfeita para o seu cabelo, quais cuidados especiais antes de aplicá-la e muito mais.

Cabelos com química: como saber se seus fios estão preparados para o procedimento.

Antes de descolorir, alisar ou tingir os fios, o primeiro passo é conhecer bem quais químicas já foram aplicadas no passado. Você já coloriu os fios antes? E alisamento? Já fez algum tipo de permanente? Qualquer tipo de química já existente nos fios deve ser avaliada de acordo com a compatibilidade do novo produto que deseja usar. Por exemplo: a mistura de tintura com alisamento pode danificar os fios irreversivelmente.

Alguns alisamentos também são incompatíveis entre si. Por isso, o caminho mais seguro é optar por realizar o procedimento com um profissional de confiança – além de conhecer bem as químicas que aplica nos fios, claro! Também é imprescindível realizar o teste de mecha. O procedimento evita o corte químico e previne  reações alérgicas.

O teste é feito da seguinte forma: o profissional separa uma mecha próxima à nuca, aplica o produto e deixa agir pelo tempo determinado. Se houver mudanças na textura do fio, cancele o procedimento.

É indicado realizar  também o teste pele. 48 horas antes da utilização da química aplique um pouco do produto atrás da orelha, com a ajuda de um cotonete. Se a pele não reagir com coceira, vermelhidão ou qualquer outra reação nas próximas horas, o produto está liberado.

Cuidados especiais antes da química


Decidiu tingir ou alisar os cabelos? Então o primeiro passo é garantir que os fios estejam fortes para receber o produto. Para isso, opte por um
cronograma capilar intensivo, com hidratações, nutrições e reconstruções regulares. Uma semana antes do procedimento reforce os tratamentos reconstrutores, que repõem massa capilar.

 

Evite tingir os fios logo depois de fazer escova progressiva, uma vez que isso pode deixá-los ainda mais frágeis, ok?

Como tratar cabelos com química

Manter a escova progressiva e a coloração por mais tempo nos cabelos também pede cuidados especiais! Lavar os cabelos com química todos os dias, por exemplo, pode fazer com que o efeito dure menos. Anote aí: após procedimentos químicos, o ideal é manter uma média de três lavagens por semana.

Evite os produtos de limpeza profunda por pelo menos 15 dias após a química. Você poderá substituir o condicionador por uma máscara poderosa nas primeiras semanas, intensificando o tratamento. Outra dica é deixar de usar secador, chapinha e modelador de cachos, aparelhos que danificam as cutículas dos fios e podem fragilizar os fios já desgastados.