BLOG DA VIZCAYA / Tendências  / Reverse Washing: o que é a tendência de lavar os cabelos ao contrário?
16 fev

Reverse Washing: o que é a tendência de lavar os cabelos ao contrário?

reverse washing

Você já ouviu falar em reverse washing? O termo em inglês pode ser traduzido como “lavagem ao contrário”. Como o nome diz, a tendência consiste em lavar os cabelos na ordem contrária. Ou seja: primeiro é feito o uso do condicionador, depois do shampoo e, por fim, o condicionador é novamente aplicador. Abaixo, respondemos as principais perguntas sobre a técnica que está transformando a maneira como lavamos os cabelos:

 

Quais os benefícios? 

A promessa é de que os cabelos fiquem brilhantes e volumosos após a “lavagem contrária” – mas é claro que isso vai depender de cada tipo de cabelo. Essa técnica é especialmente indicado para cabelos lisos, porque melhora a textura do comprimento dos fios, deixando-os mais protegidos da ação do shampoo durante a lavagem. A técnica ainda previne o acúmulo de resíduos no comprimento e no couro cabeludo – por isso, é especialmente benéfica para quem quer cabelos mais volumosos, já que o risco do condicionador pesar os fios é mínimo.

 

O reverse washing é indicado para quem sofre com a falta de volume dos cabelos, ou tem os fios extremamente danificados e crespos, que precisam de uma dose extra de proteção contra agentes externos. 

 

E por que os cabelos se beneficiam do reverse washing?

Durante a lavagem comum, em que primeiro é aplicado o shampoo e depois o condicionador, o shampoo remove a oleosidade natural dos cabelos, presente no comprimento e pontas. Resultado: os fios tendem a ficar ressecados, com frizz e mais suscetíveis à quebra. Aplicar o condicionador antes do shampoo reduz os danos causados pelo shampoo na fibra capilar e diminui o aparecimento das pontas duplas.

 

Como fazer?

O primeiro passo do reverse washing é desembaraçar os fios e aplicar o condicionador no comprimento dos cabelos molhados. O produto irá fechar as cutículas dos fios, deixando-os protegidos da ação do shampoo, assim como acontece com a técnica pré-shampoo.

 

Deixe o produto agir por alguns minutos e depois enxágue os fios. Então, aplique o shampoo na raiz e lave normalmente os cabelos. Enxágue bem os fios. Por fim, aplique novamente o condicionador no comprimento e pontas dos fios – mas, dessa vez, em quantidade mínima. Enxágue mais uma vez com água morna ou fria.

 

Qual a diferença entre pré-poo e reverse washing? 

O pré-poo e o reverse washing tem ideias parecidas, mas funcionam de maneira diferente. O pré-poo consiste em aplicar máscaras, condicionador ou óleos vegetais nos cabelos secos e é especialmente indicado para cabelos crespos e extremamente ressecados. O reverse washing, por sua vez, é indicado para quem deseja ter cabelos mais volumosos, sem correr o risco de deixar os fios pesados por conta da ação do condicionador.