Manter os cabelos coloridos saudáveis dá trabalho, é verdade. Por causa da descoloração e da tintura, esse tipo de fio costuma ser mais propenso ao ressecamento, ao aparecimento de pontas duplas e até ao emborrachamento da fibra dos cabelos (um dos maiores dramas do mundo capilar!). E não basta o enfraquecimento do fio: os cabelos coloridos ainda sofrem para não desbotar a cor do cabelo. Como resultado, os fios ficam sem brilho e com a cor “apagada”. Abaixo, te contamos tudo o que você precisa saber para evitar o desbotamento da cor do cabelo e manter os fios coloridos e cheios de vida por muito mais tempo – sem precisar ir ao salão!
Invista em tratamentos pré-coloração
Os cuidados com a coloração começam antes mesmo de colorir os fios. A hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar são alguns dos cuidados antes de pintar o cabelo que podem te ajudar a prolongar o brilho e a cor dos fios, além de reduzir os danos causados pela química agressiva.
Nos meses que antecedem a coloração, experimente hidratar os fios pelo menos uma vez por semana. Em cabelos já ressecados, aumente também a frequência de tratamentos nutritivos, com produtos enriquecidos com óleos vegetais.
No salão de beleza, a pré-pigmentação é uma técnica de coloração que pode ser usada para prevenir e não desbotar a cor do cabelo. Ela consiste em depositar pigmento nos fios descoloridos antes de aplicar a coloração mais escura.
Pós-coloração: a palavra de ordem é reconstrução
Cabelos pintados, é hora de minimizar os danos! Para isso, invista principalmente em tratamentos reconstrutores, com produtos enriquecidos com aminoácidos, como queratina e ceramidas.
É a reconstrução capilar que irá fortalecer novamente a fibra e devolver a força aos cabelos. Isso porque a queratina é uma proteína que faz parte de 90% da composição dos fios e é responsável por proteger os cabelos da agressão de fatores externos, como sol e vento.
A Máscara de Tratamento Force Restore é a sua maior aliada pós-coloração. Rica em queratina, colágeno e um poderoso blend de aminoácidos, esta máscara ajuda a selar as cutículas dos cabelos, repara os cabelos danificados, controla o frizz e mantém os cabelos alinhados.
Siga um cronograma capilar
O cronograma capilar pode ser feito antes ou depois da coloração. Na verdade, o calendário de tratamentos traz benefícios para todos os tipos de fios – só é preciso identificar quais as necessidades do cabelo.
Não sabe como montar um cronograma capilar para o seu tipo de cabelo? Como dissemos, os cabelos com química (aqui vale também alisamentos, e não apenas colorações) precisam de uma dose extra de tratamentos reconstrutores, que atuam repondo a massa capilar. O calendário de tratamentos com hidratação, nutrição e reconstrução ficaria assim:
1ª semana Hidratação – Nutrição – Reconstrução
2ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição
1ª semana Hidratação – Nutrição – Reconstrução
4ª semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição
Não se esqueça do finalizador com proteção UV
Quem tem os cabelos coloridos não deve abrir mão de um finalizador com proteção solar no dia a dia. É que os raios ultravioleta são um dos grandes vilões dos cabelos coloridos: eles aceleram o envelhecimento dos fios e causam o desbotamento da cor.
Quer uma dica? Mantenha o Leave In Frizz Control sempre na bolsa. Este finalizador tem proteção térmica de até 230ºC, pode ser usado nos cabelos secos ou molhados, e contém ingredientes que nutrem e hidratam os fios, como d-pantenol e os óleos de pequi, jojoba e ojon – alguns dos melhores óleos vegetais para cabelos.
Use produtos específicos para cabelos coloridos
Uma rotina de cuidados com produtos com fórmulas criadas para cabelos tingidos aumentará a duração da coloração nos fios. A linha Byos Brilho e Força contém shampoo e condicionador enriquecidos com extratos de hibisco e de maçã naturais certificados orgânicos, que protegem a cor e dão brilho e maciez. São também um ótimo começo para quem quer ter uma rotina de beleza mais sustentável.
Detox capilar? Melhor deixar para depois
As adeptas do detox capilar, tratamento que remove as impurezas dos fios e elimina o excesso de oleosidade, terão que tomar cuidado. É que o uso de shampoos de limpeza profunda podem diminuir a durabilidade da coloração nos fios. Melhor evitar.
Alisamento x Coloração: progressiva desbota a cor do cabelo?
A resposta infelizmente é positiva: sim, a progressiva pode desbotar a cor do cabelo. Por isso, a ordem correta é primeiro alisar os cabelos e só então colorir os fios.
Banho de brilho: um velho truque que funciona
Você já ouviu falar em banho de brilho? O tratamento (que mais parece um truque de beleza) é uma técnica que corrige a cor dos cabelos de maneira simples e muito prática.
Como o próprio nome diz, o banho de brilho ainda doa aquela dose extra de brilho para os fios e, por isso, é perfeito para ser feito em cabelos danificados pela tintura e coloração. Também pode ser usado para aumentar o espaçamento entre uma ida e outra ao salão de beleza. Para fazer o banho de brilho em casa, você só precisará de máscara hidratante, tonalizante e agente fixador.
Conte para a gente!
Quais hábitos acima você já tem ao cuidar dos cabelos tingidos? E quais pretende adotar para evitar o desbotamento da cor? Compartilhe sua experiência com a gente!