BLOG DA VIZCAYA / Tendências  / Cabelos grisalhos femininos: aprenda como cuidar dos fios!
14 dez

Cabelos grisalhos femininos: aprenda como cuidar dos fios!

cabelos grisalhos Vizcaya

Os cabelos grisalhos evoluíram de serem tabus a serem celebrados como parte natural do envelhecimento, abandonando o tingimento obrigatório dos fios. Essa tonalidade cinza agora é vista como um símbolo de estilo e autenticidade, sendo adotada por muitos jovens, que buscam ter suas madeixas em tons platinados.

Apesar da crescente popularidade dos cabelos naturalmente cinzentos, é fundamental reconhecer que esse tipo de cabelo requer cuidados especiais. Por isso, nós da Vizcaya contaremos como cuidar deles, logo abaixo!

Cabelos grisalhos: o que significa?

Os cabelos grisalhos são compostos por um fio que perdeu sua pigmentação natural, tornando-se branco ou cinza. 

Esse processo ocorre pela ausência de melanina, a qual é responsável pela cor dos fios e da pele, além de atuar como protetor contra os raios solares, tanto para os cabelos quanto para a pele.

Durante muito tempo, foi considerado um sinal de envelhecimento, especialmente em mulheres, e foi visto como um tabu. Atualmente, a história mudou e passou a ver a beleza natural dos cabelos grisalhos. 

👉 Como proteger o cabelo do sol: aprenda com 12 dicas!

Desvendando os mitos e verdades sobre o cabelo grisalho

Descobrir os mitos e verdades sobre o cabelo grisalho pode ajudar a entender melhor como lidar com esse processo natural do embranquecimento dos fios. 

Abaixo, algumas das crenças mais comuns sobre os cabelos grisalhos e separar o que é mito do que é realidade. Confira:

Estresse e outros fatores podem embranquecer os fios: verdade!

O surgimento de cabelos brancos em pessoas mais jovens pode estar relacionado a diversos fatores. Fatores genéticos podem desempenhar um papel importante, mas fatores externos também podem contribuir. 

O estresse pode desempenhar um papel no aparecimento prematuro de cabelos brancos. Além disso, fatores como poluição, exposição excessiva ao sol e uma dieta desequilibrada também podem influenciar esse processo.

👉 Saúde mental afeta o cabelo? Entenda como funciona essa relação!

Arrancar os fios brancos evita o surgimento de novos fios brancos: mito!

Arrancar um fio branco não causa necessariamente o crescimento de mais cabelos brancos no lugar. No entanto, em algumas situações, ao retirar um fio, há a possibilidade de um novo crescer do mesmo folículo capilar, e esse novo fio pode ser branco novamente. 

Isso ocorre devido à natureza do folículo piloso, que pode produzir cabelos com pigmentação diferente.  

cabelos grisalhos

Reprodução: Pinterest

Cabelos brancos e grisalhos são mais sensíveis: verdade!

Os cabelos brancos são geralmente mais sensíveis em comparação aos cabelos pigmentados. A falta de melanina, a qual é o pigmento responsável pela cor, deixa os fios mais suscetíveis a danos externos. 

Isso faz com que sejam mais propensos ao ressecamento por terem menor capacidade de reter a hidratação natural. 

Cabelo grisalho não tem brilho: mito!

O cabelo grisalho pode ter um brilho natural e uma aparência saudável. Embora haja um mito de que cabelos brancos e grisalhos não têm brilho, eles podem sim ser radiantes, saudáveis e bonitos. 

O cuidado adequado, como a hidratação regular e o uso de produtos adequados, pode ajudar a manter o brilho e a vitalidade dos fios grisalhos.

👉 Shampoo para cabelos grisalhos: como realçar a beleza dos cabelos brancos?

Como cuidar dos cabelos grisalhos?

Cuidados específicos são essenciais para manter a beleza dos cabelos grisalhos. Por isso, veja como manter esses cuidados no seu dia a dia, a seguir:

1. Usar shampoo específicos nos fios grisalhos

Escolher produtos específicos para cabelos grisalhos é uma ótima forma de cuidar desses fios. Produtos matizadores ajudam a tirar a tonalidade amarelada dos fios.

O Shampoo Silver Touch da Vizcaya é uma ótima escolha para combater o amarelamento dos fios brancos e grisalhos, ainda protege contra danos causados pelos raios solares, tudo isso enquanto limpa suavemente, sem danificar os fios.

Isso porque sua fórmula avançada contém Vitamina E, Pantenol, Manteiga de Cupuaçu, Água Termal e proteção UV, fornecendo nutrição, fortalecimento e resistência aos cabelos. 

2. Escolher condicionadores para cabelos grisalhos

Assim como é preciso usar shampoo específico para cabelos brancos e grisalhos, o ideal é escolher uma boa dupla para o condicionador

Como no caso do Condicionador Silver Touch da Vizcaya, essencial para manter os cabelos grisalhos intensamente hidratados, macios e com muito brilho

Além de fechar as cutículas dos fios, selando o tratamento, ele desembaraça facilmente e proporciona uma suavidade notável desde o primeiro toque. 

cabelos grisalhos

Reprodução: Pinterest

3. Manter a hidratação em dia

Manter a hidratação é fundamental para cuidar dos fios grisalhos, que geralmente são mais sensíveis e propensos ao ressecamento e à quebra

Opte por máscaras de hidratação potentes e faça uso regular de leave-ins para proteger e manter a saúde dos cabelos diariamente. Esses cuidados ajudam a evitar o ressecamento excessivo e a quebra dos fios.

Como o Leave-in Multi Frizz Control da Vizcaya que possui uma mistura de Água Termal e Proteção UV, tornando sua fórmula em uma verdadeira fonte de hidratação e nutrição para os cabelos. 

4. Escolher o corte ideal para você

É uma ótima ideia adotar cortes específicos para realçar ainda mais a beleza dos fios grisalhos, proporcionando um estilo único e sofisticado. 

Alguns cortes clássicos, como pixie, bob ou mesmo um corte em camadas, costumam valorizar bastante os cabelos grisalhos, realçando sua textura e volume natural. 

cabelos grisalhos

Reprodução: Pinterest

5. Evite aparelhos térmicos

Os cabelos grisalhos são mais propensos a danos provocados pelo calor. Por isso, usar protetores térmicos ajuda a minimizar os danos ao aplicar calor nos fios. 

Se for indispensável o uso desses aparelhos para você, então opte por ajustes de temperatura mais baixos, pois pode ser uma boa estratégia para proteger os fios grisalhos.

6. Não arranque os fios brancos

Arrancar os fios brancos pode danificar o folículo piloso, prejudicando o crescimento saudável do cabelo. Além disso, pode resultar em inflamações no couro cabeludo e até mesmo em cicatrizes permanentes. 

Opte por métodos menos agressivos para lidar com os fios grisalhos, como manter a hidratação em dia, usar produtos matizadores e evitar exposição solar e aparelhos térmicos.

Você tem cabelos grisalhos, mas não sabe quais produtos usar nos seus fios? Então use os produtos da linha Silver Touch da Vizcaya. Seus fios grisalhos merecem cuidados especiais!