BLOG DA VIZCAYA / Tendências  / Cor  / Cabelo cinza: 10 dicas, truques e os produtos para o tom perfeito
29 abr

Cabelo cinza: 10 dicas, truques e os produtos para o tom perfeito

cabelo cinza

Seja por motivos de opção pessoal ou acinzamento natural, o cabelo cinza é uma tendência que veio para ficar. No entanto, para manter o tom perfeito é preciso incluir alguns cuidados na sua rotina capilar. Nós da Vizcaya contaremos os truques e produtos para isso! Continue lendo para descobrir algumas mudanças simples que você pode fazer para amar seus fios acinzentados!

10 dicas para cuidar do cabelo cinza

O cabelo cinza é definitivamente um tom que está chamando atenção. Antes associado principalmente à idade avançada, o cabelo grisalho agora é uma escolha moderna e estilosa, até mesmo para mulheres mais jovens. 

E a diversidade de tons de cinza disponíveis torna essa tendência ainda mais excitante. Mas, ao decidir mudar ou adotar esse tom, é natural surgirem algumas dúvidas sobre os cuidados com a nova coloração. Mas é mais simples do que imagina. Veja a seguir!

cabelo cinza

Reprodução: Pinterest

1. Assumir ou colorir os fios cinzas

Assumir naturalmente a tonalidade acinzentada dos cabelos é um processo difícil para algumas mulheres. No entanto, existem diversos métodos que facilitem essa transição, como o gray blending

Porém, também é possível optar por colorir os fios com a coloração cinza. O ideal é descolorir os fios antes para aderir com mais facilidade a nova tonalidade.

2. Ter um ótimo corte de cabelo

Garantir um corte de cabelo adequado é essencial, independentemente da escolha entre um estilo longo ou curto, para manter a vitalidade do cabelo cinza. 

Pedir ajuda de um profissional é fundamental para encontrar o corte que melhor realce a textura e os traços dos seus fios acinzentados.

Além disso, lembre-se de cortar as pontas duplas regularmente para remover as partes danificadas e estimular o crescimento de fios mais fortes e vibrantes.

👉 Guia prático de como cuidar das pontas duplas em casa!

3. Usar shampoo e condicionador para cabelos cinzas

Manter o cabelo cinza com uma aparência radiante requer cuidados específicos. É fundamental utilizar shampoo e condicionador específicos para essa coloração para neutralizar qualquer tom amarelado indesejado e garantir um visual vibrante. 

Sem dúvidas, é preciso falar da importância de escolher produtos com uma formulação rica em ingredientes nutritivos para promover um brilho saudável no cabelo cinza.

Sugerimos o Shampoo Silver Touch que possui uma tecnologia especial e pigmentos balanceados, neutralizando a coloração amarelada dos fios e protegendo contra as agressões solares, evitando a oxidação da cor. 

Para complementar, o Condicionador Silver Touch complementa o tratamento, tornando os fios mais alinhados, macios e nutridos, com as cores realçadas e a luminosidade intensa.

4. Hidratar, nutrir e reconstruir seu cabelo

Para manter o cabelo cinza saudável, seja natural ou tingido, é importante garantir a hidratação adequada. Portanto, use produtos capilares que ofereçam umidade sem deixar os cabelos pesados ou sem volume. 

Para complementar a hidratação do cabelo cinza, você também pode montar um cronograma capilar para garantir que os fios permaneçam saudáveis e nutridos. 

O cronograma capilar é um método de cuidado dos cabelos que consiste em alternar diferentes tipos de tratamentos para atender às necessidades específicas de hidratação, nutrição e reconstrução.

5. Dominar o frizz

O aumento do frizz é uma ocorrência comum à medida que os cabelos ficam grisalhos ou quando eles recebem a química da coloração. 

Em ambos os casos, para lidar com essa situação, use um sérum na finalização para dar um toque extra de suavidade nos fios.

Nossa dica é o Sérum Finalizador Capilar Essence Care da Vizcaya, que sela as cutículas, controla o frizz, protege de raios UV e radicais livres. Ele possui uma fórmula inovadora com alta concentração de ativos e deixa os fios macios e sedosos na 1ª aplicação, sem pesar. 

cabelo cinza

Reprodução: Pinterest

6. Usar proteção solar

É importante proteger o cabelo cinza dos danos causados pelo sol ao passar tempo ao ar livre. A exposição ao sol sem proteção resulta em um tom amarelo desagradável.

Além disso, cabelos com menos pigmento tendem a ter uma camada protetora mais fina, tornando-os mais vulneráveis ao calor e aos raios UV. Por isso, é essencial usar produtos que ofereçam proteção contra os raios UV e a poluição, para prevenir danos e o aparecimento de tons amarelados.

Existem produtos formulados especificamente para proteger o cabelo dos danos causados pelo sol, como a Água Termal Capilar da Vizcaya que previne danos causados pelo sol, processos químicos e fontes de calor. Também indicada para uso em piscina e praia, por possuir proteção UV.

7. Ter cuidado com as ferramentas elétricas

O cabelo cinza pode sofrer, mais facilmente, com as altas temperaturas dos aparelhos elétricos devido à sua textura e porosidade, então é preciso ter cautela ao usar essas ferramentas para estilizar. É muito importante comprar ferramentas elétricas como secador, chapinha e secadora com controles de temperatura. 

Se você precisar usar uma ferramenta quente, é necessário usar um protetor térmico antes de estilizar como o Leave-in Frizz Control da Vizcaya, que possui proteção térmica de até 230º graus. Esse poderoso leave-in tem rápida absorção e deixa os fios mais soltos sem pesar.

8. Evitar sulfatos

É recomendado evitar sulfatos, especialmente nos fios cinza. Embora todos os tipos e cores de cabelo devem evitar sulfatos, esses ingredientes de limpeza potencialmente ásperos também podem remover a umidade natural do cabelo cinza e causar ressecamento indesejado.

9. Cuidar do couro cabeludo

Um couro cabeludo saudável é fundamental para a saúde dos seus cabelos cinzas. Mantenha-o limpo e bem cuidado, evitando o acúmulo de produtos e utilizando produtos específicos para o couro cabeludo, como esfoliantes suaves e tônicos refrescantes, para promover a circulação sanguínea e estimular o crescimento capilar.

10. Usar uma fronha de seda ou cetim

A maneira como você dorme realmente tem um impacto na saúde do seu cabelo cinza. O recomendado é uma fronha de seda que protege meu cabelo enquanto dorme. A seda é destinada a criar menos atrito, protegendo o cabelo contra quebra capilar, frizz indesejado e fios arrepiados.

Essas são algumas dicas, truques e os produtos recomendados para o cabelo cinza. Conte com os produtos da Vizcaya para ter fios cinzas mais saudáveis, brilhosos e macios!