Quer mudar o look sem muito esforço? Vá de trança! O penteado é um clássico e combina com todos os tipos de cabelos e ocasiões. Melhor: não requer muita prática e pode ser feito com apenas o uso de espelho, grampos e elásticos. Garimpamos cinco boas ideias para mudar o seu look sem muito esforço. Vem ver!
Embutida: clássica e versátil
A trança embutida é clássica e, por isso mesmo, pode ser usada em qualquer ocasião, inclusive em eventos mais formais como festas de casamentos e formaturas.
- Para conquistar o efeito em casa, separe uma mecha grande no topo da cabeça e divida-a em três partes.
- Comece a trançar as mechas, passando as mechas laterais sobre a mecha do meio. Vá incorporandos fios soltos às mechas laterais, até que todo os fios estejam presos.
- Quando chegar na região da nuca, finalize com uma trança comum até às pontas. Então, é só prender com um elástico da cor do seu cabelo.
A moderna e despojada trança unicórnio

Foto: Reprodução / Pinterest
Este penteado é a pedida para quem adora inovar no dia a dia. Ela é perfeita para ocasiões mais informais, como festas e saídas durante o final de semana, já que deixa o look muito despojado.
- O segredo da trança unicórnio é separar uma mecha larga na região da franja e então fazer uma trança embutida até o topo da cabeça.
- Depois, prenda com um elástico e faça um coque com os fios que sobraram.
Rasteira: look ideal para a transição capilar

Foto: Reprodução / Ciara
A trança raiz, nagô ou rasteira exala poder e personalidade! É uma ótima pedida para o período de transição capilar, quando a textura dos fios na raiz é diferente do comprimento.
Quer reproduzir em casa? Então siga o passo a passo:
- Divida o cabelo em mechas da raiz à nuca.
- Depois, comece a trançar uma das mechas mantendo a trança bem próxima à raiz. Vá fazendo uma trança embutida até chegar na região da nuca.
- Depois, continue a trança normalmente até as pontas e prenda com um elástico.
- Repita esse procedimento em todo as mechas da raiz à nuca.
Boxer Braid, perfeita para praticar esportes
A trança boxeadora ganhou o mundo com as irmãs Kardashian e é muito descolada. É perfeita para ocasiões informais e até para a prática de esporte – como o boxe, claro!
- Faça uma risca central e divida os cabelos em duas partes iguais.
- Então, prenda um coque uma parte dos fios e deixe os fios da parte que começará a trançar soltos.
- Separe três pequenas mechas dos fios que estão soltos e comece a trançar. Para criar o efeito em alto relevo, você deverá passar as mechas por cima (e não por baixo!).
- Vá acrescentando mais fios nas mechas laterais, uma vez que essa também é uma trança embutida.
- Trance até chegar à nuca. Então, aperte bem os fios para a trança ficar bem rente à cabeça e continue trançando normal.
- Depois, é só repetir o procedimento nos fios que estão presos no coque.
Quer aprender mais penteados para praticar esportes? Confira nossa matéria com inspirações de penteados para se exercitar.
Trança tiara: delicada e mega romântica
A tiara é perfeita para quem prefere um visual mais romântico e delicado. Mais: o visual é ideal para festas e ocasiões formais! Há várias maneiras de fazê-la, mas sugerimos a mais simples. Dá uma olhada:
- Separe uma mecha de cabelo bem perto da orelha. Faça uma trança comum e prenda com um elástico da cor dos seus cabelos.
- Agora, o pulo do gato: puxe a trança passando por cima da cabeça e prenda-a com ajuda de grampos na proximidade da outra orelha. Prontinho, está pronta! Simples, não?