Se você é do tipo que não espera o sol sair para surfar ou é fã de esportes aquáticos, como natação, nado sincronizado, windsurf ou pólo aquático, temos boas notícias: é possível sim manter os fios saudáveis sem deixar os esportes aquáticos de lado! Diz a lenda que manter os cabelos bonitos entre um mergulho e outro é impossível. É mito! Veja abaixo dicas de como ter cabelos saudáveis praticando esportes aquáticos.
Como minimizar os danos causados pela água do mar e cloro
Não é novidade que o cloro e o sal podem ter efeito desastroso nos cabelos. E por que isso acontece? Bom, a gente explica: o cloro possui pH ácido e, ao entrar em contato com as escamas internas do cabelo, deixa-os quebradiços e opacos. Por outro lado, a água do mar deposita sal nos fios e, consequentemente, os cabelos ficam com aspecto áspero e embaraçado. Por isso, a melhor maneira de prevenir os danos capilares causados pela água do mar e da piscina é diminuir o contato do sal e do cloro com os fios. E como fazer isso? Dá só uma olhada:
Antes de entrar na água…
Tomar uma ducha antes de entrar na piscina ou no mar reduz os danos causados pelo sal e cloro. A explicação é simples: o cabelo encharcado de água potável reduz a concentração de água salgada ou com cloro que entrará em contato com os seus fios. Por isso, antes de praticar o seu esporte aquático preferido não deixe de molhar bem os cabelos.
Ducha rápida
Lave os fios assim que sair da piscina ou do mar: isso diminuirá o tempo de exposição dos fios aos danos causados pelo cloro ou sal. Depois, aplique um tratamento hidratante, de ação rápida, por todo o comprimento e aguarde o tempo indicado no rótulo do produto.
Nossa dica: A linha Hydra Care, extremamente hidratante, deixará os seus fios bem cuidados em todas as estações do ano! Aposte no kit travel size, ideal para o dia a dia corrido.
Como ter cabelos saudáveis praticando esportes aquáticos: o jeito certo de usar a touca
Evite colocar a touca de látex em contato diretamente com os fios. A melhor maneira de proteger os cabelos do atrito com o acessório é primeiro fazendo um coque solto e depois aplicando uma touca de tecido. Só então é a vez de colocar a touca de látex! Assim, você evita que o atrito arrebente os fios.
Abuse da proteção
Para deixar os cabelos bem protegidos durante os esportes aquáticos, aplique leave in de proteção em todo o comprimento dos fios. Esse tipo de produto é capaz de fechar as cutículas do cabelo e, assim, diminuir os danos.
O CC Cream Vizcaya 12 em 1 oferece benefícios importantes para quem pratica esportes aquáticos. É o caso de proteger e nutrir, o produto reduz as pontas duplas e conta com proteção UV. Versátil, o CC Cream pode ser usado como leave-in ou máscara. Vale ter no nécessaire da academia!
Como ter cabelos saudáveis praticando esportes aquáticos: cuidado especial com as pontas
As pontinhas duplas que aparecem no cabelo costumam ser o primeiro sinal de que os fios estão pedindo socorro. Por isso, para evitar cortes indesejados, a dica é sempre prevenir! Inclua na sua rotina pré-mergulho o uso de produtos reparadores de pontas, como o Sérum Evolution. Seu cabelo agradece.