BLOG DA VIZCAYA / Expert  / Vitaminas aliadas na beleza e saúde da pele e cabelos
4 out

Vitaminas aliadas na beleza e saúde da pele e cabelos

vitamina para o cabelo com Carla Cotta

A nutrição adequada tem sido cada vez mais evidenciada como fator essencial para a beleza e saúde da pele e dos cabelos. Como já bem estabelecido em diversos estudos, algumas vitaminas e nutrientes, interferem diretamente no metabolismo e sendo assim na beleza e viço da pele, bem como na estrutura, brilho, crescimento e qualidade dos fios.

As vitaminas são nutrientes indispensáveis para a formação e constituição saudável dos cabelos e tem ações metabólicas diversas e correlacionadas. A ação antioxidante é proporcionada por vitaminas A, C e E. As do complexo B e a vitamina D, participam de regeneração celular e absorção de queratina, além de prevenirem a queda e descamação, também atuam na circulação desde o bulbo, beneficiando o crescimento saudável dos fios.

Vale conhecer um pouco mais sobre a vitamina para o cabelo e os nutrientes que vão deixar a pele e estrutura dos fios com beleza e saúde:

As 6 letras da vitamina para o cabelo

Vitamina B7

A biotina ou vitamina B7 é nutriente essencial para a produção de queratina na pele e cabelos. Possui características que proporcionam rejuvenescimento e contribuem na produção de novas células pelo corpo. A vitamina para o cabelo ajuda na prevenção da perda de cabelo, quebra e ressecamento dos fios, além de melhorar a elasticidade da pele.

Vitamina B5

A vitamina B5 ou ácido pantotênico age como antioxidante, promove ação umectante dos fios, funciona como anti-seborreico e contribui para a formação de células novas.

Vitamina C

A vitamina C, conhecida também chamada de ácido ascórbico, é essencial para a síntese de colágeno e reticulação de fibras de queratina, sendo fundamental para viço da pele e cabelos. Também atua como excelente antioxidante sobre radicais livres e, além disso, é importante para a síntese e manutenção do colágeno, proporcionando hidratação e firmeza para a pele.

Importante mantermos o consumo saudável através de frutas como: acerola, abacaxi, caju, mexerica, limões e vegetais crus verde-escuros. A deficiência da vitamina C pode levar a prejuízos para a produção de colágeno na pele e na estrutura dos fios, levando a quebras e opacidade.

Vitaminas A e D

As vitaminas A e D são fundamentais para crescimento capilar e possui benefícios anti-inflamatórios para a pele,  já que também é importante na produção e regulação do metabolismo da queratina. A vitamina D requer banho de sol em horários adequados para que sua produção seja efetiva, pois através dos alimentos não conseguimos atingir o consumo ideal dessa vitamina para o cabelo. Muitas vezes requer a suplementação quando não é possível a exposição ao sol de maneira saudável.

Os vegetais alaranjados e verde escuros, assim como, gema e leite, podem suprir as necessidades de vitamina A para a saúde das células!

Vitamina E

A vitamina E  desempenha diversas funções antioxidantes nas membranas das células e contribui para a qualidade, estrutura e age como protetor da pele e fios capilares. É possível encontrar doses adequadas da vitamina no abacate, oleaginosas, como as castanhas, e no azeite de oliva.

Tanto a deficiência, como o excesso no consumo e ou suplementação de vitaminas A, D e E, podem prejudicar a beleza e saúde da pele, assim como, no crescimento dos fios.

Para que possamos ter a tão desejada beleza dos cabelos e pele, necessitamos ofertar vitaminas e outros nutrientes essenciais para nutrição de células e estruturas que compõem os fios, pele e seu metabolismo tão integrado e complexo. Uma nutrição variada rica em antioxidantes, proteínas e vitaminas e minerais essenciais, é indispensável para a beleza com saúde que repercutirá no viço, firmeza e qualidade.

Nutrir as células é o primeiro passo para saúde e beleza de dentro para fora.

Que possamos nutrir bons hábitos na nossa rotina diária!

Boa saúde

Abraços

Carla Cotta

A nutricionista Carla Cotta é graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui 15 anos de prática clínica. É especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia e Plantas Medicinais. Desde 2006, atua como consultora de nutrição corporativa e de formulações farmacêuticas.
Recentemente, lançou dois livros sobre nutrição e saúde para leigos (Nutrir para Emagrecer de Verdade e Receitas Para Nutrir e Emagrecer de Verdade e outros).Acompanhe a Carla nas redes sociais: Instagram