BLOG DA VIZCAYA / Expert  / Selo Cruelty Free: o que significa e qual a sua importância?
18 mar

Selo Cruelty Free: o que significa e qual a sua importância?

Selo Cruelty Free

No dia 14 de março é comemorado o Dia Nacional dos Animais. E que maneira melhor de celebrar esta data do que se aliando à causa de proteção animal? Pequenas escolhas do dia a dia tem o poder de mudar indústrias! Uma pequena mudança de comportamento é dar prioridade a produtos com o Selo Cruelty Free em suas embalagens. Abaixo, te contamos qual o significado do Selo Cruelty Free e por quê é uma boa ideia escolher cosméticos com esse símbolo em suas embalagens:

 

Qual o significado do Selo Cruelty Free?

Produtos com o Selo Cruelty Free em seus rótulos não contêm fórmulas testadas em animais e nem ingredientes de fornecedores que fazem esse tipo de teste. O termo em inglês “cruelty free”, aliás, pode ser traduzido como “livre de crueldade”. O Selo é uma maneira de diferenciar produtos e empresas com preocupação ambiental. Essa diferenciação também reforça a causa de proteção animal e auxilia o consumidor a fazer escolhas mais conscientes.

 

Por que o coelho representa o Selo Cruelty Free?

O coelho é o animal escolhido para representar o Selo Cruelty Free porque é um dos animais mais utilizados na como cobaia na indústria farmacêutica e de cosméticos. Por isso, para identificar produtos com fórmulas livres de testes em animais, é só procurar o selo do movimento com o coelho desenhado nos rótulos e embalagens dos cosméticos.

 

Cosméticos green: quais as diferenças entre os principais termos?

Entender os novos termos que diferenciam os cosméticos green pode ser uma tarefa complicada. Afinal, são inúmeras expressões que tem ganhado os rótulos dos produtos. Não sabe qual a diferença entre cosméticos veganos, naturais, orgânicos e cruelty free? Enquanto os cosméticos orgânicos são produzidos a partir da agricultura sustentável e sem o uso de pesticidas, os cosméticos naturais não contém substâncias tóxicas e aditivos químicos em suas formulações. Os cosméticos veganos, por sua vez, recebem esse título quando não possuem ingredientes de origem animal em suas composições, como leite e mel.

 

Quer uma boa notícia? Todos os produtos Vizcaya são livres de crueldade animal – ou seja, são produtos cruelty free. A linha Botanique, além de cruelty free, também é vegana. Isso significa que os produtos Botanique não têm fórmula testada em animais e também não possuem nenhum tipo de matéria prima de origem animal em suas fórmulas.