BLOG DA VIZCAYA / Expert  / Como obter mais resultados em sua vida profissional
19 ago

Como obter mais resultados em sua vida profissional

Oi, cara leitora! Acredito que ainda não tivemos o prazer de nos conhecer, não é mesmo? Como vamos passar um tempo por aqui falando sobre a minha vida profissional, creio que é importante que você saiba quem eu sou. Me chamo Luana Marinosse Franzoi, tenho 30 anos, casada com um homem incrível e mãe do Raphaello, o gato mais fofo que você irá ver na sua vida, e não é aqueles papinhos de mãe de pet não, viu? Haha…

Sou formada em Design de moda com pós-graduação em Gestão de Moda e Negócios, Marketing e Branding. Trabalho com moda há 14 anos e durante todos esses anos eu tive a oportunidade de aprender teórica e empiricamente sobre várias facetas desse mundo. Já trabalhei como designer, coordenadora de marketing, visual merchandising e influenciadora digital até me deparar com a consultoria de imagem e estilo.

Luana Marinosse

Reprodução via @luanamarinosse

Quando comecei a minha carreira, aos 16 anos dentro do universo da moda, foi algo desafiador. Sem muitas perspectivas visíveis “para os outros”, porque dentro de mim eu já tinha a plena convicção que o meu futuro seria brilhante, mas confesso que, por vezes, como as pessoas me viam e me julgavam, abalavam a minha segurança nos dias em que eu me encontrava mais frágil e, por vezes, já quis até desistir de tudo.

Para quem conhece o mundo da moda, pode imaginar como foi uma jovem sem experiência, sem faculdade, do interior, disputando pelo cargo de estilista em uma confecção com mais 400 funcionários, né? Se você nunca teve intimidade com esse mundo, o que posso compartilhar com você em um breve resumo é que esse é um universo bem competitivo. Bom, esse foi o meu primeiro grande desafio na minha vida profissional (e eu venci)!

Hoje, 14 anos depois, eu olho para trás e consigo simplificar em 2 palavras o que me fez chegar até aqui, uma profissional renomada, com credibilidade e autoridade dentro da área que atuo, posicionamento e intencionalidade.

Não sei se você já escutou a frase “finja até ser”,  foi nela que me agarrei durante muitos anos e até aqui ela funcionou muito bem. Me visualizar já sendo a profissional que eu acreditava que seria, me fez ter atitudes e fazer escolhas que me levaram para mais próximo disso se realizar. Me posicionar como essa mulher, me fez acessar lugares e pessoas que aceleraram o meu processo. Não que tenha sido rápido, como todo processo, evolução e transformação requer tempo, dedicação e conhecimento, comigo não foi diferente.

Parando para refletir um pouco, talvez o meu processo tenha sido um pouco mais longo por não ter a consciência e o conhecimento que tenho hoje durante todo o meu trajeto. Também nunca tive ninguém para me instruir ou me sugerir algum tipo de sugestão lá atrás. Pensar nisso, foi o que me motivou a vir até aqui hoje e apresentar para você os 4 passos que te fará obter mais resultados na sua vida profissional.

  • Lapide a sua imagem pessoal para obter sucesso na vida profissional

A sua imagem pode não definir quem você é, porém ela diz muito sobre você. Saiba que, querendo você ou não, as pessoas vão te julgar por sua aparência. Esse julgamento não é moral, mas instintivo e intuitivo, baseado nas nossas experiências de vida.

Em menos de três segundos, o nosso cérebro vê, julga e interpreta uma imagem, e esse julgamento funciona como um filtro onde aquela pessoa, de maneira inconsciente, vai interpretar o que você está comunicando para ela. Por exemplo: se você é uma profissional de confiança ou não.

Luana Marinosse

Reprodução via @luanamarinosse

  • Finja até ser

Certamente você sabe onde quer chegar e o profissional que quer ser um dia, correto? Se você ainda não parou para pensar sobre isso, essa é uma boa oportunidade. Agora se questione, como é a atitude dessa pessoa? Como é o posicionamento dela? Como essa pessoa se veste?

Se posicionar como se você já fosse essa pessoa te faz ir para um lugar mais próximo da realização desse objetivo. Esse simples comportamento vai fazer você acreditar mais em si mesma e as pessoas ao seu redor também serão contaminadas por isso e passarão a te enxergar como se você estivesse lá.

  • Busque por autoconhecimento

Conhecer a si mesma te levará mais clareza a respeito da sua verdadeira identidade. Compreender mais a fundo sobre as suas características físicas te fará enxergar o quão incrível você é. Saber quem você é vai diminuir as suas comparações e elevar a sua autoconfiança. Sem contar que você se enxergará merecedora de alcançar todos os seus objetivos pessoais e profissionais.

  • Seja autêntica

Utilize os aspectos da sua personalidade, seus pontos fortes e seus dons para criar uma imagem pessoal diferenciada. A autenticidade é algo cativante que instiga a aproximação e a identificação de pessoas. Esse é o caminho mais rápido para você se tornar uma profissional de destaque.

  • Se posicione

Não basta apenas ser, você precisa mostrar que é! Você pode até ser a melhor opção para aquele cliente que está em dúvida se escolhe você ou seu concorrente. Porém, se a sua imagem não diz que você é o profissional de valor que acredita ser, ele possivelmente escolherá quem mostrar isso para ele. Alinhe a sua imagem pessoal por completo: vestimentas, tom de voz, gestos, postura e se posicione de maneira estratégica para que as outras pessoas tenham a consciência de quem, de fato, você é e do que é capaz de fazer.

Uma outra dica é você se questionar: Como eu me vejo hoje? Como eu gostaria de me ver daqui para frente? Como eu gostaria que as pessoas me enxergassem? Agora analise o que a sua imagem, hoje, está falando sobre você. Para aprender a se vestir de maneira mais intencional e estratégica (e ser um profissional de destaque no seu nicho de atuação) eu te convido a me seguir no Instagram para aprender mais comigo.

@luanamarinosse

Luana Marinosse, uma consultora de imagem, formada em Design de moda com pós graduação em Gestão de Moda e Negócios, Marketing e Branding, e verdadeira amante do mundo da moda!

Há 14 anos se dedica ao universo fashion e já atuou como designer, coordenadora de marketing, visual merchandising, influenciadora digital e atualmente a consultoria de imagem e estilo.

No Instagram, Luana continua sua jornada nas redes sociais com conteúdos sobre linguagem visual, corporal e estratégias
e dicas de moda e estilo.

Acompanhe a Luana nas redes sociais:

Instagram