BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Umectação noturna: guia com passo a passo para fazer em casa
9 nov

Umectação noturna: guia com passo a passo para fazer em casa

Imagina desfrutar de um sono tranquilo e acordar com cabelos incrivelmente hidratados, nutridos e cheios de vitalidade? Pois bem, esse tratamento é real e é chamado de umectação noturna. 

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a umectação capilar, certo? No entanto, a umectação noturna é uma abordagem intensa desse tratamento, especialmente indicada para revitalizar cabelos que estejam ressecados, fracos e sem vida.

Nós da Vizcaya vamos compartilhar com você um guia passo a passo para fazer esse tipo de umectação sem erros. Confira a seguir!

O que é umectação noturna?

A técnica de umectação noturna é voltada para o cuidado dos cabelos, e é especialmente benéfica para aqueles fios que sofrem com o ressecamento, como cabelos cacheados e crespos.

Além deles, os fios que sofreram danos por conta de agentes externos, coloração, alisamentos e fontes de calor, também podem se beneficiar dessa técnica capilar.

Estamos falando daqueles cabelos mais ressecados, propensos a embaraçar, com pouca definição, muito frizz e uma aparência opaca e sem vida.

A umectação capilar noturna se apresenta como uma solução para combater esses problemas, restaurando a umidade que os fios perdem ao longo do dia.

Sendo assim, o tratamento acontece no período do sono, enquanto você dorme, os produtos para a umectação noturna fazem o trabalho para você.

Benefícios da umectação noturna

Ao restabelecer os níveis adequados de umidade, os cabelos depois da umectação noturna ganham um brilho notável e se tornam mais fáceis de pentear.

Mas os benefícios da umectação noturna não param por aí! Saiba o que mais essa técnica pode fazer pela sua saúde capilar:

  • Combate o ressecamento: a técnica ajuda a combater eficazmente o ressecamento, tornando os cabelos mais hidratados e saudáveis.
  • Sela as cutículas capilares: preserva a hidratação natural dos fios e proporciona proteção contra danos.
  • Reduz o frizz: ao manter os cabelos bem hidratados, a umectação noturna ajuda a reduzir o frizz e a manter os fios mais disciplinados.
  • Repõe nutrientes essenciais: a técnica fornece aos cabelos os nutrientes de que precisam para manter uma aparência saudável.
  • Previne a quebra dos fios: a reposição de umidade e nutrientes essenciais torna os cabelos mais resistentes à quebra capilar.
  • Diminui o ressecamento: ao equilibrar os níveis de umidade, a umectação noturna diminui significativamente o ressecamento dos cabelos.
  • Custo acessível e otimização de tempo: é uma opção acessível e que não exige muito tempo, podendo ser facilmente incorporada à rotina de cuidados com os cabelos.
  • Indicada para todos os tipos de cabelo: a umectação noturna é adequada para uma ampla gama de tipos de cabelo, desde os crespos até os lisos, independente do comprimento ou da textura, e funciona igualmente bem em cabelos secos ou oleosos.

👉 Aprenda como hidratar o cabelo ressecado!

Quais os melhores óleos para umectação noturna?

Na prática da umectação noturna, uma variedade de óleos vegetais pode ser explorada, cada um trazendo suas próprias propriedades e benefícios. Abaixo, apresento alguns desses óleos mencionados na pesquisa, com suas indicações e características:

Óleo de Girassol

Esse óleo é leve e possui uma riqueza de vitamina E, tornando-o um aliado para nutrir e hidratar os fios. É especialmente recomendado para cabelos secos e danificados.

mulher cuidando do cabelo para ilustrar matéria sobre óleo de rosa mosqueta para cabelo

Óleo de Linhaça

Rico em ômega 3 e antioxidantes, o óleo de linhaça é excelente para nutrir e fortalecer os cabelos. Ele é indicado para cabelos secos e danificados.

Óleo de Coco

Um dos óleos mais populares para a umectação noturna, o óleo de coco é conhecido por seus ácidos graxos e vitaminas que proporcionam nutrição e hidratação aos fios. É versátil e adequado para todos os tipos de cabelo, com destaque para cabelos secos e danificados.

Óleo de Abacate

Rico em vitaminas A, D e E, bem como ácidos graxos essenciais, o óleo de abacate é um aliado poderoso para nutrir e hidratar os cabelos. Ele é particularmente indicado para cabelos secos e danificados.

👉 Aprenda como usar e quais os benefícios da vitamina E!

Óleo de Argan 

Esse óleo de Argan é rico em antioxidantes e ácidos graxos, o que o torna um excelente protetor dos fios contra danos externos. É uma escolha ideal para cabelos secos e danificados.

Óleo de Macadâmia

Com sua riqueza em ácidos graxos, antioxidantes e vitamina E, o óleo de macadâmia é uma opção que proporciona nutrição e hidratação aos cabelos. É indicado para cabelos secos e danificados.

Óleo de Oliva

Esse óleo é rico em vitamina E e antioxidantes, sendo eficaz para nutrir e hidratar os fios. Ele é uma excelente escolha para cabelos secos e danificados.

Nossa sugestão de produto para realizar uma umectação noturna é o Sérum Capilar Essence Care da Vizcaya, enriquecido com uma combinação de sete óleos vegetais, ômegas 3, 6 e 9, além de vitamina E.

Os principais ativos desse produto são Óleo de Girassol, Linhaça, Coco, Abacate, Argan, Macadâmia e Oliva. Esses óleos desempenham um papel fundamental ao nutrir profundamente os fios, mantendo-os saudáveis e com um brilho radiante.

Passo a passo da umectação noturna

O procedimento em si é bastante simples de realizar, não exigindo uma grande variedade de produtos ou técnicas complexas. Veja o passo a passo para fazer em casa sem erro:

Passo 1: preparar os fios

Para realizar a umectação noturna, não é necessário que seus cabelos estejam recém-lavados. A etapa de limpeza virá posteriormente, após a umectação.

No entanto, é crucial que seus fios estejam secos, pois a presença de água pode impedir a absorção adequada do óleo.

Passo 2: separar os cabelos em mechas

Comece dividindo seus cabelos em seções para facilitar a aplicação do óleo.

Passo 3: aplicar o óleo vegetal escolhido

Utilizando as mãos, aplique o óleo vegetal escolhido ou o Sérum Capilar Essence Care da Vizcaya em cada mecha de cabelo, massageando delicadamente.

Uma dica útil é desembaraçar os fios levemente com os dedos para assegurar que cada mecha esteja completamente envolvida pelo óleo.

Passo 4: prender os fios

Prenda seus fios ou utilize uma touca de banho para evitar que o óleo escorra pelo pescoço, travesseiro ou roupas durante a noite.

Passo 5: dormir tranquilamente

Agora, deixe o óleo vegetal agir nos fios enquanto você dorme. Durante a noite, os óleos irão penetrar profundamente nos cabelos, proporcionando benefícios de hidratação e nutrição.

Passo 6: lavar pela manhã 

Ao acordar, você pode remover o óleo vegetal durante a lavagem dos cabelos de acordo com sua rotina habitual.

Agora que você sabe que a umectação noturna pode beneficiar todos os tipos de cabelos que sofrem com o ressecamento, então conte com os produtos da Vizcaya para dar mais vida e brilho para os seus fios!