BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Tipos de pele: como cuidar da pele normal, seca, oleosa e mista
25 out

Tipos de pele: como cuidar da pele normal, seca, oleosa e mista

três mulheres com tons de pele diferentes para ilustrar matéria sobre tipos de pele

É comum que muitas pessoas enfrentem desafios para entender os tipos de pele e saber qual é o seu. No entanto, essa informação pode ajudar na escolha dos produtos ideais que atendem às necessidades da pele sem causar efeitos indesejados.

Por isso, nós da Vizcaya mostraremos os diferentes tipos de pele, entender suas características e descobrir quais os cuidados e produtos mais adequados para cada um deles. Confira a seguir!

Diferença entre “tipos de pele” e “estado da pele”

Antes de detalhar os tipos de pele e suas características, é fundamental esclarecer uma confusão comum entre “tipo de pele” e “estado da pele”, dois termos diferentes.

O tipo de pele é uma característica que permanece constante ao longo da vida. Por outro lado, o estado da pele pode variar e representar uma condição temporária, influenciada por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos, como poluição, condições climáticas, hormônios e uso de medicamentos.

Quais são os tipos de pele?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem 4 tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. A maioria das características da nossa pele está no nosso DNA. Confira cada um dos tipos de pele:

1. Pele normal

A pele normal tem uma textura suave, produz gordura na medida certa, não fica nem muito brilhante, nem ressecada. Geralmente, os poros são pequenos e discretos, e a pele tem um brilho natural bem equilibrado.

2. Pele seca

A pele seca é tipo o oposto da pele normal. Ela sofre com a perda excessiva de água, o que faz com que os poros fiquem menos visíveis, a pele perde o brilho e fica mais propensa a descamação e vermelhidão. Pode até ter umas linhas finas e fissuras. 

Os maiores causadores desse tipo de pele são fatores genéticos, hormônios e também o clima seco e frio. Ah, os banhos longos e quentes também não ajudam, viu?

👉 Como cuidar da pele seca no inverno?

3. Pele oleosa

Para quem tem a pele oleosa, o brilho é um fator que pode incomodar. Isso acontece porque ela produz mais sebo do que o necessário, fazendo com que a pele fique mais grossa. 

Genética, hormônios, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em comidas gordurosas podem contribuir para o brilho. Normalmente, os poros são mais visíveis e, infelizmente, há uma maior propensão a cravos, espinhas e acne.

4. Pele mista

A pele mista é tipo a maioria de nós. Ela é oleosa na famosa “zona T” (testa, nariz e queixo), onde os poros são mais aparentes e os temidos cravos e espinhas podem aparecer. 

Mas, nas bochechas e nas extremidades, ela tende a ser mais seca. É como se fosse o meio-termo, com um pouquinho de tudo.

Como descobrir qual o meu tipo de pele?

Descobrir o seu tipo de pele é um passo fundamental para acertar na escolha dos produtos e estabelecer uma rotina de cuidados que realmente funcione. Mas como você faz isso? 

Para identificar qual é o seu, você só precisa ficar de olho nas características específicas dos tipos de pele citadas acima. Aquela que tem mais a ver com a sua pele, então, provavelmente, você descobriu qual o seu tipo de pele.

Se mesmo depois disso você ainda tiver dúvidas sobre, o melhor é ir ao dermatologista. Esses profissionais conseguem avaliar a sua pele bem a fundo e indicar os produtos mais acertados para cuidar do excesso de oleosidade, garantir hidratação e deixar a pele linda e saudável.

Ah, e não importa qual seja o seu tipo de pele, o segredo é escolher os produtos certos e seguir uma rotina de cuidados que inclua limpeza, hidratação e proteção solar. Com isso, você terá uma pele radiante, saudável e linda! 

👉 Cronograma corporal: entenda como funciona e como fazer em casa!

Como cuidar de cada tipo de pele?

Identificou qual o seu tipo de pele? Então está na hora de saber como cuidar de cada uma delas. Confira a seguir:

Cuidados com a pele normal

A pele normal é o sonho de consumo de muita gente, né? Ela é aquela que não tem oleosidade excessiva, nem ressecamento, e tem uma textura macia e uniforme. Mas, mesmo assim, ela precisa de cuidados para se manter saudável e bonita.

O mais importante é manter uma rotina de limpeza, hidratação e proteção solar. A limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com produtos específicos para pele normal. 

A hidratação deve ser feita com produtos leves, que não deixem a pele oleosa. E o protetor solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo em dias nublados.

Cuidados com a pele seca

A pele seca é aquela que tem falta de oleosidade, o que pode deixar a pele áspera, descamada e com aspecto sem vida. 

É possível observar o ressecamento em áreas específicas do corpo, como pés, mãos, cotovelos e joelhos. Para restaurar a maciez e a beleza da pele seca, é recomendável utilizar hidratantes mais potentes.

Uma excelente sugestão é o Kit Triplo de Hidratantes Corporais Sensations Collection da Vizcaya, enriquecidos com a exclusiva água termal, repleta de minerais e antioxidantes, proporcionando rápida absorção e uma sensação leve e sedosa na pele.

Cuidados com a pele oleosa

A pele oleosa é aquela que tem excesso de oleosidade, o que pode deixar a pele com aspecto brilhoso, poros abertos e acne. Para cuidar desse tipo de pele, é importante controlar a produção de oleosidade.

Os produtos para pele oleosa devem ser escolhidos com cuidado, pois alguns produtos podem ressecar demais a pele e causar o efeito rebote, aumentando a produção de oleosidade.

Além da limpeza, hidratação e proteção solar, é importante evitar alimentos gordurosos e açúcar, que podem piorar a oleosidade da pele.

Cuidados com a pele mista

A pele mista é aquela que tem oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas outras áreas. Para cuidar desse tipo de pele, é importante usar produtos específicos para pele mista.

Os produtos para pele mista devem ser leves e de rápida absorção, para não deixar a pele oleosa nas áreas que já são oleosas.

Além da limpeza, hidratação e proteção solar, é importante evitar exposição prolongada ao sol.

Agora você sabe quais são os principais tipos de pele. Se identificou com algum? Então use os hidratantes corporais da Vizcaya no seu dia a dia para ter uma pele mais saudável e macia!