BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Tipos de cabelo: saiba quais são e como cuidar de cada um deles
5 jan

Tipos de cabelo: saiba quais são e como cuidar de cada um deles

tipos de cabelo

Os tipos de cabelo são classificados em 4 categorias principais: liso, ondulado, cacheado e crespo. Cada categoria pode apresentar variações, dependendo da espessura do fio e da curvatura. É comum ter um tipo de cabelo predominante, mas muitas pessoas podem ter mais de um tipo de fio, já que o cabelo pode mudar ao crescer.

Entender seu tipo de cabelo é fundamental para escolher os melhores tratamentos. Se você quer descobrir qual é o seu tipo de fio, nós da Vizcaya tiraremos todas as dúvidas!

Principais tipos de cabelo

Os tipos de cabelo são classificados de acordo com o sistema criado pelo cabeleireiro Andre Walker, divididos de 1 a 4, com subdivisões que descrevem diferentes texturas baseadas na curvatura e na espessura dos fios. Saiba mais sobre cada um deles, abaixo:

Cabelos lisos

Os cabelos lisos são os mais comuns, e têm uma curvatura muito suave. Eles podem ser finos ou grossos, e são geralmente fáceis de cuidar. São subdivididos em:

  • Tipo 1A: fios finos e escorridos, propensos a nós.
  • Tipo 1B: mistura de fios finos e encorpados, mais maleáveis.
  • Tipo 1C: textura grossa, pesada e difícil de modelar.

Cabelos ondulados

Os cabelos ondulados têm uma curvatura mais acentuada do que os cabelos lisos, mas ainda são relativamente lisos. Eles podem ser finos ou grossos, e geralmente têm mais volume do que os cabelos lisos. As subdivisões são:

  • Tipo 2A: levemente ondulados, com textura fina e tendência à oleosidade.
  • Tipo 2B: ondas mais fechadas, com frizz e curvatura mais pronunciada.
  • Tipo 2C: fios grossos, curvatura mais fechada e com mais volume.

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados têm uma curvatura mais acentuada do que os cabelos ondulados, e são geralmente mais volumosos. Eles podem ser finos ou grossos, e podem ter diferentes níveis de definição. São subdivididos em:

  • Tipo 3A: cachos soltos e abertos, com movimento e definição mediana.
  • Tipo 3B: cachos mais fechados e volumosos, propensos ao ressecamento.
  • Tipo 3C: cachos bem definidos e mais fechados, fios mais finos.

Cabelos crespos

Os cabelos crespos têm uma curvatura muito acentuada, e são geralmente mais volumosos e secos do que os outros tipos de cabelo. Eles podem ser finos ou grossos, e podem ter diferentes níveis de definição. As subdivisões são:

  • Tipo 4A: cachos mantidos mesmo quando molhados, mais volumosos desde a raiz.
  • Tipo 4B: cachos menores em formato de “zigue-zague”, com alta densidade.
  • Tipo 4C: fios mais finos, frágeis, com menos definição e mais volume.

Como cuidar de cada tipo de cabelo

É importante conhecer o seu tipo de cabelo para poder cuidar dele da melhor forma possível. Por isso, trouxemos dicas fáceis para começar a colocar em prática já. Confira:

tipos de cabelo

Reprodução: Pinterest

Como cuidar dos cabelos lisos?

Para cuidar dos cabelos lisos, manter uma rotina de lavagem em dias alternados pode ajudar a controlar a oleosidade. Opte por shampoos purificantes que ajudem nesse controle. 

Experimente o Shampoo Deep Cleansing da Vizcaya, um produto antirresíduos que oferece um autêntico detox capilar, eliminando as impurezas acumuladas nos fios sem agredi-los.

Quanto ao condicionador e à máscara, observe as necessidades específicas dos seus cabelos fora do banho. Enquanto a hidratação é essencial, se você usa muitos acessórios térmicos ou faz procedimentos químicos, pode ser necessário buscar por nutrição ou reconstrução para manter a saúde dos fios.

👉Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer em casa!

tipos de cabelo

Reprodução: Pinterest

Como cuidar dos cabelos ondulados?

Para cuidar dos cabelos ondulados, os tipos 2A e 2B podem seguir um tratamento similar ao dos cabelos lisos, focando na hidratação adequada. 

Esse tipo de cabelo tem uma raiz oleosa e pontas secas, e também busca definição. A sugestão ideal é combinar um shampoo para controle da oleosidade com um condicionador e finalizador hidratantes e modeladores. 

Nossa dica é o Condicionador Botanique Cabelos Oleosos da Vizcaya, que possui sua fórmula enriquecida com extratos de alecrim e pimenta, regulando a oleosidade do couro cabeludo, deixando os cabelos leves, com movimento e livres da oleosidade indesejada.

tipos de cabelo

Reprodução: Pinterest

Como cuidar dos cabelos cacheados?

Os cabelos cacheados precisam de produtos que proporcionem definição aos cachos e uma hidratação intensa, reduzindo o frizz e a opacidade. 

O recomendado é lavar os cabelos duas vezes por semana, já que são naturalmente mais ressecados, utilizando produtos hidratantes para controlar o frizz. Especialmente para os cachos, escolher linhas específicas é fundamental. 

👉 5 mitos e verdades sobre o frizz e como acabar de vez com o problema!

tipos de cabelo

Reprodução: Pinterest

Como cuidar dos cabelos crespos?

Considerando que os fios crespos são naturalmente mais secos, escolha produtos que ofereçam hidratação, deixando-os mais leves e volumosos. Afinal, a hidratação e o uso de finalizadores e leave-ins são essenciais para proteger os fios no dia a dia.

Que tal usar o Leave In Multi Frizz Control da Vizcaya que reúne os incríveis óleos de Pequi e Ojon, junto ao D-Pantenol, proporcionando hidratação, reparação e nutrição aos fios? Com o exclusivo Complexo Active Control, que inclui Óleo de Jojoba, oferece até 72 horas de proteção anti-frizz e protege os fios da umidade.  

Além dos produtos específicos, é fundamental cuidar adequadamente dos cabelos crespos durante a rotina de haircare. Evitar lavagens diárias ajuda a prevenir o ressecamento, e usar acessórios como touca de cetim durante o sono pode minimizar o frizz.

Cronograma capilar para cada tipo de fio

Assim como os produtos e cuidados são específicos para cada um dos tipos de cabelo, selecionamos os melhores cronogramas capilares para cada tipo de fio. Veja:

Cronograma capilar para cabelos lisos

  • Hidratação: uma vez por semana com máscara de hidratação.
  • Nutrição: mensalmente com máscara nutritiva.
  • Reconstrução: a cada 2 meses com máscara reconstrutora.

Cronograma capilar para cabelos ondulados

  • Hidratação: 2 vezes por semana com máscara hidratante.
  • Nutrição: mensalmente com máscara nutritiva.
  • Reconstrução: A cada 2 meses com máscara reconstrutora.

Cronograma capilar para cabelos cacheados

  • Hidratação: 3 vezes por semana com máscara hidratante.
  • Nutrição: 2 vezes por mês com máscara nutritiva.
  • Reconstrução: mensalmente com máscara reconstrutora.

Cronograma capilar para cabelos crespos

  • Hidratação: 4 vezes por semana com máscara hidratante.
  • Nutrição: 3 vezes por mês com máscara nutritiva.
  • Reconstrução: a cada 15 dias com máscara reconstrutora.

Agora você sabe os tipos de cabelo que existem e qual é o seu tipo de fio. Nós da Vizcaya temos diversas linhas de produtos para cuidados capilares que oferecem vários benefícios. Com certeza temos um produto para o seu cabelo!