BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Técnicas  / Notas olfativas de perfume: o que são e como reconhecê-las?
4 jan

Notas olfativas de perfume: o que são e como reconhecê-las?

notas olfativas

As notas olfativas são o segredo para as sensações que os perfumes podem transmitir. Elas podem ser quentes e até nos remeter a outros sentidos do corpo humano, como tato e paladar. Os perfumes Gourmand, por exemplo, tem uma relação direta com os alimentos: eles contém notas olfativas que lembram sobremesas, como caramelo, chocolate e baunilha. Alguns outros perfumes nos lembram tecidos como linho e logo nos remetem ao toque. Outros, são frescos e mais parecem um banho tomado! É por isso que um perfume pode ter cheiro de “poder” enquanto outro mais parece uma brisa fresca de verão. O segredo está na combinação de notas olfativas! Abaixo, aprenda como reconhecê-las:

 

O que são notas olfativas?

Um perfume pode ter mais de 100 notas olfativas. Por isso, a descrição do perfume costuma ressaltar apenas as mais importantes: aquelas que predominam na fragrância e se apresentam em diferentes ocasiões após a aplicação do perfume. Sim, as notas olfativas são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam

 

As notas olfativas estão dentro da pirâmide olfativa e são nomeadas como: notas de saída, as primeiras notas olfativas que evaporam; notas de corpo, que aparecem alguns minutos após a aplicação do perfume,  e notas de fundo, aquelas que se projetam por horas na pele. Ao entender que algumas notas olfativas são mais voláteis do que outras, fica claro o porquê alguns perfumes têm maior fixação. As notas verdes e cítricas, por exemplo, costumam ser mais voláteis do que as notas amadeiradas. Por isso, é comum que perfumes cítricos “durem menos” na pele do que perfumes amadeirados.

 

As notas olfativas podem ser frutais, picantes, cítricas, herbais, verdes, amadeiradas – e esses são apenas alguns exemplos! Elas também são importantes para entender o que são famílias olfativas e como os perfumes são classificados dentro do universo das famílias olfativas. Um perfume pode ser aquático mesmo contendo notas amadeiradas e florais, por exemplo. A família olfativa de um perfume apenas sugere quais as notas predominantes naquele perfume – e, claro, a sensação que ele transmite. 

 

O perfume Crazy Sensations Femme, por exemplo, personifica um lado sensual e feminino por meio da combinação das notas de coração (as florais Rosa, Jasmin e Tuberosa) e das notas de fundo (Musk, Cacau, Âmbar e Fava Tonka). Já o Crazy Sensations Homme é um perfume Fougère, marcante e que proporciona a sensação de limpeza e frescor, por meio da combinação das notas de coração (Elemi, Cedro, Vetiver, Lavanda e Pimenta Rosa) e fundo (Musk, Patchouli, Labdanum e Musgo de Carvalho). 

 

Como identificar notas olfativas nas fragrâncias

Reconhecer as notas olfativas pode te ajudar a “dar blind” e comprar perfumes pela internet sem mesmo experimentá-los – e ainda acertar na compra! Isso porque ao identificar uma nota olfativa que você gosta, pode facilmente encontrar outros perfumes com notas parecidas e que transmitem a mesma sensação. 

 

Na hora de comprar um perfume, também é importante manter as expectativas alinhadas com o que ele oferece. Isso porque os perfumes são classificados de acordo com a concentração de essências e, consequentemente, tempo de fixação do produto na pele: Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne. Um Eau de Parfum certamente durará mais na pele do que um Eau de Cologne e, por ser mais concentrado, pode ser a melhor opção para os dias mais frios. 

 

Produtos Indicados

1- Fragrância VIP Sensations Homme 100ml

2- Fragrância VIP Sensations Femme 50ml

3- Crazy Sensations Homme 100ml

4- Fragrância Crazy Sensations Femme 50ml