BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Técnicas  / Efeito Build Up: o que é e como tratar os fios?
14 jan

Efeito Build Up: o que é e como tratar os fios?

efeito build up

Você já ouviu falar no Efeito Build Up? Em inglês, a expressão “build up” significa “acúmulo”. Por aí, você já tem uma pista do que essa nova expressão do mundo da beleza significa, certo? Se você é do time que acredita que quanto mais produtos de beleza usar melhor, saiba que nem sempre isso é verdade. E o esse efeito é a maior prova disso! Abaixo, te contamos tudo o que você precisa saber sobre esse temido efeito, quais malefícios ele traz para os cabelos e te ensinamos dicas práticas de como recuperar os fios em casa sem gastar muito. 

 

O que é o Efeito Build Up?

O Efeito Build Up consiste no acúmulo de resíduos na fibra capilar. Isso acontece pelo uso exagerado de finalizadores, como leave-ins e cremes para pentear, o mau enxágue dos cabelos no dia a dia após o uso de shampoos e condicionadores, e até o acúmulo de partículas de sujeira do meio ambiente, como poluição. 

 

Danos causados pelo Efeito Build Up

O Efeito Build Up pode deixar os cabelos com aparência pesada, como se estivessem sujos e sem vida. Os fios também podem ficar excessivamente oleosos. A longo prazo, o excesso de resíduos de poluição e produtos sobre a fibra capilar pode danificar os fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Pior: esse acúmulo pode causar a obstrução dos folículos capilares, prejudicando o crescimento dos cabelos e até ocasionando queda capilar. 

 

Na prática, o Efeito Build Up ainda evita que a ação de produtos como máscaras hidratantes aconteça, uma vez que ele funciona como uma película em volta da fibra capilar que impede que esses produtos ajam nos fios. Ou seja, toda a hidratação, nutrição ou reconstrução do cronograma capilar que você fizer nos cabelos atingidos por esse efeito será em vão! 

 

Efeito Build Up: como recuperar os fios

Para lidar com esse efeito, o primeiro passo é investir em um bom shampoo antirresíduos. Nossa dica? O Shampoo Deep Cleansing, de Vizcaya, é perfeito para esta tarefa! Com extrato de mirra e agentes desmineralizantes, esse shampoo tem uma ação especial, com propriedades adstringentes, antissépticas e desodorizantes, promovendo um verdadeiro detox capilar. 

Shampoo Vizcaya Deep Cleansing

Se o Efeito Build Up já contribuiu para o aparecimento de caspa no couro cabeludo, então alie o uso do Shampoo Deep Cleansing à argila para purificar o couro cabeludo.  O tratamento capilar pode ser feito em casa e apresenta inúmeros benefícios, como diminuição da oleosidade excessiva dos cabelos e estímulo do crescimento dos fios. Faça o tratamento a cada quinze dias até que os cabelos se recuperem completamente. Depois, o detox capilar pode ser feito nos cabelos saudáveis apenas uma vez por mês ou sempre que você sentir que os seus cabelos estão pesados e sem vida.