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12 out

Perfumes de A a Z: um dicionário com os 28 termos mais enigmáticos da perfumaria

perfumaria

Eau de Cologne, Eau de Parfum, Eau de Toilette… Quando o assunto é perfumaria, as nomenclaturas são tantas! Nas descrições dos perfumes, algumas expressões em inglês aparecem lado a lado de expressões em francês. Entendê-las faz toda a diferença na hora de comprar um perfume! Se você deseja comprar um perfume pela internet ou apenas quer se aprofundar no assunto, esse artigo é para você. Abaixo, te explicamos os significados dos termos mais comuns da perfumaria:

 Dicionário da Perfumaria

Acordes

Assim como as notas, os acordes são um termo extraído do universo musical para explicar a construção de um perfume. O agrupamento de duas ou mais notas olfativas formam o acorde olfativo.

 

Blind Buy

Como a própria expressão em inglês sugere, blind buy significa “compra cega”. Ou seja, consiste no ato de comprar um perfume sem experimentar a fragrância antes.

 

Body Splash

Também conhecido como splash desodorante colônia ou body spray, o body splash possui como uma de suas principais características ser utilizado logo após o banho e oferecer uma fragrância suave e fresca. É ideal para ser usado no dia a dia.

 

Decant

É uma quantidade fracionada do perfume. O pequeno frasco é perfeito para carregar o perfume sempre na bolsa, mas também pode ser usado como “prova” de um perfume.

 

Eau de Cologne (EDC)

A eau de cologne é uma fragrância com concentração de essência de entre 2 e 5%. O tempo de fixação é inferior quando comparado à EDP e à EDP: apenas 6 horas de duração.

 

Eau de Parfum (EDP)

A eau de parfum é a fragrância com maior concentração de essência do mercado – entre 15% a 25%. Por isso, também possui tempo de fixação superior, e pode durar de 8 a 10 horas na pele.

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Eau de Toilette (EDT)

Também conhecida como deocolônia, a eau de toilette possui entre 8% e 10% de essência, e tempo de fixação de até 8 horas.

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Essência

As essências são a base da perfumaria. São feitas à base de óleos essenciais que, quando combinados, se transformam em fragrâncias.

 

Família olfativa

É determinada pelas notas olfativas dominantes de uma fragrância. A família olfativa de um perfume pode ser floral, frutal ou gourmand, por exemplo.

 

Família olfativa floral

São fragrâncias cujas notas predominantes são notas de flores, como rosas, flor de laranjeira, flor de lótus e lily.

 

Família olfativa frutal

São fragrâncias cujas notas predominantes são notas de frutas, como pêssego e morango.

 

Família olfativa gourmand

São fragrâncias que são associadas à culinária e tem acordes que nos lembram sobremesas, como doces, balas e bolos. Trata-se da família olfativa mais nova e são uma grande tendência no mundo da perfumaria.

 

Família olfativa oriental

São fragrâncias, em sua maioria masculinas, com predominância de notas de ervas e madeiras. Evocam aromas ricos e apimentados. Exemplos de notas olfativas predominantes nesta família: âmbar, canela, resina e incenso.

 

Fixação

É o tempo que a fragrância dura na pele, mantendo o nível de projeção. A fixação varia de acordo com os tipos de perfume.

 

Layering

O layering de perfume, como a expressão em inglês sugere, consiste na sobreposição de fragrâncias com a intenção de criar um cheiro único. É uma arte que requer prática!

 

Maceração do perfume

É o período durante a produção de uma fragrância reservado para que os ingredientes se integrem – e, consequentemente, o odor do álcool desapareça. A maceração também pode ser feita em casa para obter uma fragrância mais forte ou com melhor fixação, por exemplo.

 

Nota olfativa

São os “ingredientes” olfativos que compõem uma fragrância. Um perfume pode ter mais de 150 notas olfativas diferentes. As notas olfativas podem ser divididas em três categorias, de acordo com a ordem que evaporam: notas de topo, notas de corpo e notas de fundo.

 

Nota de corpo

Podem ser sentidas alguns minutos depois de aplicar a fragrância na pele. Esse tipo de nota dá personalidade ao perfume e entre as notas de corpo mais comuns estão as notas florais.

 

Nota de fundo

São as notas olfativas que permanecem por mais tempo na pele. Costumam ser  notas mais intensas, como madeira e âmbar.

 

Nota de topo

São as primeiras notas olfativas a evaporarem. Elas têm menor peso molecular e por isso são mais voláteis. Geralmente, nesta categoria aparecem as notas cítricas.

 

Parfum

É uma fragrância com alta concentração de essência – de 20 a 40%. São fragrâncias mais fortes e com tempo de duração de até 12 horas.

 

Perfumaria artesanal

É um perfume feito em pequena escala a partir da mistura de essência e álcool de cereais. Óleos essenciais e óleos carreadores também podem ser usados na produção artesanal da fragrância.

 

Perfume assinatura

É o perfume escolhido para ser sua assinatura olfativa. O perfume pode te ajudar a transmitir traços de personalidade por meio de sua pirâmide olfativa.

Perfume compartilhável

Unissex ou genderless, é o tipo de perfume que pode ser usado por homens e mulheres – perfeito para um casal, por exemplo.

 

Perfume verde

São perfumes herbais, que têm notas olfativas de ervas. Entre as notas verdes mais comuns estão o alecrim, o bambu e o capim cidreira. As notas de chás e ervas, como o manjericão, também fazem parte de perfumes verdes.

 

Pirâmide olfativa

É uma maneira de destacar quais são as notas olfativas predominantes no topo, fundo e corpo da fragrância. Uma vez que um perfume pode conter mais de 150 notas olfativas diferentes, a pirâmide olfativa destaca quais são as notas mais importantes.

 

Projeção

É a intensidade do cheiro exalado pelo perfume.

 

Silagem

É o rastro do perfume que fica no ambiente depois que a pessoa passou.