BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Skincare no verão: 7 dicas para cuidar da pele na estação mais quente!
19 fev

Skincare no verão: 7 dicas para cuidar da pele na estação mais quente!

Com o verão, vem aquele sol escaldante que pede atenção redobrada aos cuidados com a pele. Pensando nisso, nós da Vizcaya explicaremos como manter uma rotina de skincare no verão para evitar problemas comuns da estação, como ressecamento, descamação e manchas na pele. 

Com nossas dicas práticas, você estará preparada para aproveitar o melhor dessa estação sem comprometer a saúde da sua pele. Confira abaixo!

O que é skincare no verão?

A rotina de skincare no verão é essencial para proteger a pele dos efeitos negativos causados pelo sol, ondas de calor e ar seco típicos dessa estação. 

Os impactos podem variar desde manchas, acne e ressecamento até queimaduras solares ou doenças mais graves

Portanto, é necessário adotar cuidados especiais durante o verão para preservar a saúde da pele e garantir mais proteção à nossa epiderme.

Efeitos negativos na pele causados pelo verão 

Com o aumento das temperaturas e o calor intenso característicos do verão, diversos problemas de pele podem surgir ou ser agravados. 

Um dos principais desafios é o aparecimento das manchas na pele, que tende a se intensificar devido à maior exposição solar durante essa estação. 

Isso resulta no agravamento de casos de melasmas, queimaduras solares e até mesmo câncer de pele.

A acne solar também se destaca como um problema cutâneo agravado durante o verão, assim como o aumento da sensibilidade da pele, das alergias e irritações. 

Nesse sentido, é importante adotar uma rotina de cuidados que inclua passos essenciais como limpeza, hidratação e proteção solar. 

👉 Campanha alerta sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele!

Como fazer skincare no verão?

Os cuidados especiais da skincare de verão contribuem para nutrir e fortalecer a barreira protetora da pele, prevenindo assim diversos problemas que podem surgir nessa estação. Saiba o que precisa ser feito:

1. Limpeza

Para manter sua pele radiante durante o verão, a limpeza adequada desempenha um papel importante. Comece lavando o rosto com um sabonete suave, eliminando o excesso de oleosidade e suor acumulados ao longo do dia. 

A escolha do sabonete é essencial, portanto, opte por um formulado especificamente para o seu tipo de pele, evitando ingredientes agressivos que possam ressecar.

Não subestime a importância dessa etapa, pois não apenas limpa, mas também prepara a pele, removendo impurezas que poderiam interferir nos passos seguintes. Uma limpeza adequada é a base para uma rotina de cuidados com a pele eficaz no verão.

Reprodução: Pinterest

2. Água fria

Durante o banho ou quando for realizar sua skincare no verão, prefira água fria ou morna para lavar o rosto. 

Após, aplique água micelar para uma limpeza mais profunda. Essa sequência é essencial para remover sujeira, resíduos de produtos como filtro solar e resquícios de maquiagem, além de eliminar células mortas.

3. Tonificação 

Um dos cuidados especiais para sua rotina de skincare no verão é a tonificação. Utilize um tônico projetado para equilibrar o pH da sua pele, preparando-a para os próximos passos do cuidado diário. 

Além de harmonizar o pH, o tônico ajuda na remoção de impurezas persistentes, mesmo após a fase de limpeza e da água micelar.

É importante escolher um tônico adequado ao seu tipo de pele, aproveitando os benefícios específicos que ele oferece. 

Esse passo é essencial para normalizar o pH cutâneo, que pode ter sido afetado pelo sabonete ou outros produtos de limpeza. Além disso, os tônicos auxiliam no fechamento dos poros, proporcionando uma textura mais uniforme à pele.

Nossa dica é a Água Termal Skin Essence Care da Vizcaya com ácido hialurônico que promove uma hidratação profunda e estimula a produção de colágeno, ajudando a devolver o tônus natural da pele.

4. Antioxidantes

No verão, é preciso ficar atento aos efeitos envelhecedores do sol em nossa pele. Para isso, os antioxidantes, verdadeiros protetores da pele, neutralizam os radicais livres, conhecidos por causarem danos celulares que podem resultar em rugas e linhas de expressão.

Portanto, para combater esses radicais livres, você pode recorrer aos séruns, verdadeiros guerreiros na defesa cutânea. É nesse passo que entra a importância dos antioxidantes, como a vitamina C e a niacinamida.

👉 Vitamina C: o que é, benefícios e como usar no cabelo!

5. Hidratação

O intenso calor do verão, enquanto nos presenteia com dias de praia e piscina, também nos desafia ao causar perda da umidade natural, resultando em uma pele sensível e ressecada. 

Para reverter ou prevenir essa situação, investir na hidratação é fundamental para garantir um rosto radiante e saudável.

O cuidado é simples: integre à sua rotina de skincare no verão um hidratante facial leve, aplicando-o duas vezes ao dia. 

O momento da aplicação do hidratante é fundamental para hidratar a pele e prepará-la para as adversidades do dia. Escolha um produto adequado ao seu tipo de pele, aguarde alguns minutos para permitir sua absorção eficaz, sem interferir nos passos seguintes da sua rotina de cuidados.

Reprodução: Pinterest

6. Protetor solar facial

Após a etapa de hidratação, é hora de aplicar o seu escudo contra os raios solares. Escolha um protetor solar facial compatível com o seu tipo de pele, sempre com FPS acima de 30 para assegurar uma defesa eficaz. 

Opte por um protetor de amplo espectro, apropriado para a sua pele, e evite exposição direta ao sol durante as horas mais intensas. 

Não se esqueça de reaplicá-lo a cada duas horas, especialmente em dias de exposição prolongada ao sol, para garantir a proteção contínua da sua pele durante o verão.

O protetor solar facial atua como uma barreira contra os raios UVA e UVB, conhecidos por causarem manchas, acelerarem o envelhecimento precoce e, em casos mais graves, contribuírem para o desenvolvimento de câncer de pele. 

7. Antes de dormir

Antes do descanso noturno, dedicar um tempo a skincare no verão com a pele pode fazer maravilhas para repor os nutrientes perdidos ao longo do dia. 

Durante a noite, é o momento perfeito para apostar em ácidos e produtos rejuvenescedores. Incorpore um creme noturno em sua rotina antes de dormir, pois ele ajuda na reparação da pele, combatendo os danos causados pela exposição solar diurna. 

Vai seguir nossas dicas e incorporá-las na sua skincare no verão? Saiba que os produtos da Vizcaya são seus aliados contra os raios solares na proteção solar da pele e do cabelo!