BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Skincare no frio: 8 dicas de cuidado com a pele
8 abr

Skincare no frio: 8 dicas de cuidado com a pele

skincare no inverno

No inverno, nossa pele merece uma atenção especial. As baixas temperaturas, o vento frio e o ar seco podem causar estragos, deixando nossa pele opaca e suscetível a irritações como coceira, descamação e ressecamento. Por isso, é importante montar uma rotina de skincare no frio!

Nós da Vizcaya daremos algumas dicas de cuidados com a pele. Veja como é possível manter uma aparência radiante e saudável mesmo nos meses mais frios do ano. A seguir!

Como fica nossa pele no inverno?

Entender como nossa pele reage durante o inverno é fundamental antes de ajustar nossa rotina de skincare no frio. 

Isso porque as baixas temperaturas e a umidade reduzida do ar interferem no processo natural da pele, aumentando a perda de água por evaporação e levando a uma redução na hidratação, resultando em uma pele mais seca e vulnerável.

Além disso, durante o inverno, tendemos a não ingerir a quantidade de água necessária como no verão. Essa falta de ingestão de líquidos também afeta a hidratação da pele.

Se você é daquelas que adora um banho quente para se aquecer nos dias frios, é importante tomar cuidado. O uso constante de água quente pode remover a oleosidade natural da pele de forma mais agressiva.

👉 Skincare no verão: 7 dicas para cuidar da pele na estação mais quente!

Sintomas da pele ressecada no inverno

Sem dúvidas, sua pele precisa de skincare no frio, principalmente se ela apresentar os seguintes sintomas:

  • aparência sem vida e sem brilho;
  • descamação da pele, especialmente em áreas como nariz, queixo e testa;
  • sensação de aspereza, tornando a pele mais áspera ao toque;
  • coceira e propensão a alergias devido à desidratação;
  • aspecto esbranquiçado, que pode indicar desnaturação das proteínas da pele.

Como fazer skincare no frio? 8 dicas!

Veja quais são os principais cuidados de skincare no frio para prevenir o ressecamento e garantir uma pele macia, sedosa e saudável nesta época do ano. São eles:

1. Escolha um hidratante poderoso

Prefira um hidratante que contenha ingredientes nutritivos, como ceramidas e glicerina. Esses elementos auxiliam na retenção da umidade na pele e fortalecem sua barreira protetora natural.

Além disso, mergulhe na hidratação intensa de um hidratante rico em emolientes como manteiga de karité, óleo de coco e ceramidas. Sua pele se transformará com uma hidratação duradoura e maciez profunda.

2. Adicione o ácido hialurônico à sua rotina

Uma de suas principais funções do ácido hialurônico é manter a pele hidratada, conferindo-lhe uma aparência bonita e saudável.

Além disso, o ácido hialurônico de alto peso molecular cria uma camada protetora na superfície da pele, impedindo a perda de hidratação. Isso resulta em uma pele mais macia, suave e aveludada.

Incorporar esses produtos à sua rotina de skincare pode trazer benefícios significativos para a saúde e a beleza da sua pele.

skincare no inverno

Reprodução: Pinterest

3. Aplique um sérum hidratante

Além dos hidratantes, inclua um sérum hidratante em sua rotina de cuidados com a pele. Os soros têm texturas leves e concentradas, oferecendo um reforço adicional de hidratação.

Aplique o sérum sobre o rosto limpo e seco, antes de aplicar o hidratante. Massageie suavemente até que seja completamente absorvido pela pele.

Incorpore o sérum hidratante em sua rotina e desfrute de uma pele visivelmente mais hidratada, macia e com um brilho natural.

4. Use máscaras faciais

As máscaras faciais são excelentes para revitalizar, hidratar e dar mais luminosidade à pele. Você pode escolher entre máscaras de argila ou de outras bases, mas certifique-se de que elas contenham ativos adequados para o seu tipo de pele.

Para obter os melhores resultados, é recomendável esfoliar a pele antes de aplicar as máscaras. No entanto, tenha cuidado para não exagerar na frequência da esfoliação

Durante o inverno, é aconselhável diminuir a frequência para evitar comprometer a barreira natural de proteção da pele.

skincare no inverno

Reprodução: Pinterest

5. Conte com a água termal

A água termal oferece hidratação instantânea e ajuda a equilibrar o pH da pele. Apesar de muitas pessoas associarem esse produto com o verão, ele também deve ser usado nos dias frios.

Por isso, aplique a água termal duas vezes ao dia para manter a pele refrescada e hidratada.

Nossa dica é a Água Termal Essence Care da Vizcaya, formulada com minerais essenciais e ácido hialurônico, proporcionando uma experiência calmante e regeneradora para a sua pele. 

Suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes, revigorantes e regeneradoras contribuem para a saúde e vitalidade da pele. 

6. Não se esqueça dos lábios

Os lábios são igualmente afetados pelo ressecamento no inverno. Utilize um bálsamo labial e aplique-o regularmente para prevenir rachaduras e asperezas.

Passe o bálsamo labial várias vezes ao dia, especialmente após lavar o rosto, comer ou beber.

Além disso, aplique uma camada generosa de bálsamo labial antes de dormir para hidratar os lábios durante a noite.

7. Use proteção solar

Muitas pessoas pensam que a proteção solar é importante apenas no verão, mas isso é um equívoco. Mesmo nos meses mais frios, os raios solares podem afetar significativamente nossa pele. 

Portanto, inclua também o protetor solar no seu skincare no frio. Afinal, o protetor solar ajuda a proteger a pele do ressecamento, irritação e descamação.

Além disso, sabemos que raios UV causam rugas, linhas finas, manchas e outras marcas de envelhecimento. Portanto, use protetor solar o ano todo!

👉 Proteção UV: o que é, sua importância e produtos capilares!

8. Cuide da cabeça aos pés

Além do skincare no frio, cuide da pele da cabeça aos pés. Para áreas como braços, tronco e pernas, mais secas devido à menor quantidade de glândulas sebáceas, hidrate após o banho para maior absorção do hidratante.

Para joelhos e cotovelos naturalmente mais secos, hidrate várias vezes ao dia com produtos contendo óleos essenciais para proteção e nutrição.

E para evitar fissuras e aspereza nos pés, use hidratantes com ureia, criando uma camada protetora que mantém a pele hidratada.

Agora você sabe o que fazer para realizar sua skincare no frio. Lembre-se de usar os produtos da Vizcaya, já que temos opções para cuidar dos seus fios e também da sua pele!