BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Selênio: o que é e quais os benefícios para o cabelo
23 ago

Selênio: o que é e quais os benefícios para o cabelo

mulher aplicando um produto no cabelo para ilustrar matéria sobre selênio

Já ouviu falar sobre os benefícios do selênio para o nosso cabelo? Esse mineral, presente em abundância na camada externa do nosso planeta, desempenha um papel importante para a nossa saúde. O selênio também exerce influência ao nível celular, atuando como um agente anticoagulante e antioxidante

No entanto, você deve estar se perguntando: como tudo isso se relaciona com a saúde dos nossos cabelos? Para entender melhor, nós da Vizcaya contaremos tudo, a seguir! 

O que é selênio?

Vamos explorar o universo do selênio? Esse mineral desempenha um papel crucial com seu notável poder antioxidante, trabalhando incansavelmente para proteger nossas células dos radicais livres, aqueles elementos que podem oxidar e danificar as células. Já dá para perceber que ele é incrível, né?

Mas há mais! O selênio não para por aí, ele também se destaca ao fortalecer nosso sistema imunológico e contribuir para a prevenção de diversas doenças.

Agora, aqui está um fato interessante: a carência desse mineral pode gerar problemas de saúde consideráveis, como alterações neurológicas, questões cardiovasculares, reumatismo, artrite e problemas digestivos. 

E adivinha só? A queda de cabelo também entra nessa lista. Portanto, o selênio é realmente um aliado para nossa saúde, inclusive a saúde capilar!

Principais sintomas da falta de selênio

Quando há insuficiência de selênio no organismo, alguns sintomas podem se manifestar, atuando como alerta de identificação precoce e indicando a adoção de medidas para evitar a sua progressão. Saiba quais são eles: 

  • Queda de cabelo: a perda capilar pode indicar deficiência de selênio. Em casos avançados, a queda de pelos em todo o corpo pode ocorrer.
  • Redução da imunidade: a ausência de selênio enfraquece a imunidade, tornando o corpo mais suscetível a doenças virais, como resfriados e gripes.
  • Excesso de fadiga e cansaço: a fadiga extrema pode ser causada pela falta de selênio, o que requer avaliação médica para diagnóstico correto.
  • Entre outros.

👉 Aprenda a identificar e como tratar a diferença entre quebra e queda de cabelos!

Selênio para o cabelo

Como comentamos, o selênio é um bom antioxidante para a nossa saúde. E o que é ainda mais surpreendente é que essa ação também tem um impacto positivo na beleza dos cabelos. 

Isso porque esse antioxidante preserva as células encarregadas de manter a saúde do couro cabeludo. Esse nutriente ainda desempenha um papel ativo no crescimento e fortalecimento das células capilares. Saiba mais a seguir!

Benefícios do selênio para o cabelo

Quais as vantagens que o selênio proporciona para nossos fios? Agora que explicamos o conceito desse mineral, é hora de explorar seus benefícios oferecidos. Veja quais são:

1. Prevenir a queda de cabelo

A insuficiência de selênio pode contribuir para a queda e enfraquecimento dos fios, afetando o potencial de crescimento capilar. Isso ocorre devido à carência de minerais, que impacta negativamente o sistema imunológico. 

Restaurar a ingestão adequada de nutrientes, incluindo selênio, pode ser um passo para a prevenção de novas perdas capilares.

2. Estimular o crescimento capilar

Muitas pessoas desejam ter um cabelo longo, e o selênio pode ajudar nesse processo. Ao possuir propriedades antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres, o corpo adquire uma maior capacidade de manter suas funções, incluindo o crescimento capilar.

3. Fortalecer os fios

As enzimas antioxidantes do selênio protegem os folículos capilares dos danos causados pela poluição e raios UV. Além disso, o mineral auxilia na conversão das proteínas essenciais para o cabelo, contribuindo para o seu fortalecimento e estimulando o crescimento saudável.

4. Combater a queda capilar

Se a queda de cabelo é uma preocupação, você ficará contente em saber que o selênio pode ser a solução para esse problema persistente. 

A ação desse nutriente facilita a renovação celular, contribuindo para a manutenção da produção capilar e evitando a queda resultante do enfraquecimento dos fios.

Onde encontrar selênio?

Aonde é possível encontrar esse mineral aliado dos nossos fios capilares? Existem três maneiras fáceis de achar, são elas:

Alimentação

Quer saber onde encontrar esse tal de selênio nos alimentos? Não tem mistério! Carnes, frangos, frutos-do-mar, peixes, feijões, ovos, sementes de girassol e castanhas-do-pará estão na lista das estrelas que carregam esse mineral poderoso.

Mas atenção: o selênio presente em produtos de origem animal é mais amigável para o nosso corpo do que o dos vegetais. Por isso, é uma ótima ideia manter uma dieta cheia de variedade, para garantir que você está pegando uma boa dose desse mineral essencial.

👉 Descubra se a alimentação interfere na oleosidade dos cabelos!

Suplementos orais

Existem diversas opções de suplementos orais com selênio para adicionar mais saúde e bem-estar à rotina diária. Esses suplementos em cápsulas trazem todo o poder antioxidante do selênio para fortalecer o seu sistema imunológico, combater os radicais livres, evitando uma série de problemas de saúde física e capilar.

Produtos tópicos

Existem também produtos tópicos como shampoos, condicionadores e máscaras com selênio. Esses tipos de produtos ajudam a combater a oleosidade, dar tchau para a caspa, um chega para lá nos fungos e até manda as bactérias passearem. Ou seja, é tipo um pacote completo de ação.

Produtos com esse mineral podem favorecer a ter um couro cabeludo e fios mais saudáveis!

Produtos para complementar o selênio 

Sem dúvida, o selênio é um aliado poderoso para os nossos fios. Porém, ele pode ser complementado com outros produtos com nutrientes para potencializar os resultados no cabelo.

O Shampoo Nutri Intense da Vizcaya traz uma nutrição intensa para a fibra capilar, devolvendo os nutrientes que os cabelos secos e sem vida precisam desesperadamente. Chega de fios desanimados, é hora de dar a eles um banho de vida e nutrição!

A combinação perfeita é o Condicionador Nutri Intense, ou seja, a chave para um cabelo incrivelmente macio, nutrido e no controle total. A magia está no blend exclusivo de óleos vegetais, que alimenta cada fio e deixa o frizz sob controle.

E aí que vem a mágica: todos os produtos da Vizcaya são enriquecidos com água termal! Demais, né?

Esperamos que tenha gostado de saber tudo sobre o selênio! Aproveite para conhecer os produtos da Vizcaya para ter fios saudáveis e lindos. Seus cabelos vão agradecer!