BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Secar o cabelo com secador faz mal? Descubra aqui!
26 fev

Secar o cabelo com secador faz mal? Descubra aqui!

secar o cabelo com secador faz mal

O secador de cabelo é um aliado poderoso quando se trata de conquistar um visual impecável durante a escovação. No entanto, secar o cabelo com secador faz mal se o uso desse aparelho for inadequado e pode acabar resultando em fios ressecados e quebradiços. Certamente, isso não está nos seus planos, não é mesmo?

Neste artigo, nós da Vizcaya vamos tirar todas as dúvidas sobre esse aparelho e dar dicas sobre como proteger seus cabelos ao usar o secador. Confira a seguir!

Secar o cabelo com secador faz mal?

Afinal, secar o cabelo com secador faz mal? Depende! Se o uso dessa ferramenta de calor for excessivo, não usar proteção térmica e não seguir alguns cuidados, então aí sim faz mal.

No entanto, se usar produtos com proteção térmica e seguir os cuidados direitinho, então não faz mal usar esse tipo de aparelho elétrico nos fios.

Sendo assim, o uso do secador para secar o cabelo não é prejudicial em todos os casos, e, na verdade, pode oferecer alguns benefícios se usado da maneira correta.

secar o cabelo com secador faz mal

Reprodução: Pinterest

É melhor deixar o cabelo secar natural ou com secador?

Optar entre deixar o cabelo secar naturalmente ou recorrer ao secador possui vantagens e desvantagens, sendo essencial seguir alguns cuidados para preservar a saúde capilar.

A secagem ao natural, por exemplo, minimiza o frizz, mas acarreta uma demora maior no processo. Além disso, a exposição prolongada à umidade pode fragilizar os fios.

Isso ocorre devido à absorção da água, que infla o córtex, responsável pela elasticidade e resistência capilar. Portanto, a escolha entre secar naturalmente ou usar o secador não é uma questão de sempre optar por uma, ou outra. Para evitar problemas maiores, escolha a secagem natural para dias mais quentes.

Já nos dias mais frios, escolha o uso do secador para o cabelo secar mais rápido e não correr o risco de dormir com os fios molhados.

👉Como evitar que o cabelo fique ressecado no inverno

Quantas vezes na semana posso secar o cabelo com secador?

Utilizar o secador de cabelo diariamente pode ser possível, em alguns casos em que não é possível esperar o cabelo secar naturalmente. 

Entretanto, essa frequência não resultará em danos aos cabelos, desde que sejam tomados certos cuidados para evitar que o calor cause danos, como ressecamento e quebra dos fios.

Portanto, o uso inadequado dos aparelhos, a falta de proteção térmica e altas temperaturas podem comprometer a estrutura da fibra capilar, levando à perda de água e prejudicando a saúde capilar.

Para prevenir esses problemas, é fundamental aplicar produtos de proteção térmica antes de utilizar a ferramenta de calor nos cabelos. Essa precaução contribui para manter a integridade dos fios e preservar a saúde capilar.

Como secar o cabelo com segurança?

Se o secador é indispensável para finalizar ou estilizar o seu cabelo, é fundamental adotar alguns cuidados para prevenir danos causados pelo calor. Uma das principais dicas é usar produtos com proteção térmica.

Aplicar produtos capilares com proteção térmica antes de começar a secar o cabelo é uma estratégia eficaz para blindar os fios contra as temperaturas elevadas do secador. 

Nossa dica é o Kit Completo Essence Care da Vizcaya que possui proteção térmica. Conheça mais sobre eles: 

  • Shampoo: limpeza suave com propriedades hidratantes. Ideal para uso diário em cabelos opacos, ressecados e sem vida.
  • Condicionador: recomendado para uso diário em cabelos opacos, ressecados e sem vida. Desembaraça e hidrata profundamente.
  • Água Termal Capilar: um produto versátil para todos os tipos de cabelo. Reparação do fio, tratamento do couro cabeludo, selagem das cutículas, proteção solar e blindagem contra umidade.
  • Máscara Capilar: essencial para fios opacos e sem vida. Repõe lipídios, sela cutículas e protege contra calor e raios solares, resultando em cabelos brilhantes, alinhados e macios.
  • Sérum: tratamento cosmético condicionante com 7 óleos vegetais, ômegas 3, 6 e 9, e Vitamina E. Recupera, protege dos raios UV, nutre e proporciona cor radiante e brilho intenso. Anti-frizz, textura leve, adaptável a todos os tipos e curvaturas de cabelo, livre de parabenos.

O kit ainda vem com a Água Termal Skin Essence Care, que é enriquecida com minerais essenciais e ácido hialurônico, acalmando e regenerando o equilíbrio da pele, reduzindo sensibilidade e mantendo-a hidratada.

Reprodução: Pinterest

Outros cuidados para o secador não fazer mal aos fios

Além de usar produtos com proteção térmica para blindar o cabelo do calor do secador, temos outras dicas importantes para dar. São elas: 

  • Secador com cabelo encharcado: evite usar o secador com o cabelo muito molhado, pois a água aquecida pode enfraquecer as cutículas. Remova o excesso de umidade com uma toalha antes de usar o secador.
  • Distância do secador: mantenha uma distância mínima de 15 centímetros entre o cabelo e o bico do secador para proteger a raiz, evitar ressecamento e oleosidade no couro cabeludo.
  • Hidratação frequente: hidrate os fios regularmente, especialmente se usar o secador com frequência, para repor a água perdida e manter a saúde, força e brilho do cabelo.
  • Protetor térmico: use um protetor térmico antes de secar o cabelo para evitar danos causados pelo calor, como fragilidade, quebra e ressecamento.
  • Potência do secador: opte por um secador com no máximo 1800 watts para evitar danos e queima dos fios causados por potência excessiva.

👉Chapinha e secador: quais os danos para os cabelos na hora de modelar os fios?

Benefícios de secar o cabelo com secador

Agora você sabe que secar o cabelo com secador faz mal se você não seguir alguns cuidados. Sendo assim, saiba os benefícios de secar o cabelo com o secador. Logo abaixo:

  • Praticidade: o uso do secador proporciona uma secagem mais rápida e eficiente, otimizando o tempo na rotina de cuidados capilares.
  • Modelagem dos fios: o secador permite a modelagem dos cabelos, proporcionando diferentes estilos e texturas, o que é especialmente útil para criar looks variados.
  • Proteção do couro cabeludo: a secagem completa do couro cabeludo, quando feita corretamente, pode contribuir para evitar problemas como caspa e a proliferação de fungos, promovendo um ambiente mais saudável para o cabelo.
  • Preservar a beleza do cabelo: utilizando os produtos adequados e seguindo algumas técnicas, é possível preservar a beleza dos fios sem comprometer sua saúde com a exposição à temperatura elevada do jato de ar.

Gostou de saber que secar o cabelo com secador faz mal apenas se você não seguir alguns cuidados? Então cuide bem dos seus fios e conte com os produtos que oferecem proteção térmica, como alguns produtos da Vizcaya!