BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Radicais livres no cabelo: saiba o que são e como combatê-los!
1 fev

Radicais livres no cabelo: saiba o que são e como combatê-los!

radicais livres Vizcaya

Todas as mulheres buscam maneiras de terem cabelos impecáveis. No entanto, no meio dessa jornada, elas podem se deparar com alguns “vilões”, como os tais dos radicais livres. Eles mexem com a estrutura do couro cabeludo, resultando em fios opacos e sem vida.

Pensando nisso, nós da Vizcaya mostraremos como enfrentar essa batalha contra os radicais livres e ter fios brilhosos, saudáveis e bonitos. Confira a seguir!

O que são radicais livres?

Antes de falarmos como os radicais livres agem no cabelo, precisamos explicar que os radicais livres são moléculas que possuem um número ímpar de elétrons em seus átomos. 

Essas moléculas incompletas conseguem capturar elétrons das proteínas presentes nas células, buscando atingir um número par de elétrons. 

Esse processo desencadeia uma reação em cadeia, onde a molécula agora deficiente se transforma em um novo radical, procurando capturar um elétron da molécula adjacente, e assim sucessivamente.

O desafio aqui é que a remoção ou adição de elétrons em uma molécula altera suas características. Esse processo pode resultar na formação de substâncias tóxicas para a célula. 

Células afetadas por essa “intoxicação” podem estar associadas a diversos problemas de saúde. Portanto, o equilíbrio e a regulação adequada desses radicais livres são essenciais para a saúde celular e prevenção de doenças.

Afinal, o que são radicais livres no cabelo?

Os radicais livres no cabelo são moléculas instáveis com um número ímpar de elétrons, capazes de desequilibrar as funções celulares quando interagem com outras substâncias. 

No nosso corpo, esses radicais livres são gerados durante o processo de metabolização do oxigênio pelas células, resultando na oxidação celular. No entanto, a produção de radicais livres não se limita apenas a esse mecanismo.

Inclusive, o envelhecimento capilar ocorre devido à formação desses radicais livres no cabelo, que pode ser desencadeada por fatores como o envelhecimento cronológico, influências ambientais, exposição a produtos químicos e deficiências nutricionais. 

Além disso, práticas como o uso frequente de secador, colorações, tratamentos químicos, exposição à poluição, tabagismo e exposição aos raios solares também contribuem para a perda da vitalidade capilar. Portanto, é importante saber que esses elementos podem impactar a saúde e a aparência dos nossos cabelos.

👉 5 maneiras de minimizar os danos causados pela chapinha e secador!

18 dicas para proteger o cabelo dos radicais livres

Veja como proteger o cabelo dos radicais livres com dicas simples que podem ser seguidas no dia a dia. Abaixo:

1. Proteger dos raios solares 

Invista em produtos capilares com protetores solar para blindar seu cabelo dos efeitos prejudiciais do sol, mantendo os fios radiantes. 

2. Reforçar as vitaminas C e E 

Os antioxidantes, como vitamina C e vitamina E, ajudam a dar um impulso extra na defesa do seu cabelo contra os radicais livres. 

A Água Termal Essence Care da Vizcaya é um produto que possui vitaminas essenciais, como vitamina C, vitamina E, além de niacinamida -vit. B3, pantotenato de cálcio-vit. B5 e piridoxina-vit. B6. Ela promove reparação do fio, selagem das cutículas, proteção solar e blindagem contra a umidade. Essa água termal ainda contém proteção UV!

3. Use acessórios

Usar acessórios estilosos como chapéus e lenços para não só arrasar no visual, mas também proteger seu cabelo dos elementos externos.

radicais livres

Reprodução: Pinterest

4. Cuide da alimentação

Mantenha uma alimentação rica em frutas, vegetais e antioxidantes para nutrir seu cabelo de dentro para fora, fortalecendo-o contra os radicais livres.

5. Fuja dos sulfatos

Escolha produtos capilares sem sulfatos para evitar danos ao cabelo e couro cabeludo, mantendo-os saudáveis e cheios de vida.

6. Dê adeus aos parabenos

Opte por produtos capilares sem parabenos, conservantes que podem irritar o couro cabeludo e comprometer a saúde capilar.

7. Use produtos sem silicones

Escolha produtos capilares sem silicones para evitar o peso excessivo nos fios, facilitando o crescimento saudável do cabelo.

8. Lave com água fria ou morna

Ao lavar o cabelo, utilize água fria ou morna para selar as cutículas, prevenindo o frizz e mantendo o brilho.

👉 Água quente, morna ou fria: qual usar na hora de lavar os cabelos?

9. Proteja os fios do calor dos aparelhos elétricos

Proteja seu cabelo do calor de secadores e modeladores com leave-ins, mantendo-o longe de danos térmicos. Mas se você é daquelas que adora mudar o visual com secador, chapinha ou modelador, o Leave-In Multi Frizz Control da Vizcaya será o seu melhor amigo! 

Isso porque ele possui proteção térmica de até 230º, ou seja, seus fios ficarão seguros e prontos para enfrentar o calor sem perder a maciez.

10. Mantenha a rotina de hidratações 

Mantenha o cabelo hidratado e saudável com hidratações regulares, uma prática essencial para preservar a beleza dos fios e mantê-los longes dos radicais livres.

11. Corte as pontas duplas

Agende cortes regulares para eliminar pontas duplas e manter o seu cabelo com um corte sempre impecável.

12. Escolha o pente correto

Procure optar por pentes de dentes largos para desembaraçar o cabelo molhado, minimizando a quebra dos fios.

radicais livres

Reprodução: Pinterest

13. Faça massagens capilares

Cuide do seu couro cabeludo com massagens regulares para promover o crescimento saudável dos fios.

14. Durma bem

O sono tem um impacto positivo na nossa saúde capilar. Portanto, durma o suficiente para garantir a saúde geral do corpo, incluindo a vitalidade do seu cabelo.

15. Controle o estresse

Mantenha o estresse sob controle, pois pode contribuir para o envelhecimento prematuro e a queda de cabelo.

👀 Saúde mental afeta o cabelo? Entenda como funciona essa relação!

16. Evite produtos químicos agressivos

Evite exposição a produtos químicos agressivos, como tinturas e alisamentos, que podem comprometer a saúde do seu cabelo.

17. Proteção extra para cabelos com químicas

Se utilizar produtos químicos agressivos, proteja seu cabelo com produtos exclusivos para cabelos com químicas para minimizar os danos.

A nossa dica é a Máscara de Tratamento Extreme Repair da Vizcaya que possui uma fórmula poderosa: óleo de patauá e ômegas 3, 6 e 9. Essa máscara ajuda a fortalecer o couro cabeludo e deixar os fios com uma textura maravilhosa, além de hidratados. 

18. Beba água

Mantenha-se hidratada, pois a água é essencial para a saúde do corpo e, é claro, para a vitalidade do seu cabelo.

Agora você sabe o que são e como combater os radicais livres. Você não precisa lutar contra eles sozinha! Conte com os produtos da Vizcaya que contém ingredientes de qualidade em suas fórmulas, inclusive água termal!