BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Pele do rosto ressecada e descamando: saiba como tratar!
28 ago

Pele do rosto ressecada e descamando: saiba como tratar!

mulher passando creme no rosto para ilustrar matéria sobre pele do rosto ressecada e descamando

A pele do rosto ressecada e descamando pode surgir por diferentes razões, como exposição excessiva ao sol, presença de dermatite seborreica ou simplesmente devido à pele seca. 

Quem enfrenta esse incômodo compreende o quão irritante pode ser, especialmente durante os meses mais frios, logo após um banho quente, por exemplo.

Neste texto, nós da Vizcaya desvendaremos as causas desse problema e forneceremos dicas práticas para lidar com essa situação. Acompanhe e saiba como conquistar uma pele mais saudável!

Pele do rosto ressecada e descamando: o que é?

A pele do rosto ressecada e descamando é uma condição que impacta a camada externa da pele, conhecida como camada córnea. Essa camada é composta por células que, naturalmente, se desprendem. 

No entanto, quando a pele está excessivamente desidratada ou irritada, esse processo pode se intensificar e se tornar mais visível, desencadeando o fenômeno da descamação.

O que pode causar pele ressecada e descamando?

A pele do rosto ressecada e descamando pode comprometer a autoconfiança e causar um certo desconforto para as pessoas que sofrem com esses problemas. 

Porém, é preciso entender que existem algumas causas por trás do ressecamento e da descamação da pele facial. Confira quais são:

1. Pele ressecada

A pele pode sofrer desidratação por uma série de fatores, incluindo predisposição genética em casos de pele seca, influências climáticas ou, até mesmo, devido à falta de atenção adequada. 

Nossa pele possui várias camadas de células que normalmente aderem umas às outras quando a pele está bem hidratada. No entanto, quando a pele está desidratada, essas camadas tornam-se mais soltas, levando à descamação.

👉 Por que as peles maduras são mais ressecadas? Saiba aqui!

2. Queimadura solar

Os dias mais quentes convidam a atividades ao ar livre, mas é importante equilibrar proteção e exposição. A queimadura solar, por exemplo, é uma resposta inflamatória da pele resultante de exposição excessiva. 

Ela pode variar em graus, desde a pele ressecada, descascando, até o aparecimento de bolhas. 

3. Reações alérgicas

As reações alérgicas na pele também podem desempenhar um papel na descamação cutânea, pois a própria reação alérgica pode causar irritação na pele, resultando em um dos sinais visíveis sendo a descamação. 

Esse processo pode servir como um alerta para a presença de uma alergia ou fazer parte do processo de recuperação da pele.

4. Dermatite seborreica

Esta condição de pele, associada ao couro cabeludo, também pode afetar outras áreas como o rosto, sobrancelhas, orelhas, peito e costas. É caracterizada por inflamação, descamação, irritação e vermelhidão

Embora sua causa exata permaneça incerta, fatores genéticos, produção de sebo, resposta a um fungo e influências ambientais e imunológicas são considerados agentes causadores da pele ressecada e descamando. 

5. Temperaturas baixas

Durante o inverno, a pele do rosto pode se tornar ressecada, assumindo um aspecto esbranquiçado devido à perda de água para o ambiente seco e frio. 

Nesse caso, o uso de hidratantes para o rosto e corpo, além de uma dieta rica em vitaminas e antioxidantes, podem prevenir esses problemas nas estações mais frias.

👉 Descubra como cuidar da pele seca no inverno!

Como proteger a pele do rosto e do corpo? 

Preservar a saúde da pele do rosto e do corpo é crucial para impedir o ressecamento, descamação e o envelhecimento prematuro. Veja quais são os principais cuidados:

Usar o protetor solar diariamente

O protetor solar é indispensável para bloquear os raios ultravioletas (UVA e UVB) que podem resultar em queimaduras, manchas, rugas e até mesmo riscos de tumores cutâneos. 

É recomendado optar por produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de, no mínimo, 30. Reaplicá-lo a cada duas horas, ou sempre que houver suor, ou exposição à água, é uma prática fundamental. 

Esse cuidado deve incluir todas as áreas expostas ao sol, inclusive o rosto, pescoço, orelhas, braços, mãos, e até mesmo o cabelo

Realizar hidratação diária

A aplicação regular de um bom hidratante é essencial para preservar a umidade natural da pele, prevenindo ressecamento, descamação e irritações. 

O momento ideal para isso é após o banho, quando os poros estão mais receptivos à absorção. A escolha do hidratante deve ser guiada pelo tipo de pele e pela região do corpo. 

Por exemplo, a pele do rosto costuma ser mais sensível e propensa à oleosidade em comparação ao restante do corpo. Áreas mais ressecadas, como cotovelos e joelhos, podem demandar um hidratante mais concentrado.

Usar produtos específicos

Utilize um produto hidratante específico à rotina de skincare e para o corpo. Afinal, cada creme hidratante ajuda a reforçar a barreira de cada tipo de pele. 

A aplicação regular de produtos específicos auxilia a enfrentar fatores como o clima seco ou a exposição ao sol, contribuindo para a elasticidade e saúde geral da pele.

Para proporcionar uma hidratação eficaz à sua pele, recomendamos o uso do nosso Kit Triplo de Hidratantes Corporais Sensations Collection Vizcaya. Este kit deixa sua pele tanto perfumada, quanto hidratada ao longo de todo o dia com as seguintes opções:

  • Âmbar e Lírio: para uma aura sensual.
  • Flor de Cerejeira e Magnólia: aprecie a delicadeza das flores.
  • Vanilla e Mel: uma combinação sensual e doce.

Cada uma dessas opções é formulada com a exclusiva água termal da Vizcaya, rica em antioxidantes e minerais essenciais. Esses elementos contribuem para nutrir a sua pele de maneira excepcional. Fica a dica! 😉

Utilizar chapéu e óculos de sol

Para complementar a proteção oferecida pelo protetor solar, acessórios como chapéus e óculos de sol são bem-vindos. Esses protetores desempenham um papel importante ao atingir partes do corpo que podem estar expostas ao sol, como o couro cabeludo, a testa, o nariz e os olhos. 

Procure escolher um chapéu com aba larga, que possa cobrir completamente o rosto e o pescoço. Ao optar por óculos de sol, é preciso verificar se as lentes oferecem proteção contra raios UV, evitando danos à retina e à córnea. 

Aliás, chapéus e óculos de sol também ajudam a prevenir o aparecimento de rugas na testa e ao redor dos olhos, que podem surgir devido à contração dos músculos faciais em resposta à exposição solar.

Agora que você sabe como tratar a pele do rosto ressecada e descamando, não se esqueça das demais áreas do seu corpo, mantendo-as igualmente bonitas e saudáveis. Acesse o site da Vizcaya e aproveite os benefícios dos produtos desenvolvidos para cuidar da pele do seu corpo e cabelo!