BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Low Poo: guia completo do que é e como fazer
3 ago

Low Poo: guia completo do que é e como fazer

Você por acaso já ouviu falar no termo “low poo” por aí? A expressão que ganhou a internet vem acompanhada de um dicionário de termos como “produtos proibidos”, “produtos liberados” e “no poo”. Descubra os benefícios do low poo, qual a diferença dele para no poo e como escolher os produtos certos para sua rotina de cuidados capilares.

 

O que é low poo?

Low poo é uma técnica de cuidados capilares com produtos sem sulfatos, silicones e derivados do petróleo. O termo vem do inglês e significa “pouco shampoo”. Nesse caso,  estão liberados shampoos leves que não contém sulfato em suas formulações. 

 

A técnica aparece no livro de Lorraine Massey intitulado “Curly Girl: The Handbook” (“O Manual da Garota Cacheada”, em português). No livro, a autora argumenta que alguns produtos com sulfato na fórmula, por exemplo, podem oferecer perigos para a saúde dos fios. Lorraine diz que os sulfatos presentes na maioria dos shampoos removem a hidratação dos cabelos cacheados, deixando-os ressecados e fragilizados. Entre os tipos de sulfatos mais agressivos estão o Lauril Sulfato de Sódio, o Lauril Éter Sulfato de Amônio e o Lauril Éter Sulfato de Sódio. 

 

Qual a diferença entre low poo e no poo?

Se na técnica de low poo os shampoos suaves são permitidos, em “no poo” o shampoo é banido de vez da rotina de cuidados. Nesse caso, a limpeza dos fios é feita com a técnica “co-wash”, na qual um condicionador é usado para a limpeza dos cabelos.

 

Ingredientes proibidões

E se os sulfatos presentes nos shampoos são responsáveis pelo ressecamento dos fios, os silicones e derivados do petróleo, como óleos e parafinas, estão presentes em condicionadores, máscaras e leave-ins, e proporcionam brilho aos cabelos ao mesmo tempo em que criam uma barreira impedindo os fios de absorverem nutrientes. Com o passar do tempo, os fios tendem a ficar com a aparência pesada e sem vida por causa do acúmulo de silicones e derivados do petróleo. Por isso, produtos com silicones e derivados do petróleo também estão proibidos em uma rotina low poo e no poo.

 

Como fazer low poo

No low poo é possível usar shampoos com agentes menos agressivos, como Cocabetaine; Cocamidopropyl Betaine e Decyl Glucoside Polycarboxylate. Alguns tipos de silicone também estão permitidos nesta técnica, como Amodimethicone, Behenoxy Dimethicone e Bis-Aminopropyl Dimethicone.  

 

Como identificar: produtos liberados x produtos proibidos

A melhor maneira de identificar produtos liberados e produtos proibidos para low poo é analisando as fórmulas e procurando identificações na embalagem. Para incluir produtos low poo na sua rotina de cuidados, procure os termos “sulfate free” ou “sem sulfatos” no rótulo.

Os produtos Vizcaya da linha Byos são especialmente indicados para quem faz no poo: vegana, a linha é livre de sulfato, sal, óleos minerais, parafinas, corantes, parabenos, silicones, petrolatos e glúten. E mais: são enriquecidos com ativos certificados e orgânicos, que tratam os fios profundamente, além de possuir embalagem reciclável.

 

Produtos Citados

1- Kit Vizcaya Byos Hidratação e Nutrição

2- Kit Vizcaya Byos Cabelos Oleosos

3- Kit Vizcaya Byos Brilho e Força