BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Pode lavar o cabelo todo dia? Saiba se essa prática é recomendada!
29 fev

Pode lavar o cabelo todo dia? Saiba se essa prática é recomendada!

lavar o cabelo todo dia

Seja entre amigos, família ou nas redes sociais, muitas pessoas dizem que lavar o cabelo todo dia pode não ser muito bom para o couro cabeludo. Além disso, acreditam que essa prática deixa os fios mais oleosos, prejudica a raiz e até contribui para a queda de cabelo. 

Com base nessa ideia, muitas pessoas têm optado por dar uma espaçada nas lavagens ou preferem usar um shampoo seco. Para não ter mais dúvidas, nós da Vizcaya iremos explicar melhor sobre a lavagem diária dos fios. Confira a seguir!

Lavar o cabelo todo dia aumenta a oleosidade?

Por um longo período, acreditávamos que lavar o cabelo todo dia aumentava a produção de sebo no nosso couro cabeludo

No entanto, vários especialistas já esclareceram que a produção de sebo pelo folículo piloso é controlada pela glândula sebácea, a qual, por sua vez, é influenciada pelos mecanismos hormonais e não diretamente pelo que acontece no couro cabeludo.

Sendo assim, a lavagem diária não aumenta a produção de sebo no nosso couro cabeludo, logo ele não se torna mais oleoso ao lavar todos os dias.

lavar o cabelo todo dia

Reprodução: Pinterest

Pode lavar o cabelo todo dia?

Afinal, será que pode lavar o cabelo todo dia? Sim! Devemos desbancar a ideia de que lavar o cabelo todos os dias faz mal. 

Essa crença popular é nada mais que um mito, e a frequência ideal de lavagem varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de couro cabeludo.

Por exemplo, quem tem cabelo naturalmente seco não precisa encarar a lavagem diária. Por outro lado, aquelas com fios mais oleosos, a lavagem diária é quase uma necessidade para evitar o aspecto “sujo”.

Além disso, para as pessoas com excesso de oleosidade capilar, a solução é a lavagem diária com os shampoos adequados para essa finalidade. 

👉 Água quente, morna ou fria: qual usar na hora de lavar os cabelos?

Quantas vezes é o ideal para lavar o cabelo?

Se para algumas pessoas, principalmente quem sofre com oleosidade excessiva, o ideal é a lavagem diária dos fios, qual seria a quantidade ideal de lavagem para outros tipos de cabelo?

Para quem tem um couro cabeludo mais seco, a lavagem deve ser espaçada, ocorrendo a cada 2, 3 ou 4 dias. Isso porque lavar diariamente nesses casos pode resultar em desidratação e no surgimento de películas indesejadas.

Sendo assim, o cuidado não está apenas relacionado ao tipo de cabelo, mas principalmente ao estado do couro cabeludo. 

Quem tem queda de cabelo pode lavar o cabelo todos os dias?

Desmistificando outro mito: não, lavar a cabeça todos os dias não leva à queda dos fios! Isso porque a lavagem diária não interfere nos bulbos capilares, onde estão as células germinativas responsáveis pelo crescimento do cabelo. 

Os fios que caem durante a lavagem já estavam em fase de queda e cairiam de qualquer maneira, em algum momento. Por outro lado, manter os cabelos sujos pode prejudicar o crescimento e até obstruir os poros capilares.

A lavagem regular facilita o desprendimento dos cabelos soltos, contribuindo para a saúde do couro cabeludo. O importante é manter a higiene capilar para evitar possíveis obstruções e permitir um ambiente propício ao crescimento saudável dos fios. 

Portanto, deixar os cabelos sujos não é a solução, e a lavagem diária não representa um problema para a queda de cabelo.

👉 Queda de cabelo durante o banho: até que ponto é normal?

Como saber se o seu cabelo está sujo?

Além de ser comum a dúvida sobre lavar o cabelo todo dia, outra questão é saber identificar se o seu cabelo está sujo. Veja alguns sinais reveladores:

  • Oleosidade: a raiz do cabelo fica oleosa e brilhante, especialmente quem tem cabelo propenso à oleosidade.
  • Falta de brilho: o cabelo perde o brilho natural, ficando opaco e sem vida.
  • Caspa: a presença de caspa pode indicar que o couro cabeludo está sujo e precisa de uma boa lavagem.
  • Frizz: o cabelo fica arrepiado e difícil de controlar.
  • Embaraçado: os fios se tornam emaranhados e complicados de pentear.
  • Toque pesado: o cabelo adquire uma sensação pesada e falta volume.
  • Áspero: ao toque, os fios ficam ásperos e secos.
  • Coceira no couro cabeludo: a coceira pode ser um sinal de que o couro cabeludo está irritado e precisa ser lavado.
lavar o cabelo todo dia

Reprodução: Pinterest

Qual a maneira correta de lavar o cabelo?

Agora que você sabe que pode lavar o cabelo todo dia, vamos dar algumas dicas para manter seu cabelo limpo, saudável e com uma aparência deslumbrante. Veja:

  1. Molhe bem o cabelo antes de aplicar o shampoo para facilitar a remoção de sujeira.
  2. Escolha um shampoo de uso diário, como o Shampoo Essence Care da Vizcaya, que oferece uma limpeza delicada, enriquecida com propriedades hidratantes. É ideal para uso diário em cabelos que apresentam opacidade, ressecamento e falta de vitalidade.
  3. Aplique o shampoo da raiz às pontas, considerando a oleosidade na raiz e a fragilidade nas pontas.
  4. Lave duas vezes com shampoo para uma limpeza completa, se for necessário, massageando suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
  5. Certifique-se de enxaguar completamente, finalizando com água fria para fechar os poros.
  6. Use um condicionador de uso diário para dar brilho. O Condicionador Essence Care da Vizcaya é formulado para uso diário. Sua fórmula é enriquecida com ativos que desembaraçam os fios e proporcionam uma hidratação profunda.

Se sentir que seus fios são muito oleosos, então pode lavar o cabelo todo dia. Lembre-se de contar com os produtos da Vizcaya, que contém ingredientes de qualidade, como a água termal!