BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Haircare: rotina de cuidados com a pele migra para os cabelos
7 nov

Haircare: rotina de cuidados com a pele migra para os cabelos

haircare Vizcaya

Você já deve ter ouvido falar do skincare, certo? Aquele famoso ritual com a pele que ganhou destaque nas redes sociais nos últimos anos. Se existe uma tendência para cuidar da sua pele, por que não criar o haircare, um ritual de cuidados com seu cabelo? Afinal, os fios também precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis e radiantes!

Nós da Vizcaya contaremos tudo sobre essa tendência! Além disso, contaremos quais produtos você pode encaixar nessa nova rotina de cuidados capilares. Spoiler: tem produtos da Vizcaya nessa lista! Confira! 

O que é haircare?

O haircare é uma rotina de cuidados criada para os seus cabelos e para o couro cabeludo, com foco em proporcionar mais saúde e beleza para os fios. 

Essa abordagem envolve a implementação de ativos e tratamentos que, anteriormente, eram destinados aos cuidados com a pele

O ideal é seguir rigorosamente um passo a passo de cuidado mais apropriado para a necessidade do seu cabelo, promovendo maior equilíbrio e resistência aos fios.

Portanto, a ideia por trás do haircare é tratar os cabelos com a mesma dedicação que geralmente é reservada à pele, o skincare

É uma abordagem de autocuidado que se preocupa com as necessidades específicas dos cabelos e, é claro, gera resultados visíveis, refletindo em um couro cabeludo e fios mais saudáveis e lindos.

👉 Couro cabeludo sensível: causas e quais cuidados tomar!

4 ativos dos cuidados com a pele para os cabelos

Apesar da lista ser grande, destacaremos apenas alguns ingredientes que não estão mais restritos apenas ao skincare, mas também são essenciais no haircare. Confira quais são:

1. Ácido hialurônico

O ácido hialurônico, adorado na rotina de cuidados com a pele, agora também conquistou seu espaço nos produtos capilares. Conhecido por seus benefícios, como hidratação profunda, esse ativo vem ganhando destaque nos cosméticos para cabelos.

Enquanto na pele o ácido hialurônico é apreciado por sua capacidade de reduzir olheiras, rugas e marcas de expressão, além de proporcionar hidratação e luminosidade, nos cabelos ele atua preenchendo as fibras capilares

O ácido hialurônico é um dos componentes da Água Termal Capilar Essence Care da Vizcaya, que proporciona hidratação prolongada, mais brilho, maciez e suavidade aos fios. 

principais ativos da linha Essence Care VizcayaÁgua Termal Capilar Essence Care da Vizcaya

2. Vitamina E

Quem disse que só a sua pele precisa de vitaminas? O seu cabelo também precisa! A vitamina E, por exemplo, além de suas propriedades antioxidantes, também consegue estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. 

Isso melhora o transporte de nutrientes para os folículos capilares, resultando em cabelos mais saudáveis e bem cuidados.

A vitamina E, é um componente valioso presente no Sérum Capilar Essence Care da Vizcaya, adicionando um importante efeito antioxidante à fórmula. Fica a dica!

3. D-Pantenol 

O D-Pantenol, também conhecido como Pantenol ou Pró-Vitamina B5, possui a função de combater o ressecamento e manter a hidratação da pele e dos cabelos. 

Nos fios, o D-Pantenol atua atraindo e retendo a umidade, ajudando a manter os fios hidratados e saudáveis.

Esse ativo queridinho da skincare está presente na ​​Máscara de Hidratação Profunda Essence Care da Vizcaya, proporcionando uma hidratação profunda aos fios.

imagem da máscara de hidratação capilar da linha Essence Care para ilustrar matéria sobre skinificação

Máscara de Hidratação Profunda Essence Care da Vizcaya

4. ​​Água termal

A água termal, amada por peles sensíveis, também pode ser uma aliada na restauração dos cabelos, especialmente quando estão fragilizados após exposição ao sol, aparelhos térmicos, entre outros agentes externos. 

A água termal é uma fonte rica em minerais, especialmente enxofre, que proporciona uma hidratação de alta qualidade. 

Na Água Termal Capilar Essence Care da Vizcaya, além de conter ácido hialurônico, é uma água termal que proporciona cabelos mais macios, disciplinados, com um brilho intenso e muito mais hidratados. Além disso, protege os fios contra danos externos e fontes de calor.

👉 Água Termal: os benefícios e como usar na sua rotina!

mulher lavando o cabelo no chuveiro para ilustrar matéria sobre lavar o cabelo depois de pintar

Tratamentos do skincare para o haircare

A pele e o couro cabeludo possuem características semelhantes, e muitos dos ativos e ingredientes eficazes para a pele também podem ser benéficos para o couro cabeludo e os fios. 

Conheça os principais tratamentos do skincare que podem ser adaptados para o haircare:

 

Esfoliação do couro cabeludo

A esfoliação desempenha um papel fundamental no skincare, ajudando a remover as células mortas e controlando a oleosidade da pele. 

No haircare, a esfoliação do couro cabeludo pode proporcionar benefícios semelhantes, incluindo a ativação da circulação sanguínea, o controle da produção de sebo e o estímulo ao crescimento capilar, resultando em fios mais fortes.

Umectação noturna

A umectação noturna já é conhecida no universo dos cabelos, mas agora ela pode ser potencializada com ativos do skincare. 

Afinal, assim como cuidar da pele antes de dormir é um princípio essencial do skincare, agora, é possível estender esse hábito a um cuidado noturno com os cabelos para protegê-los dos danos causados pelo atrito com o travesseiro.

Isso pode resultar em cabelos mais suaves e uma finalização mais fácil no dia seguinte. Seja usando séruns com ácido hialurônico ou realizando umectações com óleos vegetais.

👉 Quais os melhores óleos vegetais para os cabelos? Saiba aqui!

Como fazer o haircare?

Para começar a colocar em prática a sua rotina de haircare, veja algumas dicas para usar no seu dia a dia:

  1. Entenda as necessidades do seu couro cabeludo e fios, considerando os fatores como oleosidade, ressecamento, irritação no couro cabeludo ou outro problema.
  2. Escolha produtos capilares adequados ao seu tipo de cabelo, estado dos fios e necessidades individuais, optando por produtos específicos para nutrição, hidratação e reconstrução.
  3. Desembarace os cabelos com cuidado, usando escovas, pentes e acessórios adequados ao tipo de cabelo. É recomendável fazê-lo com os cabelos ainda molhados, auxiliados por um leave-in para facilitar o desembaraço.
  4. Utilize protetores térmicos antes de usar ferramentas de calor, como chapinhas e secadores, a fim de prevenir danos provocados pelo calor excessivo.
  5. Utilize produtos com proteção solar para resguardar os cabelos dos danos causados pelos raios UV para evitar danos às fibras capilares.
  6. Mantenha uma rotina diária com a sua haircare, assim como mantenha a sua skincare em dia. 

Gostou de conhecer o haircare? Ficou com vontade de começar a cuidar dos seus fios e couro cabeludo com os ativos da sua skincare? Então conheça os produtos da Vizcaya para arrasar na sua rotina capilar!