BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer em casa!
28 dez

Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer em casa!

Já ouviu falar sobre detox capilar? Se ainda não, é possível que você conheça o termo “detox” em relação à alimentação, que se refere à desintoxicação e se tornou popular graças a receitas de sucos benéficos para a saúde. Já um detox capilar é um tratamento que visa purificar o couro cabeludo.

É uma ótima opção para quem busca fortalecer os fios ou lida com oleosidade excessiva. Quer entender mais sobre o detox capilar? Nós da Vizcaya contaremos o que é, seus benefícios, como fazer, quais produtos usar e muito mais. Confira as dicas a seguir!

O que é detox capilar?

Detox capilar é um procedimento de limpeza profunda que visa remover impurezas como poluição, acúmulo de óleos naturais e resíduos de produtos do couro cabeludo e dos fios. 

Esse processo ajuda a evitar problemas como coceira e descamação, proporcionando uma desintoxicação do couro cabeludo, uma vez que ele também é considerado parte da pele.

Essa técnica é recomendada para todos os tipos de cabelo, no entanto, pessoas que sofrem de dermatites ou possuem procedimentos químicos nos fios devem ter uma abordagem mais cuidadosa ao realizar o detox capilar.

detox capilar

Reprodução: Pinterest

Benefícios do detox capilar

O detox capilar vai além da limpeza profunda do couro cabeludo, oferecendo diversas vantagens para o cabelo. Veja:

  • Estímulo circulatório capilar: melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorecendo um ambiente propício para o crescimento saudável dos fios.
  • Revitalização e remoção de impurezas: eliminação eficaz de células mortas, proporcionando um couro cabeludo mais saudável e revitalizado.
  • Proteção antioxidante: combate aos radicais livres, oferecendo uma ação antioxidante essencial para a saúde dos cabelos.
  • Resultados duradouros: efeitos prolongados quando realizado de forma consistente ao longo do tempo, garantindo benefícios a longo prazo.
  • Controle de oleosidade: desobstrução das glândulas sebáceas, controlando o excesso de oleosidade e garantindo um couro cabeludo mais equilibrado.
  • Eliminação de resíduos químicos: remoção eficiente de resíduos de tratamentos químicos como colorações e alisamentos, proporcionando um cabelo mais saudável.
  • Facilitação da nutrição capilar: melhora na absorção de nutrientes e agentes hidratantes, fortalecendo e revitalizando os fios.

Quando fazer detox capilar?

O detox capilar é recomendado para quase todos os tipos de cabelo, especialmente para quem sente problemas como oleosidade excessiva, descamação do couro cabeludo, cabelo opaco, ressecado, com queda capilar ou danos químicos.

Antes de fazer o procedimento, é essencial consultar um tricologista ou terapeuta capilar para avaliar seu couro cabeludo e determinar se há contraindicações específicas.

Isso porque pessoas com dermatites ou que tenham realizado tratamentos químicos nos cabelos, como progressivas ou alisamentos, o detox pode interferir nesses tratamentos, diminuindo sua eficácia. 

O procedimento de detox capilar envolve o uso de um shampoo de limpeza profunda, que abre as cutículas para remover impurezas acumuladas ao longo do tempo. Isso pode influenciar a durabilidade de tratamentos químicos como a progressiva, acelerando seu efeito de alisamento.

👉 Progressiva e coloração: compatibilidade e como preparar os fios!

Como fazer detox capilar?

Realizar um detox capilar não é complexo, na verdade, existem alguns passos simples para fazer essa limpeza. Confira:

Passo 1: escolha os produtos adequados

Opte por um shampoo de limpeza profunda, condicionador e uma máscara apropriada para o seu tipo de cabelo. Certifique-se de selecionar produtos de qualidade que atendam às necessidades dos seus fios.

Passo 2: lave com o shampoo detox

Aplique o shampoo detox no couro cabeludo úmido, massageando suavemente em movimentos circulares para remover oleosidade, resíduos e impurezas. Enxágue completamente.

Nossa dica é o Shampoo Deep Cleansing da Vizcaya, um poderoso tratamento antirresíduos que proporciona um verdadeiro detox capilar, eliminando todas as impurezas depositadas nos fios sem danificá-los. 

Sua fórmula exclusiva conta com Extrato de Mirra, reconhecido por suas propriedades adstringentes, antissépticas e desodorizantes, junto aos Agentes Desmineralizantes que promovem uma limpeza profunda.

Além disso, ele conta com proteção UV, Água Termal de Vizcaya, é livre de sal e parabenos, e testado dermatologicamente.

detox capilar

Reprodução: Pinterest

Cuidados após o detox nos fios

Além de cuidar do passo a passo na hora de fazer o detox capilar, o ideal é continuar os cuidados após a desintoxicação capilar. É simples:

Condicione os fios

Após o detox capilar, é importante condicionar os cabelos com condicionador para reabastecer a água perdida durante a limpeza profunda. Siga estas etapas:

  • Aplique o condicionador no cabelo;
  • Deixe agir por alguns minutos, conforme indicado;
  • Enxágue bem.

Indicamos o Condicionador Byos Hidratação e Nutrição da Vizcaya, um produto 100% vegano e livre de testes em animais, elaborado para proporcionar uma hidratação profunda e nutrição aos seus fios. 

Sua fórmula é enriquecida com propriedades calmantes que também protegem e suavizam o couro cabeludo

Hidrate o cabelo

A nutrição é fundamental para repor os nutrientes perdidos. Use uma máscara nutritiva potente para deixar os fios hidratados e brilhosos:

  • Aplique a máscara nos fios, mecha por mecha;
  • Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;
  • Retire todo o produto e enxágue bem.

Sugerimos a Máscara Essence Care da Vizcaya, que contém Dermaqua S, uma composição rica em minerais, especialmente enxofre, que proporciona uma hidratação de alto poder. 

Além disso, essa máscara possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes e revigorantes, promovendo a regeneração capilar. Com um aumento na síntese de colágeno e sua riqueza em minerais, é um tratamento completo para os cabelos.

Evitar procedimentos químicos

Evite procedimentos químicos nos cabelos por alguns dias, como colorações, alisamentos ou descolorações, para permitir a recuperação dos fios.

Principais duvidas sobre detox capilar

Existem muitas dúvidas relacionadas com o detox capilar, mas é preciso entender o que é mito ou verdade. Tire as principais dúvidas, abaixo:

Com que frequência devo fazer o detox no cabelo?

A frequência do detox capilar varia de acordo com o tipo de cabelo e suas necessidades individuais. Em geral, recomenda-se realizar o procedimento a cada 15 dias ou conforme a necessidade específica do cabelo.

O detox capilar ajuda no crescimento do cabelo?

Sim, o detox capilar pode auxiliar no crescimento capilar, pois remove impurezas que podem obstruir os folículos capilares e dificultar o crescimento saudável dos fios.

👉 Confira 8 dicas para o cabelo crescer rápido

O detox pode ressecar o cabelo?

Se realizado com muita frequência, o detox capilar pode ressecar os cabelos. Por isso, é essencial não exagerar na frequência do procedimento e sempre hidratar bem os cabelos após realizá-lo.

O que achou do detox capilar? Ficou com vontade de fazer uma limpeza profunda nos fios? Então conte com os produtos da Vizcaya para ter um couro cabeludo saudável e fios brilhosos!