BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Como tirar oleosidade do cabelo rápido: aprenda 5 truques!
17 ago

Como tirar oleosidade do cabelo rápido: aprenda 5 truques!

mulher olhando a raiz do cabelo para ilustrar matéria sobre como tirar oleosidade do cabelo rápido

Quem nunca desejou ter fios impecáveis o dia inteiro, mas acabou se deparando com uma raiz oleosa no final do dia? Isso pode acontecer por diversos fatores, mas o lado bom é que tem como tirar oleosidade do cabelo rápido. 

Nós da Vizcaya mostraremos como ter aquele cabelo saudável, macio e limpo que todo mundo deseja. Confira a seguir!

O que é oleosidade do cabelo?

Normalmente, todas as pessoas já se sentiram incomodadas com o aspecto sujo e pesado dos fios, pelo menos uma vez na vida. Por conta disso, todo mundo quer saber se tem como tirar oleosidade do cabelo rápido.

Antes de saber se remover a oleosidade dos fios com rapidez é possível, é importante dizer o que configura um cabelo oleoso.

Os fios oleosos são aqueles que demandam lavagens constantes devido ao aspecto untuoso e grudado que compõem um cabelo sem movimento.

Além disso, o cabelo oleoso causa também outros problemas para o couro cabeludo, como caspa, coceira e vermelhidão.  

Causas do cabelo oleoso

É importante saber as causas por trás da oleosidade no cabelo, que começa com a produção de sebo pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo

Essas glândulas são as responsáveis por dar aquela hidratação e nutrição aos fios. No entanto, elas podem causar uma produção excessiva de óleo, tornando o cabelo oleoso.

Tem vários fatores que podem aumentar a produção de sebo no couro cabelo. Veja quais são: 

    • predisposição genética;
    • desequilíbrios hormonais;
    • colesterol elevado; 
    • má alimentação;
    • escolha errada dos produtos para o cabelo;
    • usar produtos na raiz, como condicionador ou creme de pentear;
    • falta de higienização com os fios;
  • lavar pouco o cabelo;
  • lavar demais e causar o efeito contrário, aumentando ainda mais a produção de sebo.

👉 Dicas de expert para cuidar da raiz oleosa sem ressecar os fios!

Consequências do cabelo oleoso

A oleosidade traz diversas consequências para o cabelo e, claro, para a nossa autoestima. Confira o que pode acontecer ao lidar com a oleosidade nos fios:

  • Aspecto sujo e pesado: o cabelo fica com um brilho exagerado, grudado na cabeça e com pouco volume.
  • Acúmulo de sujeira e impurezas: cabelo oleoso pode acumular poeira, poluição e restos de produtos. Tudo isso se acumula no couro cabeludo e nos fios, obstruindo os poros e dificultando a respiração dos fios. 
  • Caspa e dermatite seborreica: aquelas casquinhas chatas no couro cabeludo são causadas por uma inflamação ou infecção fúngica. Além disso, isso pode até causar coceira e vermelhidão.
  • Queda dos fios: cabelo com oleosidade excessiva pode tornar os fios enfraquecidos, facilitando o surgimento da alopecia seborreica capaz de gerar a perda de cabelo.

Como tirar oleosidade do cabelo rápido?

Será que tem como tirar oleosidade do cabelo rápido? Com alguns truques é possível, sim, combater o excesso de oleosidade nos fios. 

No entanto, para vencer essa batalha e ter a raiz menos oleosa é preciso seguir algumas dicas e mudar alguns hábitos. Olha só: 

1. Shampoo a seco

O shampoo a seco é aquele produto amigo que salva naqueles dias que os fios estão oleosos excessivamente. Ele é simplesmente perfeito para dar um jeito rápido na oleosidade da raiz e ainda dar uma turbinada na textura e volume dos fios.  

2. Escolher o shampoo e condicionador adequados

Sem dúvidas, lavar o cabelo é realmente a maneira mais rápida e eficaz de acabar com a oleosidade, mas a escolha do shampoo e condicionador certos faz toda a diferença.

Para dar adeus à oleosidade na raiz e manter a sensação de limpeza e frescor por mais tempo, vale a pena investir em shampoo e condicionador específicos para limpar os fios. 

Os produtos recomendados para os fios oleosos são o Shampoo Vizcaya Byos Vegano Anti Oleosidade e o Vizcaya Condicionador Byos Vegano Anti Oleosidade. O shampoo possui possui extrato de alecrim e óleo essencial de melaleuca orgânico, ingredientes perfeitos para acabar com a oleosidade e para ajudar a reduzir a caspa.  

3. Saber aplicar os produtos corretamente

Saber aplicar os produtos corretamente faz toda a diferença para manter a saúde do cabelo. O condicionador é ótimo para selar as cutículas dos fios, garantindo que eles fiquem mais hidratados e protegidos. 

Porém, é importante tomar cuidado na hora de aplicar o produto, especialmente na raiz. Esse hábito pode ser um problema, já que pode aumentar ainda mais a oleosidade no couro cabeludo e favorecer o aparecimento de caspa.  

4. Regular a temperatura da água

A água quente é uma inimiga da oleosidade excessiva dos cabelos. Isso porque água muito quente estimula as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais sebo no couro cabeludo, deixando os fios com aquele aspecto sujo e oleoso.

Portanto, para evitar cabelos oleosos, o ideal é regular a temperatura da água para morna ou fria na hora da lavagem dos fios. 

5. Fazer penteados para disfarçar a oleosidade 

Penteados são uma ótima opção para disfarçar rapidamente a oleosidade dos fios. O melhor é que tem uma infinidade de penteados estilosos para escolher.

Você pode experimentar um cabelo repartido ao meio com coque, rabo de cavalo, trança boxeadora, entre outros.

6. Usar acessórios para esconder os fios oleosos

Se não tiver como tirar oleosidade do cabelo rápido com as dicas anteriores, então aposte nos acessórios para esconder os fios oleosos e dar um up no visual. Tiara, faixa, presilha ou turbante são ótimas opções para cobrir a raiz e disfarçar a oleosidade.

👉 Penteados com lenço no cabelo para usar hoje mesmo! 

Alimentos que aumentam a oleosidade do cabelo

Quando o cabelo está sempre oleoso, mesmo depois de lavar e usar produtos específicos, é hora cuidar da alimentação. Afinal, comer excessivamente determinados alimentos podem aumentar a oleosidade dos fios. Confira quais são eles:

Açúcar

Ter vontade de doce é normal, mas é preciso ter cuidado com o excesso de açúcar. Ele pode mexer com os hormônios do nosso corpo, afetando diretamente o cabelo.

Carne 

A carne vermelha em excesso pode atrapalhar a digestão do ácido úrico, que se acumula no sangue e pode aumentar a oleosidade e até queda capilar.

Refrigerante

Essa bebida possui açúcar e químicos em sua composição, ou seja, pode prejudicar ainda mais o cabelo oleoso. Se quiser evitar esse problema, melhor consumir essa bebida com moderação.

Sal

O sódio presente no sal em excesso pode levar à queda de cabelo. Então, nada de abusar do sal na comida ou em alimentos industrializados!

Alimentos gordurosos

Comidas fritas e gordurosas podem deixar o cabelo mais oleoso. Portanto, procure evitar alimentos muito gordurosos, como salgadinhos, creme de leite, queijos, entre outros.

Agora que você sabe como tirar oleosidade do cabelo rápido, não deixe de colocar em prática essas dicas e técnicas. Conte com a ajuda dos produtos da Vizcaya, que ainda possuem água termal em suas composições!