BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Como proteger o cabelo do sol: aprenda com 12 dicas!
29 nov

Como proteger o cabelo do sol: aprenda com 12 dicas!

proteger o cabelo do sol Vizcaya

Sem dúvidas, o verão é uma estação maravilhosa, que nos proporciona ótimos momentos e muitas alegrias. No entanto, não podemos deixar de falar dos problemas que vem com ele. Um deles são os raios solares atingindo os nossos fios e a nossa pele. Por isso, neste artigo, nós da Vizcaya contaremos como proteger o cabelo do sol neste verão (e em todo o resto do ano). Confira!

Por que proteger o cabelo do sol?

Primeiramente, explicaremos como proteger o cabelo do sol. A falta de proteção adequada contra os raios solares pode acarretar danos significativos aos cabelos, principalmente, quando expostos regularmente ao sol sem proteção, pois os fios podem sofrer consideravelmente.

Os raios UV emitidos pelo sol representam uma ameaça tanto para a pele quanto para o cabelo, especialmente durante longas exposições à praia ou piscina. 

Por isso, é preciso proteger os cabelos desses danos para evitar consequências desagradáveis. Afinal, os efeitos da exposição solar contínua podem resultar em cabelos ásperos e sem brilho, afetando diretamente as substâncias que mantêm nossas cutículas unidas, como as ceramidas

Além disso, essa exposição pode tornar os fios mais suscetíveis a danos, deixando-os frágeis e propensos à quebra, devido a mudanças em seus níveis naturais de queratina.

Cabe destacar a importância de cuidados especiais para cabelos tingidos. A exposição solar não apenas danifica os fios, mas também pode provocar alterações e desbotamento na coloração. 

👉 Como cuidar do cabelo na praia? 8 dicas para ter cabelos bonitos neste verão!

Como proteger o cabelo do sol?

Para proteger o cabelo do sol, abaixo, selecionamos as principais dicas de proteção para manter os fios incríveis neste verão que se aproxima. 

Felizmente, hoje existem muitos produtos que oferecem proteção solar, além dos acessórios como chapéus, que são aliados valiosos para uma rotina de cuidados específicos durante períodos de calor intenso. Também indicaremos quais são! Veja abaixo!

1. Escolha produtos com proteção solar

Em momentos de exposição prolongada ao sol, como na praia ou piscina, opte por produtos com proteção solar, como leave-in e água termal. Esses produtos formam uma barreira nos fios, protegendo-os dos danos causados pelos raios solares. 

Evite molhar o cabelo com frequência nesses ambientes e, se isso acontecer, enxágue-os logo em seguida para remover o cloro da piscina ou o sal do mar.

A Água Termal Essence Care da Vizcaya, por exemplo, é uma aliada perfeita para o dia a dia, assim como para exposições ao sol, piscina e praia, graças à sua proteção UV. 

A fórmula desse produto multifuncional inclui um mix exclusivo de Ácido Hialurônico e Vitaminas Essenciais, que não apenas reparam o fio e tratam o couro cabeludo, mas também selam as cutículas, protegem contra os raios solares e criam uma barreira contra a umidade.

2. Reforce a hidratação

O sol intenso, a água com cloro ou sal e o aumento das lavagens podem ressecar os cabelos. Uma máscara capilar intensiva uma vez por semana pode ajudar a recuperar a hidratação. 

Massagear o couro cabeludo com um produto reparador também é útil para restaurar a hidratação e o brilho dos fios.

3. Utilize barreiras contra o sol

Chapéus de aba larga, lenços ou guarda-sol são eficazes para proteger os cabelos dos raios solares. Essa proteção física é a mais efetiva para evitar danos solares.

Além dos acessórios, utilize produtos que podem ajudar a barrar os danos dos raios solares nos fios. O Sérum Essence Care da Vizcaya é uma ótima opção, já que ajuda a proteger seus cabelos dos raios UV, além de fornecer nutrição, brilho e vitalidade. 

Sua fórmula é enriquecida com 7 óleos vegetais e vitaminas essenciais como Ômegas 3, 6 e 9, e Vitamina E. Esses ingredientes oferecem um tratamento cosmético condicionante que combate o frizz, tem uma textura leve e se adequa a todos os tipos de cabelo, sem a presença de parabenos.

4. Altere a divisão do cabelo

Mudar a risca do cabelo diminui regularmente a exposição dos diferentes lados ao sol, evitando que o couro cabeludo fique queimado e desconfortável. Esse truque ainda pode aumentar o volume dos fios na raiz, compensando o excesso de oleosidade típico dessa época do ano.

5. Enxágue com água doce

Sempre lave os cabelos com água doce após o contato com água do mar ou cloro para evitar danos. Aplique um hidratante sem enxágue antes da exposição à água para criar uma camada protetora. Reaplique a máscara, especialmente aquelas com proteção solar, após o enxágue.

6. Cuide da alimentação

Uma dieta rica em vitaminas A, C e E ajuda na hidratação e fortalecimento dos cabelos. Manter-se hidratado também é essencial para a saúde dos fios.

👉 Aprenda 5 maneiras de minimizar os danos causados pela chapinha e secador!

7. Evite o calor excessivo

Limitar o uso de secador, chapinha e babyliss pode ajudar a prevenir danos. Caso use, aplique um protetor térmico antes do uso. Além disso, mantenha a temperatura baixa para evitar danos pelo calor.

Reprodução: Pinterest

8. Fuja da exposição solar entre 10h e 14h

Evitar o sol mais forte do dia entre 10h e 14h para proteger não apenas os cabelos, mas também a pele.

9. Cuide do couro cabeludo

Além dos cuidados com os fios, proteger e hidratar o couro cabeludo é importante para evitar queimaduras e irritações.

10. Use sombrinha

Mesmo em ambientes urbanos, a exposição prolongada ao sol pode danificar os cabelos. Usar uma sombrinha pode proteger os fios e o rosto pode ser uma boa ideia em dias em que o sol estiver muito quente.

11. Evite pentear cabelos molhados

Pentear os cabelos molhados pode causar quebra dos fios. Apenas passe os dedos entre os fios para ajustá-los.

Reprodução: Pinterest

12. Tenha um spray de cabelo com protetor solar na bolsa

Sprays capilares com proteção solar são práticos e oferecem uma camada protetora nos fios contra o sol, podendo ser reaplicados ao longo do dia.

Viu só como é fácil proteger o cabelo do sol para evitar os danos causados pelos raios solares? Agora você não tem mais desculpas e já sabe que pode contar com os produtos com proteção UV da Vizcaya, além daqueles que possuem água termal em suas fórmulas!