BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva? Confira 10 dicas aqui! 
24 nov

Como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva? Confira 10 dicas aqui! 

como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva

Você costuma se preocupar com seu cabelo nos dias chuvosos? Principalmente naquelas chuvas de verão? Afinal, o frizz é um incômodo comum quando o clima fica úmido, especialmente para certos tipos de cabelo. Portanto, se você se identifica com essa situação, nós da Vizcaya preparamos dicas valiosas sobre como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva. Assim, seus fios ficarão incríveis, independentemente do clima. Confira a seguir!

Por que o cabelo fica mais rebelde em dias de chuva?

Antes de ensinar como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva, precisamos explicar porque os fios se tornam mais rebeldes nos dias chuvosos.

Quando chove, o cabelo tende a ficar mais propenso ao frizz devido à umidade no ar. Essa umidade leva à abertura das cutículas capilares, fazendo com que os fios percam definição e se tornem arrepiados. 

Esse fenômeno é ainda mais intenso em fios porosos e ressecados, por absorverem a umidade do ar ainda com mais facilidade. 

Consequentemente, esse frizz pode ser resultado de vários fatores, desde a falta de cuidado até a exposição prolongada a elementos externos, como sol, calor, poeira e umidade.

Por isso, é preciso seguir alguns truques para selar os fios e protegê-los da eletricidade estática. 

👉 5 mitos e verdades sobre o frizz e como acabar de vez com esse problema!

Como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva?

Sem dúvidas, é muito frustrante lidar com a chuva sem um guarda-chuva e acabar com os cabelos bagunçados e com frizz. Por isso, aqui estão 10 dicas sobre como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva e mantê-los mais bonitos mesmo em dias chuvosos. Veja!

1. Usar os produtos certos

Manter os cabelos limpos e bem cuidados é crucial, especialmente em dias chuvosos. Use um shampoo com pH adequado e opte por condicionadores, máscaras e séruns antifrizz. 

Nossa sugestão é o Sérum Essence Care da Vizcaya, enriquecido com 7 óleos vegetais, ômegas 3, 6 e 9 e Vitamina E. Esse sérum promove uma ação antifrizz e possui uma textura leve e compatível com todos os tipos de cabelo e curvaturas. 

2. Aguardar os produtos agirem

Ao aplicar o condicionador e a máscara capilar, é crucial aguardar o tempo recomendado para sua ação. Massagear suavemente o produto nos fios e desembaraçar com uma escova ou pente largo também é essencial. 

Deixe o condicionador e a máscara agirem conforme as instruções nas embalagens antes de enxaguar. Esse processo é fundamental para selar as cutículas capilares, prevenindo a formação de frizz e evitando que os fios fiquem arrepiados quando secos.

imagem do sérum capilar para ilustrar matéria sobre skinificação

Reprodução: Pinterest

3. Lavar o cabelo com água fria ou morna

A água quente é uma das principais inimigas dos cabelos, prejudicando-os ao remover a oleosidade natural dos fios e deixando-os vulneráveis. 

Por isso, opte por água fria ou morna ao lavar o cabelo, pois ajuda a selar a cutícula capilar, resultando em fios mais suaves e resistentes à umidade.

Além disso, para manter o cabelo livre do frizz, é importante adotar alguns cuidados diários. Por isso, prefira usar água fria ou morna para selar as cutículas capilares.

4. Escolher como pentear os fios

É preciso evitar pentear o cabelo quando estiver seco, pois isso pode causar atrito e aumentar o frizz. Portanto, prefira pentear os fios quando estiverem úmidos e use uma escova ou pente de dentes largos para evitar quebras. 

Além disso, ao pentear os fios, é importante começar pelas pontas e ir subindo aos poucos, desembaraçando suavemente. Isso ajuda a evitar danos e quebras nos cabelos. 

Também é recomendado evitar o uso de escovas com cerdas de metal, pois elas podem causar danos aos fios.

5. Usar produtos contra umidade

É uma ótima ideia escolher finalizadores que ofereçam proteção contra a umidade em dias chuvosos. Afinal, esses produtos formam uma barreira nos fios, selando as cutículas para evitar que a umidade penetre no cabelo. 

Há opções específicas para essa finalidade, como a Água Termal Essence Care da Vizcaya, que possui um blend que combina Ácido Hialurônico e Vitaminas Essenciais. Essa composição proporciona uma série de benefícios, incluindo reparação capilar, tratamento do couro cabeludo, selagem das cutículas, proteção solar e defesa contra a umidade.

6. Escolher aparelhos térmicos corretos

Escolher ferramentas modernas e tecnologicamente avançadas é fundamental para manter os fios assentados, brilhantes e macios. Sendo assim, opte por secadores, pranchas e outros equipamentos com tecnologia Ion Plus, que multiplica os íons negativos, pode garantir um liso perfeito e duradouro, evitando o frizz por mais tempo. 

Além disso, tecnologias como Ceramic Ion, que mantém altas temperaturas de maneira constante, e Ion Tourmaline, que reduz a eletricidade estática, são excelentes para controlar o aspecto arrepiado dos fios.

👉 Chapinha e secador: saiba quais os danos para os cabelos na hora de modelar os fios!

7. Secar os fios com protetor térmico

Após o banho, evite esfregar vigorosamente a toalha nos cabelos antes de sair para compromissos. Esse atrito pode danificar as cutículas, levando ao frizz. Use a toalha para retirar o excesso de água e, em seguida, seque os fios com um secador. 

Não se esqueça do protetor térmico para proteger as fibras capilares dos danos causados pelo calor dos aparelhos térmicos.

8. Manter a hidratação em dia

Usar máscaras de hidratação uma ou duas vezes por semana é essencial para manter a saúde dos fios. Além de nutrir profundamente, essa prática ajuda a reduzir a absorção de umidade pelo cabelo, minimizando o risco de frizz, independentemente do clima.

A hidratação profunda proporcionada pelas máscaras ajuda a nutrir os fios, deixando-os mais macios, brilhantes e com menos fios arrepiados. 

Reprodução: Pinterest

9. Evitar passar a mão nos fios

É melhor resistir à tentação de alisar os fios arrepiados com as mãos! Se o cabelo já está poroso e com frizz devido à chuva, evite tocar nele repetidamente, pois o calor e a umidade das mãos podem intensificar esse problema. 

Esse atrito pode abrir ainda mais as cutículas dos fios, deixando-os com uma textura áspera.

10. Fazer penteados e usar acessórios

Fazer penteados descontraídos e usar uma variedade de acessórios podem ser uma solução inteligente para evitar o frizz em dias de chuva. Portanto, explore o uso de lenços, turbantes, tiaras em diferentes tamanhos e cores, rabos de cavalo, tranças, entre outros.

Agora você sabe como evitar o frizz no cabelo em dias de chuva! Nós da Vizcaya possuímos diversos produtos que ajudam a combater o frizz. Além disso, muitos dos nossos produtos possuem água termal em suas fórmulas!