BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Como escolher hidratante corporal: qual a diferença entre creme, manteiga, leite, loção e óleo
9 mar

Como escolher hidratante corporal: qual a diferença entre creme, manteiga, leite, loção e óleo

Não importa a estação do ano: manter a pele bem hidratada é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e manter a saúde da cútis em dia. Pele seca, sensível ou oleosa… Tanto faz! O hidratante corporal deve ser usado com regularidade em todos os tipos de pele. Mas nem todos os hidratantes são iguais, é verdade… A boa notícia é que certamente há um tipo de hidratante perfeito para você!

Abaixo, te contamos tudo o que você precisa saber para escolher a melhor fórmula hidratante para a sua pele:

 

Qual o melhor tipo de hidratante?

Não é preciso mergulhar no universo das tendências de skincare para descobrir o melhor hidratante corporal. O passo mais importante é entender que todo tipo de pele precisa de hidratação. Isso porque a pele é o maior órgão do corpo e fica exposta a fatores como poluição, sol e vento, por exemplo. Aí, a hidratação serve como um reforço da barreira de proteção da pele.

O ressecamento da pele, por sua vez, pode causar coceira e deixar a cútis com aparência esbranquiçada. A médio e longo prazo, o ressecamento contribui para o aparecimento de rugas e falta de elasticidade da pele.

Os hidratantes corporais podem ser ricos em três tipos de ativos: oclusivos, que formam uma camada protetora sobre a pele; umectantes, que absorvem a água do ambiente; e emolientes, que deixam a pele macia e com textura suave.

 

Creme corporal

É o tipo de hidratante mais tradicional e comum do mercado. São produtos com fórmulas densas e encorpadas e, por isso, são ideais para serem usados em temperaturas amenas ou frias, como outono e inverno.

Esse tipo de hidratante corporal deve ser evitado por quem tem a pele oleosa, porque pode agravar quadros de foliculite e acne. Também vale utilizar outros tipos de hidratante no corpo inteiro e utilizar o creme apenas em áreas ressecadas do corpo, como joelhos e cotovelos.

Em geral, com exceção do óleo corporal e do leite hidratante, os hidratantes corporais devem ser aplicados na pele úmida após o banho, sem enxaguar, sempre em movimentos circulares para facilitar a absorção do produto pela pele.

Os hidratantes corporais na linha Sensations, de Vizcaya, cumprem bem essa função: contém água termal na fórmula, que tem ação calmante  e hidratante. Também tem rápida absorção, além de toque leve e sedoso. Eles estão disponíveis em três fragrâncias: Âmbar e Lírio; Flor de Cerejeira e Magnólia; e Vanilla e Mel. São perfeitos para o dia a dia!

Compre aqui!

Manteiga

Está em busca de um hidratante corporal com fórmula mega nutritiva? As manteigas são ideais para esta tarefa. Elas têm a fórmula densa e são indicadas para peles secas ou extrassecas. É o tipo de produto perfeito para ser usado no inverno.

A manteiga corporal carrega consigo os benefícios das manteigas vegetais presentes em sua composição. As manteigas de karité, cacau, cupuaçu e macadâmia são apenas alguns exemplos de manteiga vegetal.

 

Óleo vegetal

Assim como as manteigas, os óleos também podem ter fórmulas nutritivas. Prefira os hidratantes corporais com óleos vegetais, ricos em ativos como ômegas. Evite as fórmulas com óleos minerais. Aplicar esse produto durante o banho, logo após a lavagem e ainda na pele úmida, irá turbinar os resultados. Então, massageie a pele com movimentos circulares e enxágue.

Melhor: o óleo corporal pode ser usado em todas as estações do ano. Entre os óleos vegetais mais tradicionais estão a rosa mosqueta, que possui propriedades emolientes (e por isso deixa a pele bem macia). Além de ser rica em ácidos graxos que previnem o envelhecimento precoce, o óleo de rosa mosqueta também evita o aparecimento de estrias, pode suavizar manchas e ainda tem ação cicatrizante.

O óleo de amêndoas, por sua vez, também tem ação emoliente e oclusiva. Ao mesmo tempo que ele hidrata, cria uma barreira protetora sobre a pele. O óleo de amêndoas ainda é rico em vitaminas A, B1, B2, B6  e E, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ou seja: é perfeito para peles sensibilizadas. Vale aplicar o óleo vegetal puro ou misturado a um creme de sua preferência.

 

Loção

Esse tipo de hidratante corporal possui textura fluida, quase líquida e bem leve, e por isso é absorvido facilmente. É ótimo para ser usado no verão ou em peles normais e oleosas.  A loção corporal deve ser aplicada após o banho, no corpo já seco.

 

Leite hidratante

Tem fórmula leve e é indicado para as áreas menos ressecadas do corpo. É facilmente absorvido pela pele e, por isso, é ideal para quem não gosta de esperar muito tempo pela secagem do produto. O leite hidratante tem a textura perfeita para quem prefere produtos que deixam a pele sequinha.