BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Como cuidar da pele seca no inverno?
6 jun

Como cuidar da pele seca no inverno?

Não dá para negar que a pele e os cabelos sofrem no inverno. A exposição ao vento e ao frio pode agravar o ressecamento, assim como o uso de produtos inadequados.  A boa notícia é que dá para evitar a pele seca no inverno. A gente te conta como, logo mais:

 

Por que a pele fica ressecada no inverno?

Durante a estação mais fria do ano, a pele fica exposta a fatores externos como o vento e alterações climáticas. A pele seca no inverno é resultado da alteração na barreira cutânea, que perde a proteção lipídica. Por isso, é importante diminuir os fatores que podem agravar essa condição e oferecer maneiras de repor essa proteção, como o uso de hidratantes com fórmulas potentes.

 

Como evitar o ressecamento da pele no inverno?

No inverno, é preciso tomar alguns cuidados para evitar o ressecamento da pele. Um dos maiores cuidados começa no banho: o ideal são banhos rápidos, de até dez minutos, com água morna – nunca quente demais! Isso porque a água quente remove a barreira de proteção da pele, deixando-a mais fragilizada. O resultado você já sabe: ressecamento!

O sabonete também é um item importante nos cuidados com a pele seca no inverno. O sabonete líquido tem textura leve e costuma ter formulação neutra. Por isso, são ideais para peles sensíveis e ressecadas.

O consumo de água também é importantíssimo: mesmo que pareça que o corpo transpira menos, a água é usada em outras funções do organismo. Mais: o consumo de água facilita a eliminação de toxinas. Na dúvida, sempre beba água.

 

Sinais de ressecamento da pele

Alguns sinais podem te ajudar a identificar o ressecamento da pele: repuxamento, descamação e até pequenas fissuras. Percebeu que linhas finas apareceram na pele? Pode ser que sua pele esteja precisando de uma dose extra de hidratação. O toque áspero, em diferentes níveis, também é um grande sinal de que a sua pele precisa de cuidados especiais.

 

A pele está ressecada. E agora?

Um bom hidratante em creme – e não em gel – pode te ajudar nesta tarefa. Quanto mais espesso, melhor! Opte por versões que incluem ceramidas e ácido hialurônico na fórmula, para garantir um boost de hidratação e proteção. A linha de hidratantes corporais Sensations, de Vizcaya, é perfeita para esta tarefa: os produtos contém a exclusiva água termal Vizcaya, e combinam hidratação e perfumação prolongada. Ou seja, são perfeitos para o dia a dia.

Compre aqui!

Não se esqueça de dar atenção para as extremidades: mãos e pés costumam sofrer mais com o ressecamento. O mesmo vale para joelhos e cotovelos.  A melhor maneira de garantir uma hidratação otimizada é aplicando o creme hidratante após o banho, quando a pele ainda está úmida.