BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Clarear o cabelo naturalmente é possível? Veja 6 receitas caseiras!
25 mar

Clarear o cabelo naturalmente é possível? Veja 6 receitas caseiras!

Aprender como clarear o cabelo naturalmente é um desejo comum para muitas pessoas. Isso porque clarear os fios pode ser um desafio e, muitas vezes, pode causar danos, como ressecamento e quebra, tornando essencial um cuidado extra para restaurar a saúde capilar.

Felizmente, existem alternativas além da descoloração ou tintura para quem busca um tom mais claro. Com a utilização de produtos naturais, é viável clarear os cabelos em casa, sem recorrer a qualquer produto químico, ou seja, não compromete a integridade dos fios!

Ficou curiosa para saber mais sobre como clarear os cabelos de maneira natural? Nós da Vizcaya contaremos os métodos que descobrimos, logo abaixo! 

Clarear o cabelo naturalmente: é possível?

Será que é possível mesmo clarear o cabelo naturalmente? Sim, é possível. No entanto, é importante saber que esse processo não se compara ao clareamento realizado em salões, sendo muito mais discreto e passageiro, ou seja, sai em poucas lavagens. 

Além disso, pessoas com cabelos naturalmente claros e livres de química podem conseguir um clareamento natural com mais facilidade. 

Já as mulheres com cabelos mais escuros, os produtos e receitas naturais não possuem o mesmo efeito de remoção de pigmento dos fios.

Além da cor natural dos cabelos, que desempenha um papel importante no processo de clareamento, a textura também pode influenciar no resultado. 

Por exemplo, cabelos mais finos podem ter menos pigmentação e maior fragilidade, tornando-os mais receptivos a uma nova cor. 

👉 Descubra se pode lavar o cabelo depois de pintar!

Como clarear o cabelo naturalmente?

Encontramos algumas técnicas que prometem clarear o cabelo naturalmente. Mas lembre-se: não faça uma dessas técnicas sem consultar um cabeleireiro antes. Confira:

1. Clarear o cabelo com camomila

A camomila contém apigenina e azuleno, pigmentos naturais que podem iluminar sutilmente os cabelos, além de realçar sua tonalidade e brilho.

Para clarear o cabelo naturalmente com essa receita caseira é preciso ter: 1 xícara de flores secas de camomila ou 4 sachês de chá e 500ml de água fervente.

O primeiro passo é só adicionar as flores secas ou os sachês de chá na água fervente, tampe e deixe repousar por 1 hora. Após isso, lavar os cabelos com o chá, deixando agir por 25 minutos. 

Em seguida, enxágue os fios e os lave como de costume, com shampoo e condicionador. Repita o processo diversas vezes, sempre que lavar o cabelo, até obter o resultado desejado.

clarear o cabelo naturalmente

Reprodução: Pinterest

2. Clarear o cabelo com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um recurso multifuncional que serve inclusive para clarear o cabelo naturalmente. Ele oferece uma alternativa natural e econômica aos produtos químicos convencionais, como descolorantes e tinturas

Para utilizá-lo, basta misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 3 colheres de sopa de água morna até obter uma pasta homogênea. 

Em seguida, aplique a pasta nos cabelos úmidos, massageando gentilmente o couro cabeludo e as mechas que deseja clarear. Deixe agir por 15 a 30 minutos e, em seguida, enxágue abundantemente.

3. Clarear o cabelo com mel silvestre

O mel silvestre, reconhecido por suas propriedades hidratantes e nutritivas, é uma opção valiosa para clarear naturalmente os cabelos. Porém, a persistência é necessária para alcançar os melhores resultados.

Para essa receita é preciso ter 3 colheres de sopa de mel puro. Em seguida, misturar o mel com uma colher de sopa de água ou condicionador para facilitar a aplicação.

Após lavar os cabelos, aplicar a mistura nos fios, massageando cuidadosamente. Cubra em seguida os cabelos com uma touca plástica ou térmica e deixe agir por no mínimo 2 horas.

Feito isso, lave os cabelos normalmente após o tempo de pausa. Repita esse procedimento conforme necessário para alcançar o efeito desejado.

4. Clarear o cabelo com casca de cebola

As cascas de cebola, aquelas que geralmente descartamos no lixo, podem ser uma excelente opção para clarear o cabelo.  

A receita para clarear o cabelo naturalmente com casca de cebola é simples: 2 cascas de cebolas e 1/2 litro de água.

O modo de aplicação é simples: ferver as cascas das 2 cebolas em meio litro de água e deixar esfriar. Aplicar em seguida o chá resultante nos cabelos usando um borrifador. E deixar agir por cerca de 30 minutos. Após o tempo de pausa, lavar os cabelos como de costume.

👉 Aprenda 3 dicas caseiras práticas para manter a hidratação dos cabelos!

5. Clarear o cabelo com canela em pó

A canela em pó, além de clarear os fios, fortalece a estrutura capilar, promovendo um crescimento saudável aos cabelos.

Você só irá precisar de 2 colheres de chá de canela em pó e 4 colheres de sopa de máscara capilar hidratante.

O primeiro passo é lavar os cabelos apenas com shampoo e enxaguar abundantemente. Em seguida, misture a canela em pó com sua máscara capilar hidratante preferida.

Feito isso, basta aplicar a mistura nos cabelos úmidos, garantindo uma distribuição uniforme e deixe agir por aproximadamente 20 minutos.

Por fim, enxaguar completamente e prosseguir com o condicionamento. Repita o procedimento conforme necessário até atingir o tom desejado.

clarear o cabelo naturalmente

Reprodução: Pinterest

6. Clarear o cabelo com limão

Existem receitas para clarear o cabelo naturalmente com o suco de limão. Basta ter um suco de limão fresco e água.

A receita é simples: misture o suco de limão e a água em proporções iguais em uma vasilha pequena. Aplique a mistura em todo o cabelo. Deixe agir por 15 a 30 minutos. Após o tempo de pausa, lave os fios com água fria e shampoo.

Dica extra

Se você está buscando por receitas para clarear o cabelo naturalmente, provavelmente, possui os fios loiros. 

Por isso, indicamos o Kit Shampoo + Condicionador Botanique Loiros da Vizcaya, que possui extrato de camomila orgânica e é enriquecido com água termal. 

Essa linha não apenas auxilia no clareamento, mas também trata seus cabelos, proporcionando um brilho incomparável.  

Gostou das nossas dicas para clarear o cabelo naturalmente? Lembre-se que para ter luminosidade e maciez nos seus fios, você pode contar com os produtos da Vizcaya!