O Verão chegou e com ele os refrescantes mergulhos de piscina! Mas, se você é do time das loiras, sabe bem que os mergulhos de piscina podem se tornar um drama capilar e tanto. É que tanto os fios naturais quanto os cabelos descoloridos podem ganhar a coloração esverdeada após alguns poucos banhos de piscina… Descubra por que o cabelo fica verde após banhos de piscina e aprenda como evitar e corrigir os fios esverdeados de maneira prática e eficiente:
Por que o cabelo fica verde na piscina?
O cloro ganhou, erroneamente, a fama de deixar os cabelos verdes na piscina. Na verdade, o sulfato de cobre é o responsável por mudar a cor dos fios. Isso acontece porque, ao ser aplicado na piscina para limpeza, o cloro oxida metais encontrados na água – um deles é o cobre, também presente em produtos algicidas. Quando o cobre é oxidado pelo cloro, ele se liga às proteínas dos fios porosos e deixa os cabelos com a temida aparência esverdeada.
Como evitar cabelo verde após piscina
Se você não é responsável pela limpeza da piscina, dificilmente poderá escolher quais ativos de limpeza serão usados nela, certo? A boa notícia é que dá para minimizar os danos causados pelo cloro e pelo cobre nos cabelos com alguns passos bem simples:
1. Use um finalizador
Para evitar que o cabelo fique verde na piscina, aplique alguns minutos antes do mergulho um creme para pentear ou leave-in por todo o comprimento dos fios. O produto irá criar uma película protetora em volta da fibra capilar e fechar as escamas dos cabelos. E, consequentemente, também irá reduzir os danos causados pelos metais da piscina. O Leave In Multi Frizz Control, com óleos de ojon e de pequi na fórmula e proteção UV, blinda os fios da ação do vento, sol e dos metais presentes na água da piscina também
2. Tome uma ducha antes do mergulho
Outra dica é jamais entrar na piscina com os cabelos completamente secos. Tomar uma ducha antes do mergulho reduz o contato da água com cloro e metais com os fios. E menos contato com os metais é sinônimo de menos chances de os cabelos esverdearem.
3. Faça uma selagem pré-verão
Tratamentos de salão como a selagem reconstroem os fios fragilizados e fecham as cutículas dos cabelos, deixando-os menos expostos à ação do cobre e do cloro. Com os fios reconstruídos e selados, as chances de ficar com os cabelos esverdeados diminuem bastante!
Algumas semanas antes das férias, também vale investir em tratamentos reconstrutores, como a Máscara de Tratamento Force Restore, com fórmula enriquecida com queratina, blend de aminoácidos e ceramidas. Outra dica de expert: evite descolorir ou tingir os fios até 15 dias antes da temporada na piscina. Dessa maneira, você terá tempo para recuperar os fios e diminuir a porosidade da fibra capilar.
4. Use uma touca de natação
Para evitar o contato dos fios com a água da piscina, a solução mais simples é usar toucas de natação. A touca é a melhor opção para quem faz esportes aquáticos e passa muito tempo dentro da água.
Como corrigir o cabelo verde de piscina
Se os seus cabelos já estão esverdeados após alguns banhos de piscina, vale lançar mão de algumas táticas para remover a cor indesejada dos cabelos. Um shampoo profissional com ação quelante remove o esverdeado dos cabelos e outros tipos de impurezas sem danificar os fios.
Outra maneira prática e caseira de remover a cor esverdeada dos cabelos loiros é aplicando o shampoo antirresíduos Deep Cleansing assim que o verde aparecer.
Depois, não se esqueça de usar uma poderosa máscara hidratante, como a Máscara de Tratamento Hydra Care. Faça o tratamento, no máximo, uma vez a cada quinze dias e evite o uso de shampoo antirresíduos em cabelos com progressiva.