BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Café é bom para o cabelo? Descubra se é mito ou é verdade!
9 ago

Café é bom para o cabelo? Descubra se é mito ou é verdade!

O café é famoso por nos despertar e dar aquela dose extra de energia e disposição nas manhãs. Mas será que o café é bom para o cabelo? Nós da Vizcaya contaremos se esse produto pode ser um aliado na rotina de cuidados capilares. 

Além disso, desmistificaremos alguns mitos e verdades sobre o café nos cabelos. Saiba mais a seguir!

O que é café? Quais os benefícios? 

Antes de explicarmos se o café é bom para o cabelo, precisamos contextualizar o que é café e quais são seus benefícios para a nossa saúde.

O café é produzido a partir dos grãos torrados da planta cafeeira, originária da Etiópia. No entanto, atualmente, é cultivada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Esse produto é uma fonte de benefícios para a nossa saúde. Veja só o que o café pode fazer por nós:

  • acelerar o metabolismo: a cafeína eleva os níveis de adrenalina no sangue, ajudando a quebrar as células de gordura e liberá-las como energia.
  • auxiliar na queima de calorias: acelerar o metabolismo ajuda a melhorar o desempenho físico, favorecendo o emagrecimento. 
  • melhorar o bem-estar: o café estimula o nosso sistema nervoso central, promovendo a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, como a dopamina e serotonina.  
  • fortalecer a memória e a concentração: o café melhora a nossa memória, estado de alerta e capacidade de concentração. Isso porque ele bloqueia os receptores de adenosina no cérebro, responsáveis pela sonolência.

O café é bom para o cabelo?

Será que café é bom para o cabelo? Sim, café pode ser um ótimo aliado para cuidar dos fios. Isso porque ele é naturalmente ácido e, por isso, ajuda a reequilibrar os níveis de pH do cabelo e do couro cabeludo.

O pH é uma escala que mede a acidez das substâncias, e quanto menor o valor na escala, mais ácida ela é considerada. As fibras capilares têm um pH de cerca de 3,67, enquanto o couro cabeludo tem um pH de 5,5, por exemplo.

Sendo assim, a aplicação do café pode ajudar a restaurar o pH ácido dos fios e do couro cabeludo.  

Uma dica de produto para equilibrar o couro cabeludo e evitar o ressecamento dos fios é o Shampoo Nutri Intense, da Vizcaya, que possui pH de 4,5. Para completar o tratamento, use também o Condicionador Nutri Intense, que possui um blend exclusivo de óleos vegetais para nutrir e ajudar a controlar o frizz.

 

Compre aqui!

5 benefícios do café para o cabelo

São diversos os benefícios do café para o cabelo, principalmente por conta da cafeína. Confira quais são alguns deles:

1. Hidratar o cabelo

O café pode, sim, ser utilizado como ingrediente aliado na hidratação dos fios. Isso porque a aplicação do café no cabelo úmido pode proporcionar uma hidratação extra aos fios.

2. Fortalecer o cabelo

A cafeína pode fortalecer os fios, tornando-os mais resistentes e menos quebradiços. Esses resultados são ótimos para quem tem cabelos frágeis e danificados.

3. Combater o envelhecimento precoce dos fios

Os antioxidantes presentes no café podem ajudar a proteger o cabelo contra os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento prematuro dos fios.

4. Pintar o cabelo

O café pode ajudar a escurecer os fios brancos e loiros, mas ele causa apenas um efeito temporário. Sendo assim, essa fixação é limitada, e após algumas lavagens, o pigmento sairá completamente do cabelo.

Para ter uma fixação da cor prolongada, o ideal é pintar os fios com produtos específicos para coloração.

👉 Coloração pessoal: como escolher a coloração de acordo com sua paleta de cores?

5. Alisar os fios

Não é possível afirmar que o café pode alisar os fios. Isso porque nem o café, nem a cafeína, conseguem alterar a estrutura dos fios e alisá-los. 

Portanto, se quiser alisar o cabelo, é recomendado procurar um profissional para escolher o melhor procedimento de alisamento para o seu tipo de cabelo.

Mitos e verdades sobre café no cabelo

Sem dúvidas, é importante saber diferenciar os mitos das verdades sobre o café no cabelo. Contaremos alguns, abaixo:

O café ajuda o cabelo a crescer? Verdade!

O café contém cafeína, que ajuda a estimular o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e favorecer o crescimento dos fios. 

Sendo assim, beber café pode ajudar o cabelo crescer. No entanto, o consumo moderado é recomendado para evitar problemas de saúde.

É bom passar o café em pó diretamente no cabelo ou couro cabeludo? Mito!

Essa prática pode danificar os fios e causar irritação, alergia e ressecamento dos fios. O ideal é utilizar produtos específicos com concentração adequada de cafeína, testados dermatologicamente. 

Café pode ajudar a combater a caspa? Verdade!

De fato, o café é bom para o cabelo. Isso porque ele possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e esfoliantes que limpam o couro cabeludo e eliminam células mortas. 

👉 Como evitar caspa e ter cabelos soltinhos e saudáveis!

Beber muito café faz o cabelo crescer mais rápido? Mito!

Apesar do consumo dessa bebida estimular o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e favorecer o crescimento dos fios, beber excessivamente pode causar problemas de saúde.

Isso porque o consumo excessivo de café pode causar desidratação, ansiedade, alterações hormonais e prejudicar o ciclo de crescimento dos fios

Como usar o café nos cabelos? 

Existem várias formas de aproveitar os benefícios do café nos fios. Uma delas é o “shampoo bomba” de café, fácil de fazer. Veja: 

  1. Escolher o shampoo certo para o seu cabelo;
  2. Separar 3 colheres de café e misturar em 250 ml de shampoo;
  3. Agitar bem e deixar descansar por um dia;
  4. Passar essa misturinha só no couro cabeludo quando for lavar o cabelo;
  5. Massagear para ativar a circulação;
  6. Deixar agir de 3 a 5 minutos;
  7. Enxaguar!

Lembre-se sempre de fazer um teste de alergia antes de aplicar qualquer produto no cabelo e couro cabeludo. Além disso, é recomendado consultar seu cabeleireiro para pedir o aconselhamento antes de testar uma receita caseira. 

Agora que você sabe que o café é bom para o cabelo, escolha produtos com ingredientes potentes como esse! Os produtos Vizcaya, por exemplo, possuem água termal em suas composições, uma grande aliada para os fios, enriquecida por minerais e obtida de fontes termais!