BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Cabelos oleosos no verão: 9 dicas para combater a oleosidade
12 jan

Cabelos oleosos no verão: 9 dicas para combater a oleosidade

Ah, que delícia o verão, uma estação tão gostosa, mas que pode causar alguns dilemas para os cabelos! Quem sofre com os cabelos oleosos no verão, mesmo lavando sempre, pode ficar com aquela sensação pesada e, bom, meio gordurosa.

Parece só uma questão de estética, mas o excesso de oleosidade pode desencadear problemas como a dermatite seborreica e até a queda de cabelo. Mas calma, há uns truques bem simples para lidar com isso. Nós da Vizcaya contaremos, logo abaixo!

Por que os cabelos oleosos no verão sofrem mais?

Muitas pessoas se perguntam porque os cabelos oleosos no verão sofrem ainda mais com a oleosidade. Na verdade, o cabelo fica mais oleoso no verão devido ao calor e à umidade. 

Nosso couro cabeludo produz um óleo natural chamado sebo para proteger o cabelo e a pele. Mas quando há muito sebo, os cabelos podem ficar pesados e sem vida.

Nessa estação, o calor e a umidade elevada fazem as glândulas sebáceas produzirem ainda mais sebo, já que nosso corpo tenta se proteger do clima. 

Passar mais tempo ao ar livre no verão também influencia: sol, vento e até a areia podem ressecar o couro cabeludo, fazendo as glândulas produzirem mais sebo para compensar essa perda de umidade.

👉 Caspa ou couro cabeludo ressecado: qual a diferença e como tratar cada problema?

9 dicas para lidar com a oleosidade nos fios no verão

Agora que você sabe que existem razões para os cabelos oleosos sofrerem ainda mais no verão. Veja nossas dicas para lidar com essa oleosidade nessa temporada de calor:

1. Optar por um shampoo mais leve

Opte por um shampoo mais leve e transparente na lavagem dos cabelos. O shampoo reequilibrante é menos hidratante e mais limpante, evitando a aparência de raiz oleosa e pontas secas. Isso ajuda a distribuir melhor o brilho pelos fios e evita as pontas duplas.

Experimente o Shampoo Deep Cleansing da Vizcaya, que realiza um detox capilar eficaz, eliminando resíduos e impurezas dos fios sem danificá-los. 

Sua fórmula com Extrato de Mirra e Agentes Desmineralizantes devolve maciez, maleabilidade e brilho aos cabelos. 

2. Usar produtos específicos para cabelos oleosos

Procure usar produtos para cabelos oleosos que contêm ingredientes que controlam o excesso de oleosidade e prolongam a sensação de limpeza. 

A escolha de shampoo e condicionador deve levar em conta as necessidades específicas do cabelo, variando de shampoos que tratam caspa ou seborreia, a condicionadores para controlar a oleosidade sem ressecar os fios.

Nossa dica é o Condicionador Botanique Cabelos Oleosos da Vizcaya, que regula a oleosidade do couro cabeludo com extrato de alecrim e pimenta, oferecendo frescor. 

Sua textura equilibra a hidratação dos fios, proporcionando leveza e movimento aos cabelos, sem preocupações com oleosidade.

3. Lavar o cabelo mais vezes

No verão, mesmo com o couro cabeludo mais oleoso, é seguro lavar os cabelos diariamente ou dia sim, dia não. 

Porém, lembre-se de optar por produtos suaves e concentre o shampoo na raiz, massageando delicadamente. Use o condicionador apenas no comprimento dos fios, evitando a raiz para melhores resultados.

cabelos oleosos no verão

Reprodução: Pinterest

4. Fazer esfoliação no couro cabeludo

A esfoliação no couro cabeludo é um ótimo tratamento para quem usa muitos produtos ou lida com excesso de oleosidade. 

Além de limpar profundamente, ela estimula o crescimento dos fios e melhora a distribuição de nutrientes. Porém, evite se tiver couro cabeludo sensível ou machucado.

👉 Esfoliação no verão: dicas para esfoliar a pele do corpo em casa!

5. Lavar os fios com água morna ou fria

A água quente estimula as glândulas sebáceas, tornando o cabelo mais oleoso, enquanto a água mais fria ajuda a manter um aspecto brilhante, macio e leve.

Por isso, para controlar a oleosidade do cabelo, opte por água fria ou morna ao lavar os fios. Caso não consiga lavar o cabelo com água fria, ao menos dê uma última lavagem no cabelo com água morna para diminuir o frizz

6. Hidratar o cabelo com atenção

Para cabelos oleosos, ao hidratar, concentre-se nas pontas, evitando aplicar produtos na raiz. Isso evita o acúmulo de resíduos que estimulam a produção excessiva de óleo no couro cabeludo.

No entanto, já existem máscaras que podem ser aplicadas no couro cabeludo, como a Máscara Essence Care da Vizcaya. Ela nutre o couro cabeludo e os fios, restaurando os lipídios, selando as cutículas e protegendo contra danos térmicos e solares, proporcionando cabelos alinhados, brilhantes e macios.

Essa máscara possui o complexo VIZBEAUTY*, que contém vitaminas e minerais essenciais como B3, B5, B6, C e E. 

7. Deixar o cabelo secar naturalmente

Secar o cabelo naturalmente no verão pode ajudar a reduzir a oleosidade, já que o calor dos secadores pode estimular a produção de sebo. 

Se precisar usar o secador, opte por temperaturas mais baixas e mantenha uma distância de 15 cm do couro cabeludo para evitar o excesso de calor.

Além disso, use um produto com proteção térmica, como o Leave In Multi Frizz Control da Vizcaya que possui proteção térmica de até 230º graus.

Com ingredientes como Água Termal Vizcaya, Óleos de Pequi e Ojon, D-Pantenol e Complexo Active Control, oferece até 72 horas de combate ao frizz e protege os fios da umidade. 

cabelos oleosos no verão

Reprodução: Pinterest

8. Usar, mas não abusar do shampoo seco

O shampoo a seco é um spray que não requer água e é ideal para absorver a oleosidade do cabelo, dando uma sensação de frescor e limpeza instantânea. 

Procure usar esse produto apenas algumas vezes para aquelas ocasiões em que não tem tempo para lavar o cabelo. No entanto, lembre-se de que o shampoo a seco não substitui a lavagem tradicional dos fios, que deve ser feita com água, shampoo e condicionador.

9. Não prender ou dormir com os fios molhados

Prender ou dormir com os cabelos molhados não é uma boa ideia. Manter os fios úmidos por muito tempo pode favorecer o crescimento de fungos, danificar o couro cabeludo e até quebrar os fios. É melhor evitar esse hábito para garantir a saúde dos cabelos.

Está na amida para sofrer menos com os cabelos oleosos no verão? Use os produtos da Vizcaya que, além de conterem Água Termal em suas fórmulas, possuem diversas linhas para diferentes benefícios!