BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Cabelo de mãe: 8 dicas e truques para sua rotina agitada
9 maio

Cabelo de mãe: 8 dicas e truques para sua rotina agitada

cabelo de mãe

A chegada da maternidade marca um período repleto de transformações na vida feminina, refletindo também nos cuidados capilares. Com a rotina junto dos filhos, é natural que as mamães tenham menos tempo para dedicar à sua própria beleza, incluindo a saúde do cabelo de mãe

Entretanto, nós da Vizcaya mostraremos como é possível manter um padrão de cuidados capilares para promover fios deslumbrantes e saudáveis mesmo diante dos desafios da maternidade. Confira a seguir!

8 dicas práticas para cabelo de mãe

Para celebrar o Dia das Mães, neste artigo, daremos dicas práticas para o cabelo de mãe. Afinal, com tantas tarefas diárias de uma mãe, é desafiador encontrar tempo para dedicar aos cuidados mais elaborados com os cabelos. 

No entanto, a boa notícia é que é possível manter um visual deslumbrante de forma simples e prática. Confira nossas dicas e truques:

1. Optar por cortes curtos

Cabelos mais curtos são, sem dúvida, uma escolha inteligente para quem busca praticidade e estilo. Se você estiver se sentindo ousada, pode até mesmo considerar um corte radical como o “pixie” para uma mudança surpreendente.

Para aqueles que preferem uma transição gradual, um “short bob” é uma excelente opção. Esse estilo não só reduz o tempo de lavagem, mas também diminui a quantidade de produtos necessários para manter os cabelos bonitos e saudáveis.

2. Saber quando lavar os fios

Determinar o momento ideal para lavar os cabelos é essencial para otimizar a rotina de cuidados capilares das mães. Para fios normais, que geralmente têm uma oleosidade equilibrada, é recomendável lavá-los em dias alternados. Isso ajuda a manter o equilíbrio natural do couro cabeludo e dos fios.

Por outro lado, cabelos oleosos requerem uma frequência maior de lavagem. Para esse tipo de cabelo, é indicado usar shampoo e condicionador diariamente durante o banho, o que pode demandar apenas alguns minutos a mais em sua rotina diária.

Pode lavar o cabelo todo dia? Saiba se essa prática é recomendada!

3. Escolher os produtos corretamente

Entender o tipo de cabelo e suas necessidades é fundamental para escolher a linha de produtos ideal. Esse conhecimento simplifica a rotina de cuidados capilares, garantindo que seu cabelo receba os cuidados necessários de forma completa e eficaz.

Se seus cabelos são quimicamente tratados, é essencial buscar uma linha específica para controlar o ressecamento, garantindo assim um cuidado adequado e balanceado para seus fios.

4. Comprar produtos multifuncionais

Opte por produtos capilares que oferecem múltiplos benefícios, como leave-ins que também possuem proteção térmica. Essa escolha não só economiza tempo, mas também simplifica sua rotina de cuidados com os cabelos.

Como o Leave-in Frizz Control Vizcaya, que contém o exclusivo complexo active control — um composto com óleo de jojoba que oferece até 72 horas de anti-frizz e blindagem dos fios contra a umidade. Também possui proteção térmica de até 230º graus.

cabelo de mãe

Reprodução: Pinterest

5. Fazer hidratação enquanto realiza outras atividades

Para as mães ocupadas, manter os cabelos hidratados é essencial e pode ser facilmente feito em casa. Ao contrário do que muitos pensam, a hidratação capilar não precisa ser feita apenas em salões de beleza. 

Hoje em dia, há excelentes produtos disponíveis para uso doméstico, com resultados tão eficazes quanto os tratamentos profissionais.

Enquanto o produto age nos fios, você pode aproveitar para realizar outras atividades. Basta escolher uma máscara hidratante de sua preferência e aplicá-la nos cabelos. Como a Máscara de Hidratação Profunda Essence Care da Vizcaya, que conta com um exclusivo complexo VIZBEAUTY*, ácido hialurônico, D-Pantenol e um poderoso blend de ativos nutritivos que vão cuidar do couro cabeludo e fios.

6. Finalizar o cabelo com beach waves 

Se você é uma mãe que prefere um estilo mais descontraído e adora uma vibe praiana, as ondas despojadas, conhecidas como beach waves, são perfeitas para você. Ainda são superfáceis!

Para conseguir esse look, comece lavando o cabelo com seu shampoo preferido e deixe secar naturalmente até ficar úmido. 

Divida o cabelo em duas partes e torça cada uma delas para trás, formando dois coques na altura das orelhas. Deixe os coques secarem naturalmente ou utilize um secador, se preferir.

Após isso, solte os cabelos e finalize o visual com um sérum, amassando os fios para garantir um acabamento natural e cheio de movimento.

Nossa dica é o Sérum Finalizador Capilar Essence Care da Vizcaya. Sua textura leve permite que seja aplicado nos cabelos secos ou úmidos e mais vezes durante o dia, restaurando o brilho, a disciplina e maciez. 

cabelo de mãe

Reprodução: Pinterest

7. Assumir os fios grisalhos 

Muitos fios brancos começam a aparecer a partir dos 25 anos. Portanto, uma dica para o cabelo de mãe que possui fios brancos ou grisalhos é passar por essa transição sem medo. 

Atualmente, existe uma técnica que permite uma transição gradual, rumo ao grisalho natural, chamada gray blending. Outra opção é colorir os fios e ter um cabelo cinza ou branco para um visual radical e ousado. 

Nossa dica é o Kit Silver Touch da Vizcaya, que possui um shampoo e um condicionador desenvolvidos para cuidar dos cabelos brancos, grisalhos e loiros, tanto naturais quanto coloridos, atendendo às suas necessidades específicas.

Cabelo cinza: 10 dicas, truques e os produtos para o tom perfeito!

8. Prender o cabelo meio preso com nó

O penteado meio preso com nó é ideal para aquele dia que você só tem apenas 10 minutos para arrumar os fios. Com apenas esse tempo, é possível criar um penteado digno de salão, como um semipreso com nó. 

Basta dividir o cabelo em uma meia-lua na parte superior da cabeça e separar a mecha que será presa. Prenda essa mecha como um rabo de cavalo, utilizando um elástico para cabelo.

Dê um nó na mecha presa com elástico, de forma delicada e firme. Finalize o penteado fixando o nó com grampos e aplicando um spray fixador para garantir que ele permaneça no lugar ao longo do dia.

 

Tudo pronto para começar a cuidar do cabelo de mãe? Os produtos capilares da Vizcaya podem te ajudar nessa missão, se você quer ter fios hidratados e brilhosos!