BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Cabelo amarelado: 8 dicas para acabar com esse efeito!
17 jun

Cabelo amarelado: 8 dicas para acabar com esse efeito!

Se você possui fios loiros com mechas, luzes ou coloração completa, é provável que já tenha enfrentado o desafio de ter o cabelo amarelado após algum tempo. Essa mudança pode fazer com que os cabelos percam o brilho e a vivacidade, adquirindo um tom amarelado indesejado.

Mas não se preocupe! Há uma solução fácil para remover o amarelado dos cabelos e recuperar aquele visual vibrante de fios recém-coloridos. Quer descobrir como resolver isso sem precisar de uma visita ao salão? Nós da Vizcaya contaremos, logo abaixo!

O que é cabelo amarelado?

O amarelamento do cabelo loiro é um problema frequente para quem opta por descolorir os fios. Isso acontece devido ao desbotamento natural da cor, que revela tons amarelados ou alaranjados com o tempo. 

Diversos fatores contribuem para essa alteração, por isso, para manter o tom de loiro frio e evitar reflexos indesejados, é essencial ajustar alguns hábitos diários. Com algumas mudanças simples na rotina de cuidados, é possível preservar a cor e manter o cabelo bonito por mais tempo.

O que causa o cabelo amarelo?

Vários fatores podem causar essa alteração. Portanto, veja os principais vilões que causam o amarelamento dos fios, a seguir:

Água do chuveiro pode deixar o cabelo loiro amarelado

Durante o tratamento e transporte da água até o chuveiro, substâncias como o cobre podem ser liberadas, afetando o cabelo loiro e deixando-o amarelado. 

Esses elementos, ao se combinarem com os produtos capilares, podem causar ressecamento e desbotamento, resultando em uma tonalidade amarelada.

Lavar o cabelo com muita frequência provoca desbotamento

Lavar o cabelo diariamente não é recomendável para quem tem cabelos loiros ou coloridos por poder acelerar o desbotamento dos pigmentos. Nos cabelos loiros, essa perda de cor pode resultar em um tom amarelado.

cabelo amarelado

Reprodução: Pinterest

O cabelo loiro precisa de produtos específicos para não amarelar

Após a descoloração, muitas mulheres continuam usando os mesmos produtos capilares de antes. Isso não fornece os nutrientes necessários para a recuperação dos fios descoloridos, resultando em fragilidade e alteração na cor do cabelo.

Exposição ao calor e ao sol pode alterar o tom dos fios loiros

Tanto o calor do sol quanto as altas temperaturas de ferramentas como secador, babyliss e chapinha podem amarelar o cabelo loiro, especialmente se usadas frequentemente e sem proteção térmica.

Como tirar o amarelado do cabelo? 

Não é obrigatória a ida ao salão para cuidar do cabelo amarelado; você pode fazer isso em casa. O segredo é investir em bons produtos matizadores e adotar novos hábitos. Confira:

1. Adicione o shampoo matizante aos cuidados com os fios

O shampoo matizante é um aliado bem conhecido para quem tem cabelos loiros, ajudando a manter a cor neutra e prevenindo o amarelamento dos fios.  

Nossa dica é o Shampoo Silver Touch Vizcaya, que possui uma tecnologia avançada e pigmentos equilibrados capazes de neutralizar a coloração amarelada dos fios e oferecer proteção contra as agressões solares. 

Isso evita a oxidação da cor e proporciona uma matização eficaz sem manchar. A vitamina E presente na fórmula preserva a vitalidade da cor, realçando o brilho e a luminosidade.

2. Acrescente um condicionador matizante 

Acrescente na lavagem dos fios um condicionador com função matizante para eliminar os tons indesejados, deixando o cabelo com um loiro mais uniforme e radiante.

Para complementar o shampoo e selar as cutículas, use o Condicionador Silver Touch Vizcaya, que neutraliza a coloração amarelada dos fios, evita a oxidação da cor e proporciona uma matização sem manchas. A manteiga de karité presente na fórmula nutre os fios fragilizados, garantindo maciez e brilho.

3. Capriche na hidratação capilar  

Para manter o cabelo loiro livre do amarelado, a hidratação capilar é um tratamento indispensável. Esse processo devolve água e nutrientes aos fios, garantindo que a fibra capilar se mantenha saudável internamente.

Além disso, a hidratação proporciona um toque macio e um acabamento brilhante nos fios. Incorporar a hidratação regular à sua rotina de cuidados ajuda a preservar a vivacidade e a beleza dos cabelos loiros.

A Máscara Essence Care Vizcaya, por exemplo, proporciona a essência da hidratação para cabelos opacos e sem vida. Formulada com o exclusivo complexo VIZBEAUTY*, ácido hialurônico, d-pantenol e um poderoso blend de ativos nutritivos, ela cuida intensamente do couro cabeludo e dos fios, revitalizando e restaurando a saúde capilar.

cabelo amarelado

Reprodução: Pinterest

4. Proteja os fios contra o calor dos aparelhos elétricos

Além dos raios ultravioleta, as ferramentas de calor como secador, chapinha e modelador de cachos também podem causar danos aos fios loiros, levando ao desbotamento e tornando o cabelo amarelado. 

Se você utiliza essas ferramentas regularmente, é essencial aplicar um protetor térmico no cabelo loiro antes de secar ou modelar os fios. Pode contar com o Leave Frizz Control Vizcaya que possui proteção térmica para temperaturas de até 230ºC.

5. Aposte em produtos de finalização com proteção UV

Para proteger seus fios loiros dos raios solares e evitar o cabelo amarelado é altamente recomendável usar um leave-in ou óleo capilar que contenha proteção UV, especialmente em dias de exposição intensa ao sol, como na praia ou na piscina. 

Experimente o Sérum Finalizador Essence Care Vizcaya para selar as cutículas, controlar o frizz e proteger de raios UV e radicais livres.

6. Remova o amarelado do cabelo com tonalizante

Para neutralizar o amarelado do cabelo, também é possível usar um tonalizante sem amônia e com tons adequados de cinza ou roxo. A frequência de aplicação do tonalizante pode variar de uma vez por semana a cada quinze dias, seguindo a recomendação do seu cabeleireiro. 

A aplicação é simples, similar à de um creme de hidratação, e os resultados são imediatos. Certifique-se de seguir as instruções da embalagem para obter os melhores resultados.

7. Prefira água fria na hora de lavar o cabelo 

A água quente pode abrir as cutículas dos fios, o que facilita a penetração de pigmentos que causam o amarelamento dos cabelos. Para prevenir esse problema, é recomendado lavar os cabelos com água fria ou morna.

Água quente, morna ou fria: qual usar na hora de lavar os cabelos?

8. Proteja o cabelo do cloro

O cloro encontrado nas piscinas pode resultar em cabelos com tonalidade verde ou amarelada. Ao nadar, considere usar uma touca de natação ou aplicar um creme protetor nos cabelos antes de entrar na água.

Para combater o cabelo amarelado, siga nossas dicas de cuidados no seu dia a dia. Com essas mudanças e usando ótimos produtos capilares, como os da Vizcaya, você pode ter o cabelo loiro que sempre sonhou!